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IPTV oferece canais personalizados e muito entretenimento aos hóspedes

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A  tecnologia do IPTV foi criada nos anos 90 está cada vez mais presente nos hotéis para agregar conforto, comodidade aos hóspedes e segurança sanitária em tempos de pandemia

A tecnologia do IPTV – Internet Protocol Television permite que os hotéis ofereçam pacotes de entretenimento como canais e programação de TV personalizada de acordo com o perfil dos seus clientes. Isso gera um custo benefício grande nos serviços oferecidos, assim como agrega valor as receitas dos hotéis. O empreendimento pode produzir, através da plataforma de interatividade, seu próprio canal de informações, assim como páginas de promoções diretamente na TV ou via aplicativos móveis. Essa é também uma eficiente ferramenta para os hotéis agregarem valor aos serviços prestados aos clientes e gerar receitas com propagandas.  Esse sistema que ganha força na hotelaria foi criado nos 90, e é transmitido por um sinal digital de TV através de uma rede IP, a mesma utilizada para redes de computadores e ao navegar na internet, ou seja, ao invés de obter o sinal de televisão pela antena ou via operadora de TV a cabo, este sistema recebe o sinal via internet.

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LG Eletronics – Meio

IPTV oferece conteúdos diferentes da TV tradicional, como por exemplo a possibilidade de usar a Netflix – Crédito da foto – Andrés Rodríguez – Pixabay

Tráfego na rede local

Segundo o Diretor Comercial da Nonius Hospitality Technology, Júlio de Oliveira Júnior, a implantação do sistema pode passar por duas etapas: por meio de uma rede pública (internet) ou por uma rede privada (LAN). “Em hotelaria, normalmente, a distribuição é feita através de uma rede privada, utilizando soluções como a nossa TV interativa, chamada NONIUS.TV, para o gerenciamento dos canais. Neste caso, não existe a necessidade de usarmos um pacote de internet, já que todo o tráfego é feito dentro da rede local. O empreendimento precisa adquirir um equipamento chamado Set-top Box – STB – para que seja possível disponibilizar esses conteúdos aos hóspedes”, diz.

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APP da Revista Hoteis

 

Uma das vantagens dessa implantação é pela rede LAN, com baixo custo, o que é um grande diferencial em relação distribuição convencional (coaxial RF), caso as redes sejam desenhadas e configuradas de forma que partilhem esses equipamentos de LAN para outros serviços, como Voz, CFTV, Wi-Fi e automação, formando uma Rede Convergente. Júlio de Oliveira Júnior complementa que os canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos (sem perda de qualidade) para IP usando equipamentos que a empresa fabrica. “A Nonius entrega ao setor hoteleiro desde o desenho e implementação de toda a infraestrutura de rede IP até as soluções de interatividade customizadas à imagem de cada hotel”, diz.

Através da ferramenta da Nonius, Canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos para IP como no Praia Ipanema Hotel – Foto – Divulgação

Conteúdo diferencial

Em um mundo cada vez mais globalizado, inovar é uma parte fundamental. Pensando nisso, a Blincast busca trazer conteúdos cada vez mais relevantes ao cliente individual. “Somos uma empresa especializada em TV corporativa, a gente otimiza os canais de hotéis, hospitais, cruzeiros, plataformas de petróleo e etc. Os clientes podem escolher suas grades de canais de acordo com as suas demandas. Esse é um diferencial da Blincast, a flexibilização. Nós não te prendemos a aquilo que não te interessa. Entregamos a facilidade em montar uma grade diversificada. Além disso, a nossa qualidade está acima do mercado, trabalhamos com equipamentos novos, manutenção constante e bom atendimento e o buscando sempre diminuir o custo da Tv”, comenta Thiago Paiva, Diretor comercial da empresa. “Em relação a personalização, primeiramente o cliente escolhe seu canal e ainda pode colocar na grade o canal corporativo”, completa.

Segundo Paiva, o retorno dos clientes que contratam o serviço da Blincast é positivo, tanto em relação ao conteúdo quanto ao preço. “Temos recebido muitos bons feedbacks dos clientes e isso tem nos dado um norte interessante para entender que estamos no caminho certo. De início, o que eles mais destacam é o atendimento, a agilidade que temos para estar prontos para resolver qualquer demanda, diferente de experiências anteriores vividas por eles. Outro pronto importante é a qualidade do sinal e a economia. Sempre ouvimos que a Blincast surpreende por oferecer a flexibilização da grade com preço em conta”, aponta.

