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Opinião

A comunicação, o treinamento e as estrelas!

Vera Andrade* Com a nova classificação hoteleira elaborada pelo Ministério do Turismo, as preocupações com o atendimento e com a sustentabilidade vieram à tona. Apesar da adesão à nova classificação ser voluntária, é importante para os Empreendimentos fazer parte desse movimento que lhe trará maior competitividade e o manterá atualizado. A classificação e a visibilidade…

Combate a Sazonalidade

Ariel Yaari* Iniciamos essa coluna mensal fazendo um apanhado geral da importância dos grupos e eventos em hotéis para o combate a sazonalidade. A sazonalidade hoteleira ocorre por diversos motivos, dentre eles, pela natureza da maioria das atividades econômicas e seus ciclos, pelos períodos de férias escolares, feriados e festas nacionais e regionais, pela variação…

Os melhores mercados para investir em hotéis – Parte II

Gustavo Moura* É comum investidores e hoteleiros argumentarem a favor da viabilidade de um hotel com base na demanda a ser gerada pela construção de fábricas, aeroportos, shoppings, torres corporativas e obras de infraestrutura. De fato, é razoável assumir que a necessidade de hospedagem aumenta nas economias em expansão. Contudo, quando se analisa a viabilidade…

O Crepúsculo de um  Meio de Hospedagem

O Crepúsculo de um Meio de Hospedagem

Floriano Camargo* A hotelaria individual – maioria em nosso país – é composta geralmente de estabelecimentos de médio e pequeno porte; passado o período da euforia pela inauguração e alguns anos de luta para consolidação, não atenta para o perigo da estagnação e ainda pior, o risco da obsolescência e decadência. Os fatores que envolvem…

O que considerar no momento de renovação de contratos

Thais Perfeito*   Muitos investidores hoteleiros estão passando por um momento de renovação do contrato de locação junto à operadora hoteleira e se questionando quais pontos são importantes nessa renegociação. Esse momento único e bastante favorável ao investidor deve ser conduzido com extrema cautela. Para isso, destacamos dois pontos cruciais que devem ser analisados de…

A necessária qualificação da hotelaria brasileira

Silvania Capanema*   É sempre a mesma história… Enquanto uns tantos trabalham, outros, que não sabem e não fazem nada, jogam pedra!   O Sr. José Otávio Meira Lins, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de Pernambuco, publicou um artigo na seção “Opinião” da edição de junho da Revista Hotéis em…

Não a nova classificação hoteleira, não mesmo

Não é de agora a mania do brasileiro de metrificar, descrever, classificar tudo. É o velho ranço das Ordenações Filipinas e Manuelinas dos nossos colonizadores.Com a nossa formação jurídica – e formação das boas – na Faculdade de Direito do Recife e pós na PUC de São Paulo, aliada a uma vida empresarial de mais…

Os melhores mercados para se investir em hotéis

Com as perspectivas positivas para a economia brasileira (somadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas), parece ser mesmo um bom momento para investir em hotéis no Brasil. Se você pretende se tornar um investidor hoteleiro, saiba que os melhores mercados são, muitas vezes, aqueles com grandes barreiras de entrada a novos competidores (indisponibilidade de…

Embaixadores da hospitalidade

Um executivo norte-americano acaba de desembarcar no aeroporto de Guarulhos para uma reunião de negócios na filial de sua empresa, situada na Avenida Paulista. Ao tomar um táxi, logo estranha o Good Morning proferido pelo taxista. E se surpreende ainda mais quando ele sugere, em inglês obviamente, que sua esposa acompanhe uma feira de modas…

Hora da verdade: quem faz o turismo de eventos internacionais no Brasil

0 Associação Internacional de Congressos e Convenções – ICCA, sigla em inglês – acaba de divulgar que o Brasil é, na América Latina, o país que mais recebe eventos internacionais. Foram 293 deles no ano passado, ou seja, 39 a mais do que no ano anterior. Esse número assegura a manutenção do Brasil também entre…

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