Multipropriedade continua crescendo e já atinge R$ 28 bi em VGV

O número de novos empreendimentos no Brasil cresceu de 109 em 2020 para 128 nesse ano, segundo relatório elaborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting

O ano de 2020 foi extremamente desafiador para a indústria hoteleira em razão da pandemia da COVID-19. O segmento foi um dos primeiros a sofrer as consequências do isolamento social e restrição a viagens e um dos últimos a normalizar às atividades, mas isso já é uma realidade.  Segundo uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela JLL, um dos maiores players globais na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, a indústria hoteleira do Brasil viveu seu pior momento em 2020. Houve queda de 56% na taxa de ocupação e 14,5% na diária média. A margem de lucro bruto foi negativa em 3,9%. No mundo, a liquidez do setor de hotelaria despencou 60% no mesmo ano, em decorrência da pandemia. Mas um setor na hotelaria cresceu na contramão da pandemia.Trata-se da multipropriedade, um modelo de negócio inspirado no fractional norte-americano que consiste em vender um apartamento para vários donos. Numa conta simples e hipotética, se um apartamento vale R$ 500 mil e fica difícil encontrar em um único comprador, divide ele em 10 compradores e R$ 50 mil em investimento fica mais fácil a venda. Os investidores podem usufruir da hospedagem por um certo período no ano (geralmente é de uma semana) e nos demais, o apartamento fica no pool de locação rendendo rentabilidade. Caso o investidor não queira usar esse período do ano, ele pode intercambiar e usar em outros locais no Brasil e em várias partes do mundo. E o fato de ter uma escritura dessa porcentagem do apartamento lavrada em escritura no cartório, caiu no gosto do brasileiro.

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Multipropriedade continua crescendo e já atinge R$ 28 bi em VGV
Essa imagem do estudo da Caio Calfat Real Estate Consulting retrata o crescimento da oferta de 2020 / 2021 (Foto – Divulgação)

Com isso, o número de novos empreendimentos cresceu de 109 na pesquisa de 2020 para 128 e isso foi identificado numa pesquisa que a Caio Calfat Real Estate Consulting está finalizando e vai divulgar no ADIT Share que acontece de 23 a 25 de setembro no Bourbon Atibaia Resort. Mas alguns números já podem ser conhecidos, como o VGV – Valor Geral de Vendas que era de R$ 24,1 bilhões em 2020 e agora alcançou algo em torno de R$ 28.3 bilhões. “Ainda estamos finalizando o relatório dessa pesquisa, mas já podemos identificar esses dados. Com o crescimento desse número e considerando os empreendimentos que estejam no mínimo vendendo (em construção ou prontos), seguramente deverá ser de 30% ou 35% maior. Isso mostra a pujança do mercado e o crescimento apesar das duas crises (a primeira em 2015 a 2018 e a segunda relacionada a pandemia). E dentro da crise da pandemia, pelo menos quatro a seis meses de estandes fechados, com as empresas se virando para vender pela internet. E mesmo depois que os estandes abriram, com as limitações de viagens pelo País, então, os compradores presenciais naquele segundo semestre do ano passado, ou terceiro trimestre do ano passado, foram de carro comprar, pois não haviam voos. Foi um período atípico e mesmo assim, o setor cresceu”, destaca o Consultor Caio Calfat.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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