Thiago Paiva: “Em relação a personalização, primeiramente o cliente escolhe seu canal e ainda pode colocar na grade o canal corporativo” – Foto – Divulgação

Serviços interativos

Outra empresa que trabalha com essa tecnologia é a Youcast. O Diretor Comercial da empresa, Roberto Silva, explica como são feitos os procedimentos da adotados. “As soluções de hospitalidade da Youcast oferecem o que há mais moderno em serviços interativos. Nosso serviço de TV por assinatura via streaming está em linha com a nova regulação de TV linear pela Internet (TVLAI) da ANATEL e permite ao usuário interagir com a programação de TV. Desta forma o hóspede pode assistir a filmes, programas ou entrevistas 72 horas após sua transmissão ao vivo, pois nossa plataforma arquiva estes conteúdos oferecendo ao usuário a reprise do mesmo quando ele quiser. Esta tecnologia se chama catch-up e o conceito permite também ao usuário pausar ou retroceder um conteúdo de TV para a maior conveniência. A plataforma oferece também uma gama de filmes para visualização gerando muitas vezes uma fonte de renda adicional para o hotel. Atuamos também com integrações WiFi com uma plataforma de gestão de acesso à internet em redes públicas, que solicita uma autenticação aos clientes que acedem à rede Wi-Fi do Hotel.  Mas a ferramenta de maior interesse e de valor muito acessível para o hotel é um aplicativo que permite agregar serviços ao hóspede. Visualizar estado de conta, solicitar serviços de lavanderia ou de comida do restaurante ou mesmo do comercio da região com o qual o hotel faça acordos de parceria beneficiando-se das compras é possível. A ferramenta, uma plataforma de gestão de pedidos, oferece também um excelente meio de combate à COVID, pois o hospede não precisa interagir com outros meios físicos para realizar seu check-in e check-out (liberação por voucher, autorização por SMS) ou demais solicitações ao hotel”, conta.

Roberto Silva: “A Youcast é uma empresa que atua com integrações para transmissão de conteúdos multimídia e dados” (Foto: Divulgação)

Integração e conteúdos

O Diretor da empresa também fez uma análise em relação a presença na área de hospitalidade, visando sempre a boa infraestrutura. “A Youcast é uma empresa que atua com integrações para transmissão de conteúdos multimídia e dados e nossas soluções abraçam todas as tecnologias existentes, seja transmissão de dados por fibra, cabo coaxial ou mesmo WiFi, via satélite, ponto a ponto ou ponto multiponto. Nossas soluções atendem dês de clientes B2B a operadoras Telecom tier 1. O produto hospitalidade é uma vertical da empresa com grandes aspirações de facilitar os serviços multimídia do hotel, sem necessidade de investimentos em cabeceiras de TV locais, mas com foco em investimentos, caso necessários, em rede IP interna. Todos os clientes entendem que investir em infraestrutura de rede é melhor e gera mais retorno que investir em tecnologias de processamento de sinal de TV local. As plataformas proporcionam também ferramentas para controle e gestão do recurso WiFi, além de permitir realização de pesquisas e gerar relatórios de gestão. O mundo de hoje é o da informação”, explica.

Matheus Quincozes – CEO & CO Founde da Vega I.T., vê a experiência do hóspede como o principal gatilho para crescente da IPTV. “O Vega TV, assim como outros produtos que desenvolvemos, está pautado em oferecer mais praticidade e interatividade ao usuário, a fim de proporcionar a melhor experiência ao hóspede. Todo hotel tem uma TV no apartamento, e além de altos custos com apenas canais de TV, não é usado para mais nada. Nosso produto possibilita além dos canais fechados com um custo muito menor, plataformas de streaming (que se deslogam quando o hóspede vai embora do hotel automaticamente), informações do hotel, cardápio digital com pedidos e diversas outras opções, tornando esse consumo mais acessível e fácil. Se eu posso me hospedar em um hotel e assistir minha série favorita, selecionar o que eu desejo comer pelo controle da TV, conferir informações de funcionamento do estabelecimento e dicas de coisas a ser fazer nas redondezas, é algo que com certeza me fidelizaria. E é exatamente isso que acontece. O hotel atrai e fideliza os seus clientes e ainda reduz despesas com papelaria e empresas de canais”, aponta.

Matheus Quincozes: “Temos vários parceiros que possibilitam que o hotel tenha uma combinação de canais bem flexível para seu perfil”. (Foto: Divulgação)

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Flexibilidade de canais

Roberto Silva destacou os diferencias da tecnologia IPTV para as antenas comuns. “A antena comum oferece os sinais da TV aberta em transmissão ao vivo apenas. Não permite nenhum tipo de interação e a grade de programação é muito limitada. Para um hotel de negócios ou mesmo um com maior frequência de estrangeiros o conteúdo da TV aberta é insatisfatório. Nós oferecemos grades de programação com conteúdos premium, mais indicada para muitos hotéis”, diz.

