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Novotel Rio de Janeiro Botafogo reduz em 70% o desperdício de alimentos

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Conscientização dos envolvidos e transformação de sobras em novos alimentos estão entre as medidas de sucesso

O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), aproveitou o mês de outubro, quando são celebrados o Dia do Consumo Consciente e o Dia Mundial da Alimentação, para apresentar o resultado de seu programa de gestão de desperdício alimentar. Após 45 dias de monitoramento e ações corretivas, o hotel deixou de jogar fora 574 Kg de alimentos, passando para 174 Kg; e as ações para redução ainda continuam.

O empreendimento implementou ações pioneiras dentro da unidade, que consistiram em separação do lixo orgânico no restaurante, além da implementação de um balde com balança exclusivo para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos. Todo o desperdício foi acompanhado de forma simples, com o auxílio de uma planilha, porém com um grande poder de conscientização e engajamento dos colaboradores e hóspedes.

Após o resultado das pesagens dos alimentos que iam para o lixo, a primeira ação corretiva foi a implementação de uma gastronomia focando o desperdício zero. Desde então, alimentos pré-preparados que não foram disponibilizados no café da manhã são transformados em outros pratos e servidos nas demais refeições ou, em último caso, destinados a uma composteira que transforma estes resíduos em adubo para plantas.

Alimentos não consumidos no café da manhã viram ingredientes em novas receitas

A Gerente Geral do Novotel Botafogo, Lizandra Nunes exemplifica: “Frutas já picadas e descascadas podem virar suco no almoço, frios fatiados podem compor uma salada ou rechear uma lasanha e ovos cozidos ou mexidos tornam-se ingredientes de uma deliciosa farofa. No futuro, queremos chegar na fase em que não teremos tantas sobras ao ponto de aproveitá-las em outras receitas”.

Em parceria com a Nutricontrol, workshops de conscientização reforçam o comprometimento das equipes do restaurante e da cozinha na melhoria dos processos realizados, especializada em consultoria e auditoria nutricional e segurança alimentar. Da mesma forma, materiais de comunicação desenvolvidos pela AccorHotels, disponíveis nas mesas de refeições, garantem o envolvimento dos hóspedes na empreitada sustentável.

Novotel Rio de Janeiro Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)

A VP de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul, Antonietta Varlese afirma: “Queremos conduzir uma mudança comportamental junto com os nossos hóspedes e colaboradores estimulando o consumo consciente, pois a nossa meta global é reduzir em 30% o desperdício alimentar até 2020. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), diariamente, 1/3 dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado e nós, como empresa líder do setor, temos que dar o exemplo e contribuir para a sociedade”.