Ipeturis divulgou dados do mercado de turismo de 2014
O Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo divulgou recentemente os resultados do estudo “Indicadores Econômicos do Setor de Agenciamento Turístico Nacional 2014”, pesquisa encomendada pelo Sindetur/SP – Sindicado das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo.
O estudo revelou que o ano de 2014 foi um pouco atípico para o setor turístico devido a realização da Copa do Mundo, a alta do dólar e as eleições presidenciais. O levantamento afirmou que o primeiro trimestre, tradicionalmente fraco, desta vez apresentou volume maior em vendas.
De acordo com o presidente do Ipeturis, Marciano Freire, “houve uma inversão na lógica histórica de vendas. Nos primeiros três meses do ano passado, o volume médio por empresa foi de R$1,04 milhão, no Brasil. No último trimestre, chegou a R$ 882 mil”.
Perspectivas para 2015
Para quase metade das empresas entrevistadas (48,8%), o estudo revelou que o primeiro trimestre de 2015 será melhor que o quarto trimestre de 2014, enquanto que para 28,4% será pior.
Para potencializar o desempenho em 2015, as empresas consultadas citaram como estratégias: ações de marketing e divulgação (71,7%), prospecção de novos clientes (68,5%), venda de novos serviços turísticos (29,8%), adotar incentivos variáveis na remuneração dos colaboradores (27,2%).
Volume De Vendas
2014 | Microempresas | Pequenas | Médias | Grandes |
Volume médio de vendas no ano | R$ 478 mil | R$ 2,89 milhões | R$ 16,3 milhões | R$ 111 milhões |
Melhor período de vendas | 1º trimestre com volume médio de vendas de R$ 591 mil | 1º trimestre com volume médio de vendas de R$ 3,63 milhões | 1º trimestre com volume médio de vendas de R$ 19,7 milhões | 3º trimestre com volume médio de vendas de R$ 171 milhões |
Análise | Queda no volume médio de vendasno transcorrer do ano, comparando ao primeiro trimestre | Recuo de 20,9%, entre os volumes médios de vendas do primeiro para os demais trimestres do ano | Queda de 21,5% entre o volume médio de vendas do primeiro e segundoTrimestres. Aumento de 9,6% no terceiro trimestre | Aumento de 52,4% no volume médio de vendas do terceiro trimestre em relação ao anterior |
Serviços
O estudo revelou que entre os serviços mais comercializados no ano passado pelas empresas de agenciamento turístico no país, as passagens aéreas ficaram em primeiro lugar, com volume médio de vendas de R$ 466 mil no ano. Em seguida, ficaram os pacotes turísticos, com volume médio de vendas de R$ 231,9 mil, e hospedagens com média equilibrada durante o ano de R$ 113,8 mil.
Destinos
As vendas para destinos internacionais tiveram vantagem em 2014, com volume médio de vendas de R$ 469,9 mil, enquanto que destinos nacionais tiveram volume médio de vendas de R$ 465,7 mil.
O levantamento consultou 716 empresas do setor ao longo do ano passado, trimestralmente, em 105 cidades, localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal. Os resultados foram ponderados a partir da última declaração da RAIS, a fim de representar a totalidade das empresas de Agenciamento Turístico do País. O Estado de São Paulo concentra 204 empresas consultadas, seguido por Rio de Janeiro (83 empresas), Minas Gerais (56) e Paraná (52). A região Sudeste (49,2%) é a mais significativa na composição da amostra.