Nobile Hotels & Resorts realiza Conferência 2021 em formato virtual

Mais de 200 gestores e líderes da rede hoteleira estão participando do evento
A Nobile Hotels & Resorts realizou no dia de ontem (21 de julho) de forma virtual, o primeiro dia da Conferência Nobile 2021, sob o tema “Juntos rumo ao futuro!”. O evento online reuniu diversos palestrantes do corporativo da empresa, que compartilharam experiências e conhecimentos sobre o setor hoteleiro e a própria rede, para mais de 200 gestores presentes em quatro países(Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai).
O Fundador e Presidente da Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino deu início do ciclo de palestras, compartilhando todo o seu conhecimento sobre liderança e valorização do trabalho em equipe. Segundo ele, “a Nobile está no negócio de desenvolver e treinar pessoas, pois, se tratamos bem dos nossos colaboradores, nossos colaboradores cuidarão bem dos nossos hóspedes. Essa é a chave do paraíso”.
Bertino apresentou informações estratégicas sobre a empresa que, com 13 anos de mercado, é a 3ª maior administradora hoteleira do Brasil, segundo o Relatório Hotelaria em Números 2020 da JLL, possuindo 12 marcas no portfólio, 41 operações e 10 hotéis premiados pelo TripAdvisor. Também foi ressaltado por Bertino a importância de ter as pessoas certas nos lugares certos e comprometidas com o futuro da companhia.

Logo após, os presentes puderam assistir a palestra ministrada por Marcelo de Elias, convidado como palestrante surpresa, que falou sobre os “Desafios e Oportunidades em Cenários de Mudança”, onde explanou suas ideias sobre as mudanças que vivemos no mundo de hoje e afirmou que o mundo muda rapidamente e que é necessário nos adaptarmos às crises. Segundo ele, “a pandemia agilizou e adiantou muitas coisas que vinham numa crescente linear, principalmente várias tecnologias, que já usávamos antes”. Com o foco nas mudanças dentro de uma empresa, Marcelo explicou que normalmente as pandemias, guerras e crises aceleram as mudanças e estar preparado para o inesperado, é essencial.
Finalizando o seu momento, o professor explicou como um líder pode fazer a diferença dentro das empresas. Líderes precisam ser provedores, protagonistas das mudanças que só acontecem quando eles mudam para buscar novas oportunidades. Sendo assim, a Nobile conseguiu se enfrentar a crise com resiliência, buscando alternativas, aplicando boas práticas e escolhas corretas, junto aos seus gestores e equipes.
Parceria e solidariedade
Convidado para falar sobre uma das parcerias da Rede Nobile, Francisco Neves, do Instituto Ronald McDonald, comentou como foi o trabalho de proteção às crianças e adolescentes com câncer durante a pandemia. Segundo ele, a Nobile jamais parou de apoiar o projeto, sempre atuando com consciência sobre o seu papel social. “Hoje esses jovens têm mais chances de vida e cura, por meio de parcerias como esta da Nobile com o Instituto Ronald McDonald. Em agradecimento a todos os hotéis da rede, Francisco deixou um recado especial ao hotel Nobile Suítes Petrolina, que se destacou pelo apoio financeiro prestado ao Instituto.

Hospitalidade com Confiança
Dando continuidade à programação, Emíria Bertino, Diretora de Qualidade e processos e Renata Rocha, Gerente de Qualidade, ministraram a palestra “Hospitalidade com Confiança, dando ênfase à Reputação Online, Selos de Segurança e Protocolos de Higiene e Segurança”. Neste momento de pandemia, destacaram a importância dos protocolos de segurança da Nobile.

Durante o período foram realizadas várias palestras e treinamentos baseados nos manuais e protocolos de higiene e segurança da companhia, os quais garantiram aos hotéis a chancela dos Selos de Segurança do Ministério do Turismo e do Bureau Veritas. As executivas informaram que essas medidas trazem mais credibilidade aos hotéis, aumentando a reputação da marca, tanto no offline quanto no online. Segundo elas, os hóspedes valorizam mais a reputação do que os preços, pois o cliente pesquisa sobre experiências de outros consumidores antes de eleger o seu hotel.
O Impacto do Digital no Incremento da Performance do Negócio Hoteleiro
Ricardo Pompeu, Vice-presidente de Vendas, Marketing & TI, enfatizou a importância da distribuição online do inventário de quartos dos hotéis. Apresentou os investimentos realizados durante a pandemia que catalisaram a entrega de soluções tecnológicas aos hotéis da rede gerando redução de custos e incremento de receitas com a contratação do Ameris Connect, empresa parceira e provedora de soluções em tecnologia, como: channel manager, Booking engine, site e PMS. Estamos muito confiantes com a parceria com o Ameris Connect, pois o ambiente de negócios, incluindo a hotelaria, está cada vez mais digital.

O papel do líder em tempos de crise
A Diretora Administrativa e RH, Socorro Santos, explanou sobre o papel do líder no atual cenário de pandemia, enfatizando a importância do envolvimento do líder na condução das equipes neste momento de pandemia, pontuando que a liderança deve estar pautada em fundamentos, princípios, ética e performance, sendo protagonista para a manutenção dos negócios em curso.