Marco Antônio Vargas fala sobre desafios da gestão no Top Seller
O Especialista em multipropriedade trouxe informações importantes sobre o assunto em sua palestra no Top Seller Event 2024
Direto de Teresópolis (RJ) – Marco Antônio Vargas, Especialista em multipropriedade, foi um dos convidados desta quarta-feira, 6 de novembro, do primeiro dia do Top Seller Event 2024, evento realizado pela RCI e que reúne os principais nomes da indústria de intercâmbio de férias e propriedade compartilhada do Brasil, que acontece no Complexo Hoteleiro Le Canton, na cidade de Teresópolis (RJ). Ele apresentou a palestra “Armadilhas da gestão: aprendendo com erros comuns”.
Vargas tem uma vasta experiência profissional, com passagens pelo Rio Quente Resorts, Beach Park, Marina Park e DiRoma. Atualmente é Co-fundador e sócio proprietário da New Time, líder no segmento de consultoria em multipropriedade. Ele é o criador do maior canal do YouTube especializado em multipropriedade e Presidente da ABROTEC.
Ele iniciou sua palestra deixando uma pergunta para o público presente: Quem quer ser líder? Logo em seguida, Vargas contou um pouco sobre sua trajetória. “Se eu cheguei onde quis chegar atualmente, qualquer um pode chegar”, afirmou. O Especialista começou trabalhando como Consultor de turismo e contou que teve dificuldades nessa carreira, mas deu conselhos para quem quer ter uma carreira como líder, como pesquisar e estudar bastante.
Hoje, de acordo com uma pesquisa da ABROTEC, há 220 salas de vendas no Brasil, ou seja 220 Gerentes, que na opinião de Marco Antônio, provavelmente não deve existir 30 preparados para a função. “Você tem que trabalhar e preparar a sua equipe naquilo que ela vai vivenciar no dia a dia. O grande erro dos Gerentes é trabalhar a equipe para uma situação que não existe”, ele disse.
Na visão do palestrante, há uma diferença de recomendação e indicação, pois a recomendação significa muito mais responsabilidade em relação às atitudes da pessoa recomendada. Outro ponto interessante abordado na apresentação, é “que os liderados não entendem que os líderes querem a mesma coisa que eles, que é vender”, salientou.
Falando sobre treinamentos, Vargas comentou que é preciso fazer para quem precisa e não para quem já conhece do assunto abordado, pois um treinamento para pessoas erradas gera tédio e ineficácia. Para ele, a meritocracia é algo que não existe mais.
Liderança tem que exigir e ficar em cima dos seu liderados, de acordo com o convidado. “O cérebro sempre vai ser tendencioso a ir pelo caminho mais fácil, utilizando essa analogia, um Gerente não pode optar pelo caminho mais simples”, ressaltou Vargas.
Sobre o tema demissão, o convidado contou que ela precisa acrescentar algo e deve ser encarada como um processo evolutivo, pois “o profissional demitido hoje, pode evoluir, trabalhar em outro lugar e vocês, na figura de Gerentes, podem recontratá-lo no futuro”, relatou. “Nesses 25 anos de experiência profissional, eu também já errei com muita gente, mas também ajudei muitas pessoas, os cargos de liderança têm uma responsabilidade grande”, informou.
Na parte final, um dos presentes na palestra fez uma pergunta para o convidado: Para o começo de um novo projeto, é melhor trazer profissionais de outros lugares ou formar uma equipe nova ‘do zero’? Marco Antônio Vargas respondeu que o ideal seria 70% de investimento nos profissionais novatos, para que sejam criados com as dinâmicas, processos e valores certos para a empresa.
Quando abordado sobre o que o Especialista em multipropriedade não admite no trabalho de um Gerente, ele afirmou que caráter e fidelidade são duas coisas essenciais, “portanto não contrato e nem trabalho com profissionais que não tenham bom caráter”, finalizou.
A Revista Hotéis é Media Partner do Top Seller 2024 e a equipe de reportagem viaja a Teresópolis e se hospeda no Le Canton Resort para cobrir esse evento.