Latam cria no Brasil tecnologia para limpeza de aeronaves com luz ultravioleta
A Latam Airlines Brasil é a primeira companhia da América Latina a desenvolver “in company” um robô autônomo para a limpeza das aeronaves com luz ultravioleta (UV) – método que, combinado com os demais procedimentos de higienização, elimina até 9,9% dos vírus e bactérias a bordo. O protótipo do robô foi 100% criado pela LATAM e os testes finais e ensaios de eficácia foram realizados no Centro de Manutenção (MRO) da companhia, em São Carlos (SP).
A Latam decidiu desenvolver a tecnologia no início de junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de Luz Ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a expertise dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução customizável para a sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.
Para o processo de criação do novo equipamento, a Latam contou ainda com todo o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que, na pessoa do Coordenador do Grupo de Óptica, Prof. Vanderlei Bagnato, chefiou uma equipe de especialistas em microbiologia do Centro de Biofotônica do Instituto, que comprovaram a eficácia do equipamento e fizeram recomendações de segurança por meio de ensaios no interior de uma das aeronaves da empresa. Além disso, a Latam buscou uma tecnologia que operasse de forma autônoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.
Paulo Miranda, Vice-presidente de Clientes do Grupo Latam Airlines, afirma que “Este projeto revela a capacidade de inovação de todo o Grupo Latam e o quanto nos desafiamos para avançarmos em todos os nossos processos. Trata-se de mais uma medida de segurança que adicionamos à jornada de viagem do nosso cliente, que, desde o check-in no aeroporto de origem até o desembarque no destino, tem a certeza de que foi atendido por uma companhia que cumpre os protocolos de higiene mais rígidos para assegurar uma viagem com cuidado e segurança”, afirma.
Como funciona o robô autônomo da Latam
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autônoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras localidades.
Todos os demais processos de higienização interna das aeronaves serão mantidos normalmente, incluindo a limpeza manual dos pontos de contato frequentes do passageiro (maçanetas, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores de luz e chamada, bolsões dos assentos, janelas e bandejas) em todas as fases do voo, e sanitização proativa de toda a cabine com o uso de desinfetante de quaternário de amônio, álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e órgãos internacionais.
Veja aqui vídeo de Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Airlines Brasil, contando um pouco mais sobre essa tecnologia.
As outras medidas sanitárias já adotadas pela LATAM
O robô autônomo com luz UV da Latam soma-se às demais medidas de segurança, higienização e distanciamento já adotadas pela companhia e recomendadas pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e OMS – Organização Mundial de Saúde – para combater a disseminação do Coronavírus. Veja abaixo e neste vídeo os detalhes destas medidas:
Nos aeroportos: Filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões dos aeroportos, distribuição de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras, desinfecção profunda de todas as áreas; Em junho, a Latam também implementou o atendimento remoto no check-in, que garante uma interação entre funcionários e passageiros totalmente sem contato físico, por meio de videoconferência. O serviço está disponível em quatro aeroportos no Brasil (Santos Dumont, Congonhas, Vitória e Florianópolis) e será expandido em breve para outras cidades. Confira neste vídeo mais detalhes;
A bordo: Desinfecção completa da aeronave, novos protocolos de atendimento para menor interação física com passageiros, além de renovação do ar a cada 3 minutos com a presença dos filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que removem 99,97% das partículas, vírus e bactérias, e garantem um ar limpo a bordo. Toda a frota da LATAM conta com esse filtro. Veja aqui mais detalhes sobre os filtro HEPA.