EspecialMatériasÚltimas Notícias

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis

Por receio dos hóspedes, tendência é a presença cada vez maior forte da IPTV dentro de quartos, o que faz crescer como “opção de lazer”

Em tempo de retomada da hotelaria no Brasil, todo e qualquer tipo de benefício para os clientes são bem-vindos, visto que, atrair os hóspedes no momento em que a insegurança é grande, faz parte do processo. Na questão da higienização, orientação para funcionários, equipamentos preparados, os hotéis já estão 100% certificados. Agora, os empreendimentos estão com mais uma carta na manga: pacotes de entretenimento como canais e programação de TV personalizada de acordo com o perfil dos seus clientes, é o que a tecnologia IPTV traz para esse universo de hospitalidade. Outro fator bastante importante e relevante é que o empreendimento pode produzir, através da plataforma de interatividade, seu próprio canal de informações, assim como páginas de promoções diretamente na TV ou via aplicativos móveis. Essa é também uma eficiente ferramenta para os hotéis agregarem valor aos serviços prestados aos clientes e gerar receitas com propagandas.

Publicidade
Harus

 

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
IPTV oferece conteúdos diferentes da TV tradicional, como por exemplo a possibilidade de usar a Netflix (Foto: Tamisu por Pixabay)

O sistema IPTV – Internet Protocol Television, em tradução literal, Televisão por Protocolo de Internet, foi criado nos 1990, e é transmitido por um sinal digital de TV através de uma rede IP, a mesma utilizada para redes de computadores e ao navegar na internet, ou seja, ao invés de obter o sinal de televisão pela antena ou via operadora de TV a cabo, este sistema recebe o sinal via internet.

Implantação

Segundo o Diretor Comercial da Nonius Hospitality Technology, Júlio de Oliveira Júnior, a implantação do sistema pode passar por duas etapas: por meio de uma rede pública (internet) ou por uma rede privada (LAN). “Em hotelaria, normalmente, a distribuição é feita através de uma rede privada, utilizando soluções como a nossa TV interativa, chamada NONIUS.TV, para o gerenciamento dos canais. Neste caso, não existe a necessidade de usarmos um pacote de internet, já que todo o tráfego é feito dentro da rede local. O empreendimento precisa adquirir um equipamento chamado Set-top Box – STB – para que seja possível disponibilizar esses conteúdos aos hóspedes”, diz.

Publicidade
Desbravador
IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
Através da ferramenta da Nonius, Canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos para IP (Foto: Divulgação)
Baixo custo

Uma das vantagens dessa implantação é pela rede LAN, com baixo custo, o que é um grande diferencial em relação distribuição convencional (coaxial RF), caso as redes sejam desenhadas e configuradas de forma que partilhem esses equipamentos de LAN para outros serviços, como Voz, CFTV, Wi-Fi e automação, formando uma Rede Convergente.

Júlio de Oliveira Júnior complementa que os canais são recebidos por uma antena satélite e convertidos (sem perda de qualidade) para IP usando equipamentos que a empresa fabrica. “A Nonius entrega ao setor hoteleiro desde o desenho e implementação de toda a infraestrutura de rede IP até as soluções de interatividade customizadas à imagem de cada hotel”, diz.

Conteúdo diferencial

Em um mundo cada vez mais globalizado, inovar é uma parte fundamental. Pensando nisso, a Blincast busca trazer conteúdos cada vez mais relevantes ao cliente individual. “Somos uma empresa especializada em TV corporativa, a gente otimiza os canais de hotéis, hospitais, cruzeiros, plataformas de petróleo e etc. Os clientes podem escolher suas grades de canais de acordo com as suas demandas. Esse é um diferencial da Blincast, a flexibilização. Nós não te prendemos a aquilo que não te interessa. Entregamos a facilidade em montar uma grade diversificada. Além disso, a nossa qualidade está acima do mercado, trabalhamos com equipamentos novos, manutenção constante e bom atendimento e buscando sempre diminuir o custo da TV”, comenta Thiago Paiva, Diretor comercial da empresa. “Em relação a personalização, primeiramente o cliente escolhe seu canal e ainda pode colocar na grade o canal corporativo”, completa.

