Livro de Férias Compartilhadas é lançado no ADIT Arq’24
O objetivo dessa publicação é fomentar mais discussões e ofertar mais conteúdos sobre as temáticas de multipropriedade e timeshare no País
O evento promovido pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil teve início hoje no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia. Esse seminário apresenta os melhores projetos do País e do mundo sob óticas de arquitetura, design, ESG, inovação e operação dos mercados imobiliário e turístico. E aproveitando o ensejo, a ADIT Brasil lançou o segundo volume do livro “Férias Compartilhadas”. O objetivo dessa publicação é fomentar mais discussões e ofertar mais conteúdos sobre as temáticas de multipropriedade e timeshare no País. Essa edição do livro traz uma coletânea de 13 artigos, escritos por 14 especialistas renomados em diversas áreas da propriedade compartilhada. Cada artigo aborda aspectos importantes para o mercado, atualizações sobre legislação, desafios e oportunidades na multipropriedade e timeshare no Brasil.
Entre os tópicos que são abrangidos na publicação estão cenário da propriedade compartilhada no país, aspectos técnicos e jurídicos, engajamento das equipes, estratégias de captação e retenção de clientes, tecnologias, hospitalidade, empreendimentos de nicho e outros temas relevantes para o setor. Os capítulos do livro são de autoria de profissionais de destaque na multipropriedade e timeshare, que contribuíram com sua expertise para uma visão abrangente e atualizada do mercado, como Caio Calfat, Diego Amaral, Marco Vargas, Luiz André Vasconcelos, Rafael Almeida, Lizete Ribeiro, José Roberto Nunes, Fabiana Leite, Kardec Borges, Paulo Augusto Mendonça, Guilherme Caffaro Terra, Gabriel Bortolato, Alexandre Zubaran e Nayara Cléver.
Alguns dos profissionais que escreveram o livro subiram ao placo e deram o depoimento.
“Esse livro vem enriquecer esse mercado que é carente de informação. A multipropriedade não tem muitas literatura e esse livro oferece no mercado vários pontos de vista, já atualizado em relação a aprovação da lei, pois a primeira edição foi lançada antes”, lembrou Caio Calfat, Presidente do Conselho da ADIT Brasil.
“Além da lei que regulamentou a multipropriedade ainda não existir no primeiro livro, no meio do caminho dessa segunda edição, tivemos os impactos da pandemia da COVID/19. Ela mudou radicalmente o comportamento dos consumidores. Por isso, tivemos que rever conceitos e ficar mais atento para fomentar o mercado da melhor maneira”, disse Fabiana Leite, Diretora de desenvolvimento de novos negócios da RCI América do Sul.
“Realmente o setor da multipropriedade no Brasil tem pouca biografia e referência. E como tanta gente já performou nesse segmento, eles doaram tempo para escrever esse livro num segmento que está cheio de desafios. Esta segunda edição tem muita experiência de cada um, abordando desde aspectos jurídicos, arquitetura, incorporação, vendas, lançamentos, dentre outros. E isso engloba uma cadeia grande de profissionais e que envolve muita disciplina”, disse o Arquiteto Kardec Borges.
“Eu já estou no mercado de vendas imobiliárias há mais de 25 anos e muito aprendi na multipropriedade. Realmente percebo que a carência de informações impacta no nosso negócio, pois o perfil de construção está mudando, muitos processos estão sendo aprimorados e o livro ainda continua atento. Por isso, convido a todos adquirirem, lerem e distribuí-lo”, disse Marco Vargas, Sócio diretor da New Time.
“Esse é um momento oportuno para o lançamento desse livro, a Lei 13.777 de 2018 que regulamentou a multipropriedade no Brasil está próxima de completar cinco anos. O mercado já tem muita massa crítica, formação jurídica para análise e amadurecimento do mercado. O tempo já determina os erros e os acertos, pois os clientes sempre nos procuram buscando o modelo ideal para a incorporação. Mas cada modelo tem as vantagens e desvantagens e esse livro ajuda a desmistificar o que timeshare e multipropriedade. E agora a Lei Geral do Turismo também precisa ser atualizada para termos mais segurança e embasamento para trabalhar”, destacou o advogado Paulo Mendonça.
“Esse realmente é um momento impar e bem oportuno para se lançar um livro focado na multipropriedade. O mercado vive um momento de extrema profissionalização que impacta o produto lançado. O primeiro ciclo de produtos lançados, diferem completamente do que está sendo lançado agora. A primeira edição não tinha entrega substancial e essa segunda edição tem massa crítica e conteúdo. Bem legal e emblemática e oportuna aproveitar o ADIT Arq´24 para esse lançamento”, revelou Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotels e Resorts.
Os livros já estão disponíveis na ADIT Store e podem ser adquiridos clicando nesse link.