NRF trouxe insigths pertinentes e relevantes para o turismo

Maior feira de varejo do mundo mostrou boas oportunidades para o turismo em 2025

*Artigo por Daiana Arnold  – O ano de 2025 inicia com algumas importantes confirmações relacionadas ao consumo. Acompanhando a NRF em Nova York, a maior feira de varejo do mundo, temos a oportunidade de visitar grandes e expressivas marcas, através de palestras de seus gestores, que compartilham a jornada da empresa, pontuando o que tem funcionado no quesito relacionamento com o cliente, bem como canais de distribuição, vendas e branding.

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O setor do varejo, em especial no segmento luxo, tem muito a ensinar para outros negócios, pois estão em constante inovação. Uma das maneiras que mais aprecio aprender, é circular por áreas distintas, pois isso me possibilita trazer insights que geram diferenciação no meu segmento. Atuando no mercado criativo, entre projetos e experiência do cliente, tenho desta forma, um repertório diferenciado, explorando muitas possibilidades.

Por essa razão, observo atentamente o movimento do consumo e dos diversos setores da economia no Brasil. Na primeira semana do ano, desde 1911, realiza-se a NRF, esta feira, norteia o varejo mundial, e nesta edição, gostaria de trazer alguns pontos pertinentes para o turismo, pontos importantes no quesito experiência do cliente que podem ser absorvidos e serem colocados em prática por agências de viagem e meios de hospedagem.

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Clima ao Vivo

Compartilho com vocês os pontos mais falados, que observei em comum nas falas sobre as marcas Macy´s, Mattel, Reebok, Sephora, Starbucks, Disney, Levi´s, Amazon e demais.

Valor do atendente: a exemplo de marcas de luxo, o contato entre o vendedor e cliente (atendente e hóspede no meio turístico) se mostra cada vez mais importante, pois este relacionamento aproxima o cliente da marca, potencializando a recompra e a indicação.

Esta valorização, o investimento no colaborador, trazendo orientação, aperfeiçoamento, treinamentos específicos, em especial a comunicação e a hospitalidade, está muito presente, pois se trata de contato direto com o cliente final, não é mais visto como custo, mas como investimento. Pense no seu negócio como uma cultura organizacional colaborativa, assim engajando o seu time a se tornar mais participativo.

Terapia do varejo: o turismo já é motivo de repouso, mas esta visão de criar experiências dentro do negócio, que despertam sentimentos, carregam as energias, inclusive em uma visão mais holística, devem ser cada vez mais exploradas, as pessoas buscam por oportunidades de fuga, entenda de que maneira, o teu negócio pode contribuir e crie as experiências, espaços, estratégias que possibilitem essa vivência.

Experiência e autenticidade: aqui se aprofundando um pouco sobre a experiência, que pode ser despertada através da criação de uma comunidade, mas precisa ter autenticidade. Por exemplo, a Mattel que convidou mães para se tornarem influenciadoras e promotoras de visitas na loja da marca, as pessoas querem se projetar na história, e quanto mais real, mais conecta, entra aqui o poder do storytelling.

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ABIMAD

Tradição e essência da marca: a tecnologia e a inovação não devem ofuscar os valores e a essência da marca, o consumidor se conecta com a marca em si, e não com o canal utilizado. A inovação precisa ser alinhada à identidade para manter a clareza dessa mensagem. O novo preservando o antigo, as raízes, a história, e aqui novamente, entra a possibilidade de criar conexão e comunidade através do storytelling.

Nostalgia está no ar: é crescente o número de pessoas que buscam por viver experiências do passado, curioso que até mesmo a geração Z tem despertado um sentimento de saudosismo de uma época em que eles não viveram.

E claro, a IA foi mencionada por todas as marcas: cada uma usando a sua maneira, ainda testando muitas possibilidades, mas já é uma realidade, não há como estar no mercado sem operar com IA. Uma das ferramentas mais eficientes tem sido a personalização, pois com os dados gerados através da IA, a marca consegue compreender com mais profundidade os desejos e necessidades de seus clientes. Quando falamos em hospitalidade, o encantamento é uma das maneiras de gerar valor, imagina poder surpreender seu hóspede com alguma ação que ele nem mencionou que gostaria de vivenciar, mas que através da IA, sua empresa consegue se antecipar.

NRF trouxe insigths pertinentes e relevantes para o turismo
A NRF, em Nova York, é a maior feira de varejo do mundo – Super Varejo.
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Ameris

Kevin Kelley, da Shook Kelley, trouxe algumas observações:

1- O ambiente influencia profundamente o comportamento e as decisões.

2- Momentos a beira de uma fogueira unem as pessoas de forma significativa, fortalecendo vínculos, podemos denominar como “fireplace moments”, quer experiência mais turística do que esta? Estão levando este tipo de conceito, experiência para dentro do varejo.

3- O retorno precisa exceder o esforço que o cliente faz para sair de casa.

4- Quanto mais a marca revela o que realmente valoriza, mais atraente ela se torna.

5- Devemos lembrar que somos seres que buscamos por soluções, significados e experiências, os negócios precisam entregar tudo isso de forma autêntica.

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Desbravador

Alguns dados interessantes compartilhados pela WGSN, autoridade mundial em dados analíticos e tendências:

– 10% dos brasileiros recorrem a IA para lidar com questões emocionais, sinalizando a importância da tecnologia no bem estar;

– 57% dos consumidores globais desejam que seus países “voltem a ser como antes” reforçando a tendência da nostalgia em tempos de incerteza;

– 82% dos lideres de TI globais, preferem fornecedores de software que usem tecnologias open source, indicando busca ou colaboração e transparência;

– vendas de “dump phones” cresceram 25% no Canadá de 2022 a 2023, impulsionadas por jovens que rejeitam o excesso de notificações digitais.

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APP da Revista Hoteis

A Disney reforçou que ações como a fusão do legado e inovação, mantém a marca relevante sem perder a essência. Personalização e encantamento impulsionam fidelização, desde ambiente físico até collabs com a moda. Sustentabilidade é um pilar que tem valor duradouro e deve estar sempre na linha de horizonte.

Sobre os riscos podemos atribuir a IA como uma ação que pode se tornar um problema quando não utilizado com sabedoria, por isso a importância de equilibrar a coleta de dados para personalização com a privacidade. 85% dos consumidores no Brasil expressam preocupação sobre segurança de seus dados pessoais nas mídias sociais.

Outro fator mencionado foi de que a inflação a nível mundial será resistente, aumentando custos em todos os setores, pressionando margens e o poder de compra dos consumidores. 63%, quase dois terços dos brasileiros colocam a inflação entre suas principais preocupações, destes, 43% avaliam trocar suas marcas preferidas por opções de melhor custo-benefício.

Quero finalizar minhas ponderações acerca do conteúdo que acompanhei nestes dias, reforçando a a fala da palestra da Mattel e Reebok, “A herança encontra a inovação: estratégias de crescimento no digital, onde a mensagem vem muito de encontro no que acredito, temos um potencial incrível de revisitarmos nossas raízes, nossas heranças para reforçarmos a construção de nossas marcas.

Quanto mais o digital está em nossas vidas, mais humanos devem ser as marcas, e para tanto, a criação desta ambiênica prevalece como fator decisivo para alcançar os resultados e conexões desejadas, através de nossa metodologia AP2, potencializamos Ambiente, Pessoas e Propósito. E aí? Como estão estes três pilares no seu negócio? Observe o equilíbrio entre eles e se conecte com seu cliente em 2025.

*Daiana Arnold é Designer e fundadora da Casulo Arquitetura Design

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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