Fique AtualizadoMatériasÚltimas Notícias

Mar Hotel contribui na construção do novo Protocolo de Higienização e Limpeza das UH’s Hoteleiras do Brasil

O setor do turismo é um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, e para se reerguer, está passando por um processo de transformação com relação à segurança sanitária. Para contribuir com essas mudanças e unificá-las, a ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria está elaborando um novo Protocolo de Higienização e Limpeza das Unidades Habitacionais (UH’s) Hoteleiras a nível nacional. A construção conta com a colaboração de mais de 30 hotéis no Brasil, entre eles o Mar Hotel, da rede Pontes Hotéis & Resorts, único representante da cidade do Recife.

Publicidade
Fispal

O processo visa, principalmente, a segurança dos hóspedes e das equipes diante das ameaças trazidas pela pandemia da Covid-19. Serão dois tipos de comitês, um técnico e outro institucional. O primeiro conta com especialistas na área química, lavanderia, pesquisadores, consultores especializados, engenheiros de produção, gerentes de qualidade. O segundo é composto por profissionais da área de hotelaria, inclusive da hotelaria hospitalar, governantas e proprietários de hotéis.

Maria José Dantas, Presidente nacional da ABG, comenta que “A hotelaria está passando por um processo de transformação. O quesito segurança sanitária, que é um dos pilares que sustenta todo nosso desenvolvimento, vai passar a ser o fator decisivo para o cliente, por isso a importância de pensarmos juntos em formas viáveis de implementação dessas mudanças”, afirma.

Maria José Dantas, Presidente da ABG (Foto: Divulgação)

O processo de validação se dará em três etapas: diretrizes para as políticas de distanciamento, comunicação e higiene pessoal, processo técnico-operacional (materiais, produtos e EPI’s) e controle. Em cada fase, os membros da comissão podem sugerir acréscimos ou retirada de itens. O resultado desse consenso será consolidado em um documento único, que vai ficar sujeito a revisões periódicas, conforme as recomendações das autoridades e órgãos oficiais da saúde usados como referência.

Publicidade
Desbravador

Janaína Pacheco, Gerente Geral do Mar Hotel e representante da unidade na elaboração do novo protocolo, esclarece que. “Acredito que o maior desafio será a conscientização da equipe e hóspedes. São muitas mudanças e adequações, que são de extrema importância para a segurança de todos. Estamos com pensamento positivo e honrados com o convite da ABG para contribuir na construção do documento e também sermos laboratório do novo protocolo. Já intensificamos internamente os cuidados e agora, com a participação na equipe desse protocolo, todo o processo será ainda mais aperfeiçoado”, comenta.

Para Maria José, o trabalho começará antes da entrada dos hóspedes. “Eles já chegarão cientes sobre normas e protocolos a serem seguidos para que todos se sintam seguros. Mudanças nos restaurantes, elevadores, academias, enxoval e vários outros itens estão sendo analisados. É com a visão da segurança que estamos criando um material que poderá ser aplicado em qualquer meio de hospedagem, como grandes hotéis ou até hostels”, conclui.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA