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Opinião

‘Turismo é história’, por Fabio Pontes

‘Turismo é história’, por Fabio Pontes

Artigo de Fabio Pontes* Foi em meados do século XIX que o inglês Thomas Cook promoveu a primeira viagem organizada de que se tem registro na história. Era o pontapé inicial para a invenção do que chamamos hoje de turismo. Não demorou muito e, 15 anos depois, em 1867, era inventado o voucher turístico, que…

Por que a Black Friday 2021 tem tudo para ser a maior da hotelaria?

Por que a Black Friday 2021 tem tudo para ser a maior da hotelaria?

Artigo de Rodrigo Schaurich*  A impossibilidade de viajar e as medidas de isolamento social impostas pela COVID-19 fizeram com que o cenário de movimentação por aeroportos e hotéis, nacionais ou internacionais, ficasse devastado. Foram meses de incertezas e isso afetou a forma de consumo, de trabalhar, o dia-a-dia e, principalmente, viagens – seja por lazer…

“Um novo modelo de Home Office”, por Paulo Octávio Pereira de Almeida

“Um novo modelo de Home Office”, por Paulo Octávio Pereira de Almeida

O trabalho não é mais um local e sim uma rede de contatos facilitada através da tecnologia, explica Paulo Octávio Pereira de Almeida, Managing Director da Live Marketing Consultoria Uma pesquisa recente da imobiliária americana CBRE, mostra que cerca de 65% das empresas, iniciantes ou grandes, pensam em ter um escritório híbrido após a pandemia….

Desafios da retomada dos eventos presenciais e o futuro da experiência digital

Desafios da retomada dos eventos presenciais e o futuro da experiência digital

Tendência ao retorno do modelo de eventos presenciais suscita questões a respeito do futuro dos eventos digitais *Por Alexandre Rodrigues O setor de eventos talvez tenha sido um dos mais afetados pela pandemia de COVID-19 no mundo inteiro. As empresas, para manter o contato e conexão com seus públicos, tiveram que se adaptar rapidamente ao…

‘Trago seu hóspede de volta em cinco dicas’, por Cláudio Cordeiro

‘Trago seu hóspede de volta em cinco dicas’, por Cláudio Cordeiro

*Por Cláudio Cordeiro Me perdoem a brincadeira no título deste artigo, mas serve para chamar atenção para o fato de que fidelizar clientes é vital para o sucesso de qualquer negócio. É uma empreitada que chega a ser tão ou mais importante do que conquistar novos clientes. No setor hoteleiro, conseguir fazer com que os…

Hospitalidade é maior que um excelente atendimento (uma resposta a empréstimo de talheres)

Hospitalidade é maior que um excelente atendimento (uma resposta a empréstimo de talheres)

*Artigo de Mario Cezar Nogales O raciocínio em hospitalidade nos faz chegar até a metafisica, afinal de contas filósofos e pensadores já discorreram em muito sobre esta temática e trazê-lo à pratica nos faz operar em um nível onde todos os competidores dos meios de hospedagem acabam por trazer mecanicidade à questão o que transforma…

Como evitar as penalidades da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados?

Como evitar as penalidades da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados?

Artigo de Thais Cordero* – Mesmo com o início da aplicação de multas para o não cumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – cerca de 84% das organizações ainda não se adequaram às normas exigidas pela ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, de acordo com um estudo feito pela…

Investir em práticas e produtos sustentáveis é imperativo na hotelaria

Investir em práticas e produtos sustentáveis é imperativo na hotelaria

Artigo de Luiz Roberto Magrin Filho* – A necessária atenção que vem sendo dada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança – unidas na já bastante conhecida sigla ESG – passou a influenciar também a forma como viajamos. E os brasileiros lideram esse movimento. Segundo pesquisa realizada pelo Booking.com, 7 em cada 10 viajantes…

As transformações das plataformas de short-term na hotelaria

As transformações das plataformas de short-term na hotelaria

Artigo de Thomaz Guz* – A polêmica das plataformas remonta a 2008, quando o Airbnb foi fundado, e gera constantes atritos entre a hotelaria e aplicativos de aluguel por temporada. Enquanto o segundo não recolher alguma contribuição sobre o serviço de hospedagem, no qual faz intermediação, a hotelaria continuará falando em concorrência desleal. Agora, não…

Retomada da hotelaria gera apagão da mão de obra qualificada

Retomada da hotelaria gera apagão da mão de obra qualificada

Com a vacinação ganhando robustez, velocidade e a flexibilização permitindo a circulação de pessoas, a hotelaria, principalmente o segmento de lazer, já começa a dar sinais concretos de recuperação. Com isso, evidenciou um apagão de mão de obra qualificada. Essa é a opinião de Jeferson Munhoz, CEO da Escola para Resultados. “De nada adianta investir…

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