Matheus Quincozes, citando a Vega I.T. como exemplo, comenta sobre a flexibilidade de canais como diferencial, além de apontar as diferenças para antena comum: “Temos diversos parceiros de conteúdo que fornecem um leque de opções bem vasto ao hotel, que possibilita que o hotel tenha uma combinação de canais bem flexível para seu perfil”. Comenta. “Primeiramente, amplia as opções de entretenimento ao hóspede. Além dos canais fechados, que outros hotéis normalmente oferecem, o hóspede consegue acessar e espelhar conteúdo diretamente do seu smartphone. Além disso, é possível divulgar as informações do hotel, as dicas de concierge e cardápio digital, aumentando as receitas de A&B e até mesmo de outras fontes como spa, passeios e etc. E ainda é possível firmar parcerias com estabelecimentos próximos e firmar parcerias de divulgação cobrando por isso”, completa.

Melhorese conteúdos

O Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis que conta com essa tecnologia. Segundo o Gerente Geral do empreendimento, Ricardo Lima: “Com certeza (é um diferencial). Ao selecionarmos os canais mais vistos e utilizados pelos hóspedes, poupamos o tempo deles e oferecemos opções melhores de conteúdo. No entanto, notamos que o consumo por serviços on-demand e de streaming fazem a diferença”, diz.  O Gerente acrescenta que pela razão da insegurança dos clientes na circulação no hotel, esse serviço possibilidade uma boa estadia dentro do quarto como lazer. “O serviço é um braço direito ao ser uma outra opção de lazer aos hóspedes. Alguns não se sentem seguros ainda para circular muito pelo hotel e ficam mais no quarto”, explica Lima.

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O Praia Ipanema Hotel conta com o serviço da Nonius, e entre os serviços, a comunicação com os hóspedes é uma das vantagens. “Nossa tecnologia, a Nonius, facilita que os clientes assistam os canais mais buscados, além de terem acesso a serviços on-demand e de streaming, como a Prime Vídeo e Netflix. Além disso, é possível enviar mensagens aos hóspedes pela TV, saber sobre os voos e acesso a mapas”, explica. “Às vezes, os clientes nos pedem para enviarmos mensagens de parabéns ou pedidos de casamento inclusive, com fotos deles. Também é interessante para mandarmos algum evento que ocorrerá no hotel, como um Sunset ou jantar especial”, completa.

O Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis que conta com a tecnologia IPTV (Foto: Divulgação)

Tendência no mercado

Roberto Silva acredita que essa tendência passa por uma nova experiência que o hóspede pode viver. “Sem dúvida nenhuma. A tecnologia IPTV por sua natureza tecnológica traz inúmeras inovações que permitem ampliar a experiência do usuário. Como a tecnologia estabelece uma comunicação de duas vias e o usuário pode-se beneficiar não apenas de informações atualizadas online (exemplo transito na região, previsão do tempo, tabela de chegadas e partidas do aeroporto), mas também interagir com plataformas de serviço de interesse do hotel”.

Ricardo Lima, do Praia Ipanema Hotel, reitera que a pandemia trouxe esse novo cenário uma nova visão para o hóspede, o que faz o sistema ser uma tendência global. “Com a abertura gradual após a pandemia, os hóspedes que vinham ao hotel buscavam sair um pouco de casa, arejar a cabeça. Como as áreas públicas ainda estavam fechadas, a única opção era ficar dentro do quarto admirando a vista ou assistindo TV. Nesse momento, notamos um crescimento assíduo da tecnologia. Agora, com a abertura um pouco mais estruturada, notamos que as pessoas buscam ficam o menor tempo possível nos quartos. Querem andar no calçadão, ir a piscina, dar um mergulho na praia ou ir nos pontos turísticos que reabriram. No entanto, na volta dos programas num pequeno descanso “break” ou à noite, o consumo é elevado”, sinaliza.

