Meliá Hotels comunica falecimento de Gabriel Escarrer Jaume
O executivo era Presidente Honorário e Fundador da rede hoteleira espanhola Meliá Hotels International e faleceu com 89 anos de idade
O executivo Gabriel Escarrer Jaume, Presidente Honorário e Fundador da rede hoteleira espanhola Meliá Hotels International faleceu na madrugada de 26 de novembro de 2024, com 89 anos de idade. Em comunicado, o Conselho de Administração da Rede destacou que: “Gabriel era representante chave da geração dos grandes pioneiros do turismo. Toda a sua vida foi um grande exemplo de paixão, determinação e visão empresarial, pois com apenas 21 anos fundou em Maiorca a Empresa que hoje conhecemos como Meliá Hotels International, que ele mais tarde promoveria ao longo de sua vida aos mais altos níveis da indústria hoteleira mundial”.
Continuando o comunicado, informa que: “Gabriel Escarrer Juliá presidiu a Companhia por mais de seis décadas, até passar o bastão para seu filho Gabriel Escarrer Jaume, atual Presidente e CEO. Com isso, cumpriu assim o definido Plano de Sucessão aprovado pela Família e pelo Conselho de Administração da Companhia no ano de 2016, sempre colocando o interesse da Companhia acima dos seus.
Na sua extensa e brilhante trajetória, recebeu os mais altos reconhecimentos concedidos pelo seu país e pela sua terra natal, as Ilhas Baleares, como o Doutor Honoris Causa da Universidade das Ilhas Baleares ou a Medalha de Ouro da Comunidade, bem como foi reconhecido como uma figura de destaque na indústria internacional. Se destacou nos últimos anos a sua nomeação como Embaixador da marca Espanha e o Prémio de Excelência Empresarial do Reino de Espanha, além de receber a Ordem do Mérito de Duarte, Sanchez y Mella da República Dominicana ou a Ordem da Solidariedade Cubana, entre muitos outros méritos que o destacou como referência mundial em turismo.
Além de suas conquistas empresariais, Gabriel Escarrer foi um homem de crenças profundas, que fundou uma família numerosa, com seis filhos e 20 netos que hoje choram sua perda, e foi amado e respeitado pelo grande grupo de colaboradores – mais de 40 mil atualmente – que há décadas trabalham na Meliá em todo o mundo. Escarrer Juliá nos deixa um grande legado empresarial e humano, pelos valores que sempre imprimiu à sua equipe, e como pioneiro na abertura de destinos tão importantes como o Caribe mexicano, Bali ou Cuba, soube antecipar o poder de turismo para “unir países e promover o desenvolvimento social e económico dos destinos”, sendo precursor do que hoje conhecemos como “Turismo Responsável”.
O comunicado da Meliá conclui dizendo que: “Por isso, hoje queremos celebrar a sua vida, e agradecer a todos os nossos parceiros, proprietários, investidores, clientes, fornecedores, instituições, concorrentes do setor e amigos em geral, pelo carinho e sinceras condolências que nos manifestaram, assegurando-lhes que iremos continuar a honrar o legado do nosso fundador e a garantir o presente e o futuro daquela que foi a grande obra da sua vida, juntamente com a sua família: Meliá Hotels International”.