Movimento Vai Turismo lança campanha nas redes sociais

Projeto Vai Turismo que reúne instituições, especialistas e profissionais do trade turístico quer reforçar papel estratégico do setor para a economia do País, chamar atenção dos presidenciáveis e conquistar mais espaço nos planos de governo
Nesta quinta-feira, dia 21 de julho, as principais entidades empresariais do turismo brasileiro lançarão em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. A iniciativa, promovida pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, busca integrar propostas para recomendar políticas públicas que auxiliarão no desenvolvimento sustentável do setor.
Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, a campanha vai durar até o dia dois de outubro, data das eleições gerais no País.
Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Diretor do CETUR – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, comenta que o programa mapeou a falta de continuidade nas políticas públicas e a necessidade de que sejam retomados planejamentos para o setor com a participação da iniciativa privada e do poder público.
Segundo Sampaio, “Em termos práticos, nossa intenção é que o turismo seja inserido de forma perene na nova agenda governamental e tenha continuidade em políticas públicas, projetos e ações de fomento ao setor produtivo nacional”.
O movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela CNC, reuniu as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de COVID-19.
Documento com propostas para os presidenciáveis
O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional, entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.
Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, que aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais.
Entidades que apoiam as Propostas e Recomendações de Políticas Públicas:
- Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
Agências de Viagens
- Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV Nacional)
- Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
- Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV)
- Federação Nacional de Turismo (FENACTUR)
Promotores e Empresas de Eventos
- Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
- Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil)
- Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape)
- União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe)
Meios de Hospedagem e Alimentação
- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)
- Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil)
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
- Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
- Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)
Operadoras de Viagens
- Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA)
Parques Temáticos
- Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT)
Transporte Aéreo
- Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)
Transporte Marítimo
- Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil)
Transporte Terrestre
- Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC)
- Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR)
- Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA)
Ecoturismo e Turismo de Aventura
- Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)
Turismo Social
- Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur)
Turismo de Luxo
- Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)
Turismo Receptivo
- Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito)
- Associação Brasileira de Turismo Receptivo (RECEPT Brasil)
Micro e Pequenas Empresas
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional)
Gestão e Promoção de Destinos
- Brasil Convention & Visitors Bureau
- União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS)
Mais as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércios) das 27 unidades federativas.
Confira aqui o documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional.