Komeco lança solução para aquecimento de água na 61ª Equipotel
Equipamento utiliza a tecnologia inverter e a economia gerada pode chegar a 75% em comparação aos sistemas convencionais
A Komeco é uma tradicional indústria catarinense que tua nos segmentos de aquecimento de água, soluções hidráulicas, soluções para piscinas, geração de energia solar, carregamento elétrico de veículos, climatização e ventilação. E esteve participando a 61ª edição da Equipotel que acontece no Expo Center Norte, zona Norte paulistana.
Vários equipamentos estão expostos no estande da empresa, mas como novidade uma solução para aquecimento de água que utiliza a tecnologia inverter. O equipamento é projetado para uso em hoteis e grandes empreendimentos que buscam ter sistemas de aquecimento mais modernos e com maior eficiência energética sem comprometer a qualidade do banho dos hóspedes. Na comparação com antigos aquecedores a gás de grande porte, o novo sistema gera uma diminuição de custos de até 75%.
Utilizando princípios semelhantes aos do ar-condicionado, a bomba de calor da Komeco aproveita o calor do ambiente para aquecer a água, tornando-se uma opção vantajosa tanto em obras novas quanto em retrofit de sistemas antigos, como os tradicionais aquecedores a gás. Em comparação com esses sistemas, a economia gerada pode chegar a 75%.
Aumento de eficiência do equipamento
Ronaldo Yano, Engenheiro da Komeco, explica que a tecnologia inverter aumenta a eficiência do equipamento porque aproveita o calor do ambiente para aquecer a água e funciona de forma inteligente, com as funções liga e desliga acionadas pela variação da temperatura da água no reservatório. “A bomba tem capacidade de aquecer a água até 55°C no reservatório térmico e pode transformar um kilowatt de energia em 6,2 kW de calor”.
Yano lembra que o equipamento ideal para cada empreendimento depende de uma avaliação técnica detalhada. “Uma alternativa adotada por alguns hoteis e outros grandes usuários de água quente é a integração de sistemas, com uso de aquecimento solar associado a aquecedores a gás ou bombas de calor. A combinação de tecnologias oferece o melhor dos mundos, com ganhos de eficiência e uso de uma energia renovável em parte importante do processo”, conclui Yano.