Mavsa amplia práticas ESG com gerenciamento de resíduos
Resort reciclou ou reaproveitou 155 toneladas de resíduos nos últimos três meses e implantou outras ações com foco na responsabilidade social

O turismo sustentável e o compromisso com a responsabilidade social estão deixando de ser tendência para se consolidar como exigência mundial – especialmente no setor hoteleiro. Seguindo essa transformação, o Mavsa Resort, localizado em Cesário Lange, a 90 minutos da capital paulista, estruturou um Comitê dedicado totalmente às ações de ESG. E, de acordo com relatório apresentado recentemente, ao longo dos últimos três meses, todo o resíduo gerado no resort – 155 toneladas – foi reciclado ou reaproveitado.
Desse total, 147 toneladas foram destinadas à compostagem e à geração de gás natural, em parceria com empresas da região, enquanto oito toneladas de materiais recicláveis seguiram para indústrias especializadas. “Adotamos o sistema Aterro Zero, o que significa que absolutamente todo o resíduo é processado de forma responsável. São ações que minimizam nosso impacto ambiental e incentivam toda a equipe a repensar atitudes diárias”, explica Adriane Vasconcelas Dellamutta, Diretora executiva do Mavsa Resort.
Na frente social, o compromisso se estende à destinação de tampas plásticas arrecadadas para entidades assistenciais – a meta para 2025, de 400 quilos de tampas doadas, já movimenta colaboradores e hóspedes. Os chamados “sonhadores”, como são conhecidos os funcionários do Mavsa, participam ativamente de treinamentos para internalizar e multiplicar essa cultura sustentável.
A governança reforça a inovação: desde fevereiro de 2025, a iniciativa Papel Zero digitalizou os processos de compra dos setores. O resultado: uma redução de 50% no uso de papel na área de Compras, demonstrando o compromisso do resort com a eficiência e o meio ambiente. Entre as ações de impacto direto também está a Horta Mavsa, que produziu, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, mais de 1,3 mil quilos de alimentos frescos consumidos por colaboradores e utilizados na cozinha do resort.
Na matriz energética, ao longo de 2024, todo o consumo elétrico do Mavsa (quase 3.000 MWh) teve origem em fontes renováveis, incluindo a obtenção do certificado I-REC. Além disso, o descarte responsável de eletrônicos, em parceria com empresas de logística reversa, garante que materiais poluentes tenham destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a proteção do solo e da água. “No Mavsa, enxergamos ESG não só como uma obrigação do presente, mas como um compromisso alegre com o futuro. As iniciativas que desenvolvemos são frutos do envolvimento genuíno de nossos colaboradores, parceiros e hóspedes, garantindo que cada experiência aqui seja também uma oportunidade de impacto positivo”, finaliza Adriane.