Mercado de viagens cresce 20% com o uso de dispositivos móveis
A Criteo, empresa de tecnologia especializada em publicidade digital, elaborou um relatório de análise da indústria de viagens online, denominada Travel Flash. O estudo rastreou continuamente as tendências do tráfego em mais de 1.000 sites de viagens em todo o mundo, durante o primeiro semestre de 2014, e identificou o crescimento de 20% no número de reservas com o uso de dispositivos móveis.
Para elaborar o relatório, foram analisadas 300 milhões de reservas no valor de mais de US$ 150 bilhões. O relatório destaca o aumento do uso de dispositivos móveis no planejamento de viagens do consumidor e compra em todo o mundo. Este relatório fornece uma visão sobre o aumento da participação e do valor de reservas geradas a partir de dispositivos móveis para sites de viagens e seu impacto sobre as campanhas publicitárias dos comerciantes.
Os dados mostram que os tablets e smartphones representaram o maior crescimento da indústria de viagens online em todo o mundo, em todas as categorias e mercados. Nos primeiros seis meses de 2014, o valor médio da reserva para viagens aéreas foi 21% superior e 13% maior para aluguel de carros, em dispositivos móveis que em desktops.
Feitos em um smartphone ou tablet, o aluguel de apartamentos aumentou 34% e as reservas de hotéis 21%. E isso não inclui as vendas em aplicativos, que somam uma parte significativa do incremento nas reservas feitas em dispositivos móveis – cerca de 12% das conversões móveis em junho. Estes dados, combinados com o aumento das reservas, significam uma maior receita gerada por meio dos dispositivos móveis.
No Brasil, o crescimento sazonal de reservas em dispositivos móveis, no primeiro semestre de 2014, cresceu 188%. Em contrapartida, o crescimento sazonal de reservas em desktops, no primeiro semestre de 2014, aumentou 44%. Como conclusão, a Criteo recomenda que os dispositvos móveis sejam usados para a conquista de novos clientes, novas vendas e toda experiência online deva ser otimizada neste formato, para incentivar as conversões em todos os dispositivos.