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
Thiago Paiva: “Em relação a personalização, primeiramente o cliente escolhe seu canal e ainda pode colocar na grade o canal corporativo” (Foto: Divulgação)
Publicidade
Clima ao Vivo

 

Segundo Paiva, o retorno dos clientes que contratam o serviço da Blincast é positivo, tanto em relação ao conteúdo quanto ao preço. “Temos recebido muitos bons feedbacks dos clientes e isso tem nos dado um norte interessante para entender que estamos no caminho certo. De início, o que eles mais destacam é o atendimento, a agilidade que temos para estar prontos para resolver qualquer demanda, diferente de experiências anteriores vividas por eles. Outro pronto importante é a qualidade do sinal e a economia. Sempre ouvimos que a Blincast surpreende por oferecer a flexibilização da grade com preço em conta”, aponta.

Youcast

Outra empresa que trabalha com essa tecnologia é a Youcast. O Diretor Comercial da empresa, Roberto Silva, explica como são feitos os procedimentos da adotados. “As soluções de hospitalidade da Youcast oferecem o que há mais moderno em serviços interativos. Nosso serviço de TV por assinatura via streaming está em linha com a nova regulação de TV linear pela Internet (TVLAI) da ANATEL e permite ao usuário interagir com a programação de TV. Desta forma o hóspede pode assistir a filmes, programas ou entrevistas 72 horas após sua transmissão ao vivo, pois nossa plataforma arquiva estes conteúdos oferecendo ao usuário a reprise do mesmo quando ele quiser. Esta tecnologia se chama catch-up e o conceito permite também ao usuário pausar ou retroceder um conteúdo de TV para a maior conveniência. A plataforma oferece também uma gama de filmes para visualização gerando muitas vezes uma fonte de renda adicional para o hotel. Atuamos também com integrações Wi-Fi com uma plataforma de gestão de acesso à internet em redes públicas, que solicita uma autenticação aos clientes que acedem à rede Wi-Fi do Hotel.  Mas a ferramenta de maior interesse e de valor muito acessível para o hotel é um aplicativo que permite agregar serviços ao hóspede. Visualizar estado de conta, solicitar serviços de lavanderia ou de comida do restaurante ou mesmo do comercio da região com o qual o hotel faça acordos de parceria beneficiando-se das compras é possível. A ferramenta, uma plataforma de gestão de pedidos, oferece também um excelente meio de combate à COVID, pois o hospede não precisa interagir com outros meios físicos para realizar seu check-in e check-out (liberação por voucher, autorização por SMS) ou demais solicitações ao hotel”, conta.

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
Diretor Comercial da Youcast, Roberto Silva: “A Youcast é uma empresa que atua com integrações para transmissão de conteúdos multimídia e dados” (Foto: Divulgação)
Publicidade
Fispal
Hospitalidade

O Diretor da empresa também fez uma análise em relação a presença na área de hospitalidade, visando sempre a boa infraestrutura. “A Youcast é uma empresa que atua com integrações para transmissão de conteúdos multimídia e dados e nossas soluções abraçam todas as tecnologias existentes, seja transmissão de dados por fibra, cabo coaxial ou mesmo WiFi, via satélite, ponto a ponto ou ponto multiponto. Nossas soluções atendem dês de clientes B2B a operadoras TELECOM tier 1. O produto hospitalidade é uma vertical da empresa com grandes aspirações de facilitar os serviços multimídia do hotel, sem necessidade de investimentos em cabeceiras de TV locais, mas com foco em investimentos, caso necessários, em rede IP interna. Todos os clientes entendem que investir em infraestrutura de rede é melhor e gera mais retorno que investir em tecnologias de processamento de sinal de TV local. As plataformas proporcionam também ferramentas para controle e gestão do recurso WiFi, além de permitir realização de pesquisas e gerar relatórios de gestão. O mundo de hoje é o da informação”, explica.

Diferencial

Roberto Silva destacou os diferenciais da tecnologia IPTV para as antenas comuns. “A antena comum oferece os sinais da TV aberta em transmissão ao vivo apenas. Não permite nenhum tipo de interação e a grade de programação é muito limitada. Para um hotel de negócios ou mesmo um com maior frequência de estrangeiros o conteúdo da TV aberta é insatisfatório. Nós oferecemos grades de programação com conteúdos premium, mais indicada para muitos hotéis”, diz.

A visão dos hotéis

O Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis que conta com essa tecnologia. Segundo o Diretor Geral do empreendimento, Ricardo Lima: “Com certeza (é um diferencial). Ao selecionarmos os canais mais vistos e utilizados pelos hóspedes, poupamos o tempo deles e oferecemos opções melhores de conteúdo. No entanto, notamos que o consumo por serviços on-demand e de streaming fazem a diferença”, diz.

O Diretor acrescenta que pela razão da insegurança dos clientes na circulação no hotel, esse serviço possibilita uma boa estadia dentro do quarto como lazer. “O serviço é um braço direito ao ser uma outra opção de lazer aos hóspedes. Alguns não se sentem seguros ainda para circular muito pelo hotel e ficam mais no quarto”, explica Lima.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O Praia Ipanema Hotel conta com o serviço da Nonius, e entre os serviços, a comunicação com os hóspedes é uma das vantagens. “Nossa tecnologia, a Nonius, facilita que os clientes assistam os canais mais buscados, além de terem acesso a serviços on-demand e de streaming, como a Prime Vídeo e Netflix. Além disso, é possível enviar mensagens aos hóspedes pela TV, saber sobre os voos e acesso a mapas”, explica. “Às vezes, os clientes nos pedem para enviarmos mensagens de parabéns ou pedidos de casamento inclusive, com fotos deles. Também é interessante para mandarmos algum evento que ocorrerá no hotel, como um Sunset ou jantar especial”, completa.

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
O Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis que conta com a tecnologia IPTV (Foto: Divulgação)
Tendência no mercado

Roberto Silva acredita que essa tendência passa por uma nova experiência que o hóspede pode viver. “Sem dúvida nenhuma. A tecnologia IPTV por sua natureza tecnológica traz inúmeras inovações que permitem ampliar a experiência do usuário. Como a tecnologia estabelece uma comunicação de duas vias e o usuário pode-se beneficiar não apenas de informações atualizadas online (exemplo transito na região, previsão do tempo, tabela de chegadas e partidas do aeroporto), mas também interagir com plataformas de serviço de interesse do hotel”.

Ricardo Lima, do Praia Ipanema Hotel, reitera que a pandemia trouxe esse novo cenário uma nova visão para o hóspede, o que faz o sistema ser uma tendência global. “Com a abertura gradual após a pandemia, os hóspedes que vinham ao hotel buscavam sair um pouco de casa, arejar a cabeça. Como as áreas públicas ainda estavam fechadas, a única opção era ficar dentro do quarto admirando a vista ou assistindo TV. Nesse momento, notamos um crescimento assíduo da tecnologia. Agora, com a abertura um pouco mais estruturada, notamos que as pessoas buscam ficam o menor tempo possível nos quartos. Querem andar no calçadão, ir a piscina, dar um mergulho na praia ou ir nos pontos turísticos que reabriram. No entanto, na volta dos programas num pequeno descanso “break” ou à noite, o consumo é elevado”, sinaliza.

Essa nova forma de oferecer conteúdo, interação, qualidade de imagem faz com que o sistema IPTV já tenha um espaço no mercado, mas Thiago Paiva reforça ainda sobre as dificuldades nos hotéis por conta da infraestrutura, “A IPTV não será uma tendência, ela já é uma realidade do mercado. Operadoras já trabalham para oferecer ao cliente a IPTV, assim como grupos de televisão fazem o mesmo, eles acreditam que não vão precisar das operadoras para atrair os clientes. Um dos grandes segredos da IPTV é um serviço mais barato e que te possibilite escolher aquilo que deseja assistir sem precisar pagar mais canais para isso. A grande dificuldade no mercado de hotelaria é infraestrutura dos hotéis que não estão preparadas para receber o sinal via internet, essa é a maior barreira para entrada deste sistema”, alerta.

Direitos contratuais

O ECAD – Escritório Central de Arrecadação – é um órgão privado, fundado em 1976, que arrecada para os artistas os direitos autorais de cada música tocada ‘em execução pública’ no Brasil, seja ela nacional ou estrangeira. Victor Perucho, também Diretor da Nonius no Brasil, diz: “A Nonius tem acompanhando a evolução das regulamentações que estão sendo implementadas pelo ECAD no Brasil, principalmente no que diz respeito à implementação destas arrecadações no mercado hoteleiro. As soluções da Nonius permitem que os conteúdos (TV/Música) possam ser disponibilizados aos hóspedes de uma forma simples e mais amigável. Devemos destacar a necessidade de sempre existir um contrato entre o hotel e os operadores de Conteúdos (seja de TV ou Música) para que estes sejam disponibilizados no Hotel. Entretanto, este é um assunto que não impacta diretamente a nossa operação, sendo uma questão burocrática e legal entre o Hotel e o Operador TV/Música contratado”, finaliza.

IPTV agrega valor aos serviços prestados nos hotéis
Os meios digitais mudou a forma como as pessoas ouvem música ou assistem TV – Foto – Divulgação


Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA