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Mercado de multipropriedade imobiliária cresceu 17,4% em 2021

O conceito de multipropriedade foi estabelecido no Brasil em 2018, com  a Lei 13.777 que promoveu uma mudança no mercado imobiliário brasileiro. Três anos depois, o modelo é considerado um sucesso e fechou o ano de 2021 com saldo positivo.

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No ano de 2018, foram 80 projetos de multipropriedade no Brasil. Em 2021, foram 128. Em 2020, mesmo com a crise econômica gerada pela pandemia, o setor movimentou R$ 24,1 bilhões. Já no ano passado, foram R$ 28,3 bilhões, segundo estudo feito pela Caio Calfat Consultoria, um crescimento de 17,4%.

Destaque do setor

A VCI S.A., empresa responsável por trazer a marca Hard Rock Hotel para o Brasil é referência neste segmento. Com o conceito de “férias de rock star”, o empreendimento já conquistou mais de dez mil clientes e atingiu R$ 1 bilhão em vendas somente nos dois primeiros projetos lançados. O Hard Rock Hotel Fortaleza já tem 100% da primeira fase e 85% da segunda vendidos. Já o Hard Rock Hotel Ilha do Sol, no Paraná, comercializou 92% e 55% da primeira e segunda fases, respectivamente. As frações de cada unidade são oferecidas aos consumidores a partir de R$ 80 mil. Em 2022, a VCI dará início às vendas das unidades de Campos do Jordão (SP) e Jericoacoara (CE). Até 2032, vai lançar outros três projetos sob o modelo de multipropriedade: Recife, Natal e Foz do Iguaçu (PR). Também está no radar uma unidade do Hard Rock Hotel na cidade de São Paulo, mas, esta, em modelo convencional. Juntos, os oito empreendimentos somam R$ 6 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas.

Mercado de multipropriedade imobiliária cresceu 17,4% em 2021
“Somos os únicos no Brasil a oferecer uma marca internacional de alto padrão e todas as exclusividades que a bandeira de uma marca com essa grandiosidade possibilita”, diz Samuel Sicchierolli, Presidente da VCI -Divulgação
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Como funciona a multipropriedade

A partir do modelo de multipropriedade, em que um mesmo imóvel pode ter até 26 proprietários e cada um pode usufruir dele por um período anual compatível com seu investimento, cada pessoa adquire uma parcela do imóvel e pode utilizá-lo pelo tempo proporcional à quantia em dinheiro aportada. Por exemplo, se 26 famílias adquirem frações de um mesmo empreendimento, cada uma pode usufruir do espaço por duas semanas anuais – já que o ano tem 52 semanas.

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Ademar Brumatti Jr., Sênior vice-presidente comercial e marketing da incorporadora, destaca que os clientes valorizam o fato de ser um imóvel com escritura e herdável, como qualquer outro. Além disso, é uma solução de férias que viabiliza redução de custos, diversificação da carteira e experiências de lazer diferenciadas. “Os números são bastante expressivos. Nossos produtos de Fortaleza, desde o início da comercialização em dezembro de 2018 até o momento, atingiram até 140% de valorização. Já no empreendimento de Ilha do Sol, com vendas iniciadas em julho de 2019, o número chega a 69%”, conclui o executivo.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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