Jardim Atlântico Beach Resort incrementa proposta gastronômica
Consultoria e capacitação com chef italiano Renato Ialenti visam a ampliar padronização dos serviços e competência técnica dos colaboradores

A busca constante por melhorar a experiência do hóspede é regra no Jardim Atlântico Beach Resort, localizado em Ilhéus (BA), reunindo o que há de melhor nas experiências pé na área e urbana, ao mesmo tempo. Depois de receber a ISO 9001, certificação que atesta a excelência em serviços, tanto na hospitalidade hoteleira como no restaurante, o resort dá outro passo para elevar ainda mais os padrões da área de alimentos & bebidas, com a contratação da consultoria do Chef italiano Renato Ialenti, que trará sua experiência internacional para liderar um trabalho completo para o time da área.
Durante 60 dias, o chef italiano irá compartilhar com a equipe da cozinha parte da experiência que ele adquiriu em restaurantes de diferentes países. Formado em enogastronomia pelo Instituto Hoteleiro de Fiugi, na Itália, sommelier profissional e degustador oficial pela Associação Italiana de Sommeliers de Milão, Ialenti é especializado na gestão de restaurantes, com foco na qualidade dos produtos, serviços e eficiência de custos. Durante sua extensa trajetória, o chef já passou por restaurantes em Israel, Canadá, Reino Unido e Itália antes de se estabelecer no Brasil, em 2009. Ele estreou em território nacional como chef residente da Embaixada da Italiana em Brasília (DF). “O restaurante já é consolidado na região e bem avaliado tanto pelos hóspedes quanto pelos clientes habitués que vivem no entorno, então não existe uma grande queixa. Entretanto, como a nossa proposta é evoluir sempre, decidimos investir nesse processo de aprimoramento”, explica Leila Borges, Gerente geral do Jardim Atlântico Beach Resort.

O trabalho no Jardim Atlântico Beach Resort será realizado entre julho e agosto, durante seis dias da semana, o que permitirá acompanhar a operação em tempo real para analisar os desafios e propor soluções a partir da experiência observada. No total, serão capacitados cerca de 30 profissionais entre chefes de cozinha, auxiliares, cozinheiros, garde manger, chefe de confeitaria, confeiteiros, padeiros e demais especialidades. Para iniciar o projeto, Ialenti realizou uma série de visitas técnicas para realizar o diagnóstico do conceito, análise dos pratos, insumos utilizados, infraestrutura e layout da cozinha.
Cleber Aguiar, Gerente da área de A&B, ressalta que a ideia central é capacitar a equipe para oferecer um serviço de excelência e padrão internacional. “Temos uma política de contratar profissionais da região com experiência, conhecimento e paixão pela cozinha. Alguns deles, no entanto, ainda não têm vivência em outras regiões. A chegada do chef será importante para ampliar o repertório, aumentar a competência técnica e propiciar um rico intercâmbio cultural”, pontua.

Além de garantir a excelência no atendimento aos clientes, a padronização proposta resulta em melhoras na gestão do tempo e dos insumos do restaurante, otimizando os ingredientes e evitando desperdícios. “Ele também irá orientar os líderes em relação à avaliação de custos dos pratos, cuidado com estoque e determinação de escalas de folga, por exemplo, além de auxiliar com a criação de conceitos para jantares harmonizados e eventos privativos”, acrescenta Aguiar.
Uma das premissas do trabalho é garantir que os pratos regionais passem pelo mesmo processo de padronização e aprimoramento, mas sejam mantidos no cardápio. “Ele tem uma trajetória internacional reconhecida, mas também conhece muito da cozinha brasileira e da culinária baiana, o que permitirá manter esses pratos em destaque”, argumenta Leila.