Trade

Licitação para obras de aeroporto em Ribeirão Preto (SP) poderá ser aberta em setembro

Poderá ser iniciado a partir de setembro deste ano o processo de licitação para as obras do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP). Este é o prazo em que deverá sair a licença ambiental e o anteprojeto do aeroporto, segundo cronograma de trabalho do governo federal apresentado pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha, a prefeitos, vereadores e deputados federais de São Paulo. Ficará a cargo do Estado, realizar paralelamente a isso todas as intervenções fundamentais para a conclusão da obra do aeroporto.

De acordo com o ministro, as alterações na pista de pouso e decolagem previstas no projeto só poderão ser feitas após a desapropriação de 390 mil metros de área e da construção de um mergulhão na Avenida Thomas Alberto Whathely, ambas de responsabilidade do governo paulista. A priorização da obra do mergulhão e do terminal de passageiros foi debatida em uma reunião entre todas as partes envolvidas no processo, no último dia 26 de março. Padilha ainda defendeu que as obras dos governos federal e estadual sejam feitas paralelamente para acelerar o processo. “A nossa parte, no que diz respeito ao terminal, podemos iniciar assim que tenhamos as licenças. Nós estamos cumprindo o nosso cronograma e temos certeza que o estado também cumprirá o dele. Seria muito importante que conseguíssemos concluir as questões no mesmo momento para iniciar a obra do aeroporto como um todo”, defendeu Padilha.

Aviação regional

O aeroporto foi incluído recentemente no programa de aviação regional, onde o local receberá em torno de R$ 250 milhões em investimentos. A obra prevê a construção de um novo terminal de passageiros com área aproximada de 30 mil m²; a pista de pouso e decolagem passará de 2.100 para 2.500 metros, com recuo de 500 metros na cabeceira 18; os pátios de aeronaves existentes hoje serão reforçados e ampliados, totalizando 78,367 m² de área com 20 posições de estacionamento. E ainda será construída uma nova seção contra incêndio de 165 m², além da reforma da seção que já existe.

Após as obras, o aeroporto estará apto a receber um Boeing 767, o maior avião em atividade hoje nos céus brasileiros. “O aeroporto de Ribeirão Preto tem uma representação nacional muito significativa e deve contar com este retorno do governo federal. Vamos ter em Ribeirão um aeroporto para atender a população durante vários anos”, comemorou o ministro.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA