Modelos de sucesso são discutidos no LASOS 2024
A mediação do painel foi feita por Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A RCI, empresa com forte atuação mundial em serviços de viagens no setor da Propriedade Compartilhada, está completando em 2024 seus 50 anos de atividades e tem muito a comemorar. Ela organiza, de 8 a 10 de outubro, no hotel Nacional, no Rio de Janeiro, o LASOS – The Latin American Shared Ownrship Summit, principal evento de propriedade compartilhado da América Latina.
[sociallocker]Nesta quarta-feira (09), houve o painel “Perspectivas de modelos de sucesso”, que teve Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul, como moderadora; Ronaldo Beber, CEO do Gramado Parks; Eliana Jones, Diretora de Marketing do Mexico Destination Club; e Jorge Herrera, Presidente da Unlimited Vacation Club.
Eliana começou falando um pouco sobre o Grupo Xcaret, uma empresa de entretenimento de turismo sustentável de Cancún, no México, com mais de três milhões de visitantes nos seus parques. “Vale ressaltar que criamos um conceito chamado all fun-inclusive, que oferece experiências de hospedagem, junto com acesso aos parques e espetáculos. Estamos nesse negócio para proporcionar sorrisos e felicidade. Começamos com os parques e, mais recentemente fomos para o segmento hoteleiro”, disse.
Jorge Herrera contou que, graças a crise financeira global de 2008, eles decidiram criar um modelo diferente. “A companhia sobreviveu a pandemia e atualmente temos dez marcas, 120 hotéis, e o Grupo Hyatt adiquiriu a empresa há três anos. Conseguimos aumentar o crescimento e manter muitas coisas que estavam dando certo”, afirmou.
A Gramado Parks nasceu através de um parque de neve em Gramado, onde funciona há 10 anos, depois houve o surgimento de um parque de águas termais. “Hoje, a cidade de Gamado é um exemplo de parceria entre poder público e privado, e de como eles podem desenvolver juntos o segmento de turismo e lazer”, ressaltou Ronaldo Beber. O grupo possui quase 1.700 funcionários, com lideranças que foram formadas na própria companhia.
De acordo com Eliana, o Xcaret é tão procurado no mundo todo pelos diversos produtos oferecidos. “Nós vendemos o Vacation Club, oferecemos um produto integral e muito atrativo para os turistas nacionais e estrangeiros. Também vendemos a gastronomia, as experiências e a cultura do México. Nosso target também é para a geração Millenials, muito pela inovação dos nossos produtos”, salientou. “A estratégia do Gramado Parks é como melhorar o que precisa ser melhorado, ao mesmo tempo sem perder a essência da companhia, com o objetivo de encantar os nossos colaboradores”, contou o seu CEO.
Estratégias para diferenciação na competitividade
Na opinião de Jones, o ideal é saber determinar quem são seus clientes, pois para atuar nesse mercado, que é agressivo, é preciso protegê-los. “Acompanhar nossos associados no Vacation Club, através de newsletters, promoções. Num mercado competitivo, é preciso cuidar muito bem do seu cliente”, completa. “Precisamos criar nossos próprios canais de vendas e atrair os clientes”, analisa Herrera. “O aumento da concorrência é positivo, pois traz pontos de vistas diferentes. Nós vendemos memórias para as pessoas, lembrando os bons momentos que passaram. Somos um ecossistema de férias. Nosso mercado é muito diferente do que uma incorporadora tradicional, temos um perfil de serviço atrelado ao imóvel de propriedade compartilhada”, lembra Beber.
Para finalizar, Eliana comentou que é preciso estar muito atento e sempre escutar o cliente. ”A inovação do nosso produto é a chave do nosso negócio, criando experiências mais elevadas, atraindo clientes com maior poder econômico também. E, claro, temos que ir de mãos dadas com a tecnologia”, concluiu.
A Revista Hotéis é Midia Apoio do LASOS e a reportagem viaja ao Rio de Janeiro para cobrir esse evento e se hospeda no hotel Nacional em São Conrado.
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