MTur realiza mapeamento de políticas voltadas ao Afroturismo
Iniciativas podem ser enviadas até 5 de novembro e vão fortalecer o turismo voltado à cultura afro-brasileira
O Ministério do Turismo está reunindo dados com as instâncias turísticas estaduais e municipais para mapear ações e políticas públicas voltadas à promoção do Afroturismo em todo o Brasil. As informações podem ser enviadas pelos órgãos oficiais de turismo até o dia 5 de novembro, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
As experiências coletadas farão parte da primeira etapa de um levantamento que tem como objetivo fortalecer o segmento no País, que vem ganhando cada vez mais relevância na agenda de trabalho do governo federal. Esta é uma oportunidade de compartilhar a experiência das instituições com o Ministério do Turismo, ajudando a construir um turismo que celebra a cultura negra.
Essa ação permitirá compilar dados detalhados sobre as políticas públicas voltadas à promoção do Afroturismo em andamento no País, possibilitando um diagnóstico mais preciso das necessidades do segmento e ampliando a promoção dos produtos e experiências turísticas já ofertadas.
Rotas Negras
Entre as ações desenvolvidas pelo governo federal voltadas a políticas de igualdade racial, destaca-se o programa Rotas Negras, composto por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de outros órgãos federais. O projeto promove a valorização das comunidades afrodescendentes e reforça o compromisso com a cultura de não preconceito.