Essa nova forma de oferecer conteúdo, interação, qualidade de imagem faz com que o sistema IPTV já tenha um espaço no mercado, mas Thiago Paiva reforça ainda sobre as dificuldades nos hotéis por conta da infraestrutura, “A IPTV não será uma tendência, ela já é uma realidade do mercado. Operadoras já trabalham para oferecer ao cliente a IPTV, assim como grupos de televisão fazem o mesmo, eles acreditam que não vão precisar das operadoras para atrair os clientes. Um dos grandes segredos da IPTV é um serviço mais barato e que te possibilite escolher aquilo que deseja assistir sem precisar pagar mais canais para isso. A grande dificuldade no mercado de hotelaria é infraestrutura dos hotéis que não estão preparadas para receber o sinal via internet, essa é a maior barreira para entrada deste sistema”, alerta.

Matheus Quincozes também enxerga o cenário atual da IPTV com grande entusiasmo. “Acredito que, mais do que uma tendência, seja uma realidade que ganhará contornos cada vez mais atraentes. Afinal, a internet abre um leque imensurável de possibilidades e está intimamente ligada ao consumo de entretenimento atual. O segmento de hospitalidade tem muito a ganhar com o uso da IPTV, assim como outros segmentos de mercado também”, diz.

ABIH-MG pede fim da cobrança do ECAD nos quartos de hotéis

O Ecad arrecada para os artistas os direitos autorais de suas músicas tocadas- Foto – Divulgação

Direitos contratuais

O ECAD – Escritório Central de Arrecadação – é um órgão privado, fundado em 1976, que arrecada para os artistas os direitos autorais de cada música tocada ‘em execução pública’ no Brasil, seja ela nacional ou estrangeira. Victor Perucho, também Diretor da Nonius no Brasil, “A Nonius tem acompanhando a evolução das regulamentações que estão sendo implementadas pelo ECAD no Brasil, principalmente no que diz respeito à implementação destas arrecadações no mercado hoteleiro. As soluções da Nonius permitem que os conteúdos (TV/Música) possam ser disponibilizados aos hóspedes de uma forma simples e mais amigável. Devemos destacar a necessidade de sempre existir um contrato entre o hotel e os operadores de Conteúdos (seja de TV ou Música) para que estes sejam disponibilizados no Hotel. Entretanto, este é um assunto que não impacta diretamente a nossa operação, sendo uma questão burocrática e legal entre o Hotel e o Operador TV/Música contratado”, finaliza.

Também com foco nos hotéis e no diferencial para cada empreendimento, a RDS é a única empresa homologada pela Oi para comercializar sistema de TV Oi Hotéis e possui um lineup especial focado na hospitalidade com aplicações para hotéis, pousadas, hospitais e grandes empreendimentos. O hóspede, em cada modelo de empreendimento, seja Resort, business, academias, hospitais ou pousadas, tem as necessidades atendidas e suas expectativas superadas.

A RDS é a única empresa homologada para comercializar sistema de TV Oi Hotéis

O grande diferencial, segundo André Gama, Diretor da RDS, é são os canais de atendimentos personalizados. “A RDS, única empresa homologada a comercializar o sistema de TV para Hotéis pela Oi, atende exclusivamente CNPJ. Cada empreendimento tem um canal de atendimento personalizado, com agilidade e foco na resolução rápida das demandas. Além disso, mantemos um atendimento preventivo mensal, evitando ajustes emergenciais. Temos o melhor e mais ágil atendimento do Brasil e somos totalmente focados em Hotéis e Hospitais. Atendemos em todo território nacional”, diz.

Segundo ele, as maiores redes do Brasil já possuem o serviço da empresa. “Hoje nós estamos presentes nas maiores redes hoteleiras do Brasil, assim como em grandes hospitais. Fornecemos o serviço para diversos modelos de empreendimentos como o Hotel Costa do Sauipe, Hotel Thermas do Rio Quente Resorts, Hotel Tivoli Mofarrej, Cia Athletica Recife, Hotel Salinas de Maragogi, Hospital São Luiz Itaim, Hotel Tauá Caeté, Hotel Bourbon Cambará, Ibis BH, Novotel Jaraguá, Novotel Salvador, Mercure Salvador, Pérola Verde Hotel, Pousada Pequena Suécia, Prodigy Hotel Santos Dumont Airport Rio de Janeiro, Condomínio Green Towers Brasília, entre muitos outros empreendimentos pelo Brasil.”, aponta.

Gama ainda observa a importância da tecnologia e a certificação que veio para ficar. “A tecnologia IPTV veio para ficar e o mercado vem se preparando para que os novos empreendimentos tenham essa tecnologia, minimizando manutenções e ajudando na melhor qualidade de sinal. No Brasil ainda estamos longe do ideal e precisaremos de um tempo considerável para os empreendimentos ativos passarem pelo retrofit, a fim de se adaptar a esta tecnologia. Já para os novos empreendimentos a oportunidade é grande”.

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