HOME Matérias Especial Mobiliário de alto padrão como diferencial competitivo em hotéis

Mobiliário de alto padrão como diferencial competitivo em hotéis

Peças exclusivas passaram a se tornar um dos atrativos dos empreendimentos, que apostam cada vez mais em conceitos artísticos para seu layout de interiores

247
0
SHARE
O móvel de design acrescenta sofisticação e funcionalidade à decoração - Foto: StockSnap/ Pixabay

O padrão de decoração na hotelaria está mudando e a diversificação em cores, texturas e materiais está cada vez mais presente. Muito além de manter um layout agradável, sofisticado e condizente com a marca do hotel, um mobiliário de alto padrão traz maior vida útil e economia ao dono do negócio, já que se trata de materiais de qualidade que equipam e ao mesmo tempo decoram o empreendimento. Com móveis exclusivos e assinados por renomados artistas, o hotel também pode criar sua identidade e se diferenciar dos demais, contando com projetos customizados feitos especificamente para seu público e a demanda de cada espaço.

Ter um móvel exclusivo é mais um atrativo para o hotel, por isso, se trata de um investimento. Uma cadeira ou mesa fabricada nos anos 1950 com marcas do tempo tem muito mais impacto que um item produzido em grande escala, pela história que carrega consigo. Mas não está apenas na sua estética a preocupação de um designer de móveis. Ele também precisa ser funcional e compatível com o usuário. Ele precisa prever quem vai usufruir dele para que cada detalhe seja pensado de forma coletiva com a matéria prima a ser usada, o ambiente que será inserido e se seguirá tendências ou modismos.

A história dos móveis no Brasil abrange a caminhada de artesãos e artistas plásticos que passaram a desenhar os utilitários em um cenário sem muitas oportunidades no País para outros segmentos. Enquanto ainda desconhecido, o design de móveis iniciou com peças de marcenarias familiares, já que a madeira era a principal matéria-prima. Nesse tempo, mesas, cadeiras e sofás passavam pela improvisação e testes. Ao longo do tempo, com a modernização e desenvolvimento deste ramo, nomes como Sergio Rodrigues e Lina Bo Bardi criaram peças atemporais que até hoje são modelo e exemplo para uma nova geração de arquitetos e designers, que cada vez mais se especializam na produção de mobiliário para os mais diferentes espaços – os hotéis como um de seus preferidos.

Escrito por Raiza O. Santos

Continue lendo esta matéria em nosso aplicativo. Para baixar, clique aqui.