Investimento em capital humano é debatido na ADIT Share
Direto de Foz do Iguaçu (PR) – O CEO do Pueblo Bonito Golf & Spa Resort, Alberto Coppel, terminou agora a pouco essa palestra que abriu o segundo dia da grade de programação da 7ª edição do ADIT Share. O evento é promovido pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, tem a Revista Hotéis como mídia oficial e prossegue até amanhã no centro de eventos do Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu. Ele começou explicando um pouco sobre o Pueblo Bonito Golf & Spa Resort que tem mais de 100 mil famílias associadas e já vendeu mais US$ 5 milhões nos últimos anos em propriedade compartilhada. Em razão desse crescimento eles estão projetando um novo hotel em Los Cabos no México e outro hotel na Riviera Maya.
Para ele, fator humano é a maior vantagem competitiva que um hotel possui e é isso é o que ele sempre acreditou há muito tempo atrás. “Os clientes vem em primeiro lugar, depois os colaboradores e depois a empresa. Queremos que nossos clientes sejam sempre bem cuidados. Cuide bem de seus colaboradores que eles cuidam bem de seus clientes”, assegurou Coppel.
Desenvolvimento de talentos
Os programas de desenvolvimento humano que o resort faz também foram citados por ele, como os de capacitação técnica e educacional. Segundo ele, vários colaboradores não sabiam ler e escrever direito. O vício em álcool que alguns colaboradores apresentavam e que eram banidos dos quadros da empresa também foi citado como por ele como matar os talentos. “Eu não escutava o problema dessas pessoas até que um dia um colaborador entregou uma carta a ele e pediu para ler do início ao fim. Ele relatou seus problemas e ao terminar me deu conta que eu não escutava meus colaboradores e ai caiu a ficha que eu não estava sendo um líder que tem de ser humilde e eu confundia humildade. O líder tem de estar ligado a verdade, tem de escutar a opinião dos outros. Quanto custa para uma empresa quando não se escuta seus colaboradores. Percebi então que a mudança tinha que vir de mim”, destacou Coppel.
Algumas experiências ruins vividas em sua infância para ele determinou a postura que tinha de acreditar que era o dono da verdade e não escutava os colaboradores. A verdade, a culpa e o medo foram citados por ele como aspectos que muitas pessoas criam como uma espécie de máscara e que atrapalham suas relações e para isso, ele criou o programa 12 passos no resort. Com essas mudanças de comportamento e dos resultados alcançados, ele se tornou Diretor geral do Pueblo Bonito Golf & Spa Resort.
Ele questionou quanto custa para as empresas os colaboradores com baixa estima, abuso sexual, físico e verbal? E disse que em 2014 assumiu ser homossexual e não me envergonha disso, pois não interfere em sua capacidade de trabalho. “Temos que criar condições necessárias para que o talento dos colaboradores floresça, se o colaborador tem problema de álcool, nós cuidamos, mas necessitamos dele se empenhar para acabar com esse vício. Procuramos profissionais com criatividade e isso faz com que tenhamos apenas 24% de tuner over ao ano, mesmo num cenário muito competitivo de mão de obra como em Los Cabos no México, onde os colaboradores mudam quase que diariamente de empregos. Vamos deixar de ser chefe, temos que pensar e agir como líder. E uma grandes fortalezas que eu tenho é que sou frágil na frente das pessoas e se for necessário chorar na frente delas eu faço. Não tenho medo e nem receio. Eu não sou um produto acabado, estou em constante mudanças e isso é a mensagem que deixo a vocês”, concluiu Coppel.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Foz do Iguaçu para cobrir esse evento em razão da parceria com a ADIT Brasil e se hospeda no hotel Nacional Inn.