HOME Matérias Investimentos MTur concentra esforços na recuperação do turismo em Brumadinho (MG)

MTur concentra esforços na recuperação do turismo em Brumadinho (MG)

Além do trem turístico entre Brumadinho e Belo Horizonte, está prevista ainda a criação da estação do Inhotim

76
0
SHARE
Lago do Inhotim (Foto: Pixabay/CristinaAbrantes)

O Ministério do Turismo anunciou algumas medidas para a recuperação do turismo e da economia de Brumadinho (MG), cidade que foi palco de uma das maiores tragédias dos últimos anos com o rompimento das barragens da Vale, em fevereiro deste ano.

Um trem turístico que liga a cidade com a capital Belo Horizonte e a prioridade na análise de um empréstimo de R$ 10 milhões por meio do programa Prodetur + Turismo, foram alguns dos anúncios feitos na sexta-feira, dia 14 de junho, pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio em Brumadinho. O Ministro também assinou termos de compromisso pela recuperação socioeconômica do destino após o episódio da Vale.

Antônio entregou o Selo + Turismo, que atesta a viabilidade da iniciativa à empresa SEMO, uma das responsáveis pela implementação da linha férrea. O projeto inclui uma estação no Museu do Inhotim, principal ponto de interesse da região.

O Ministro também lembrou na ocasião que o MTur disponibiliza empréstimos em condições especiais, por meio do Fungetur, para ajudar empresários na retomada de atividades na região. “Para que empreendedores de hotéis, bares e restaurantes tenham um fôlego extra para sobreviver até a plena retomada da economia de Brumadinho”, observou Antônio. Um aeroporto regional em Betim, região da Grande Belo Horizonte, também foi sugerido por ele: “O aeroporto seria essencial para diversificar não só a economia de Brumadinho, mas de toda a região metropolitana de BH”, explicou.

A agenda em Brumadinho marcou a inauguração da Estação Cidadania, criada pelo Ministério da Cidadania para promover programas culturais, práticas esportivas e de lazer, bem como formação e qualificação profissional, serviços sociais e assistenciais e políticas de prevenção à violência.

O ministro Osmar Terra destacou a contribuição do turismo à superação de desafios na região: “Eu acredito que a solução para Brumadinho passa necessariamente pelo turismo, que é a atividade econômica que pode substituir de forma mais eficiente a mineração”, sustentou. Já o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, comemorou a avanços quanto à construção do trem que ligará BH à cidade. “O ministro Marcelo Álvaro tem sido um grande parceiro da cidade, trabalhando para trazer esse trem. Isso vai fomentar muito o turismo e ajudar na recuperação da nossa cidade”, comentou.

As iniciativas apresentadas nesta sexta-feira (14) resultam do trabalho de um Comitê de Crise implantado pelo governo federal logo após o rompimento da barragem. As ações foram articuladas desde fevereiro pelos ministérios do Turismo, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional e da Saúde junto ao governo mineiro e ao município de Brumadinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image