InvestimentosMercadoÚltimas Notícias

Investidores hoteleiros estão otimistas com a América Latina, aponta JLL

Com a adoção de políticas econômicas resilientes, a América Latina tem retomado a confiança dos investidores hoteleiros. A Pesquisa Latin America Hotel Investor Sentiment Survey 2017, publicada pela JLL Hotels & Hospitality Group apontou que, mesmo mantendo-se cautelosos, eles esperam uma melhora no desempenho dos principais mercados da região no curto e médio prazo.

O estudo JLL Latin America Hotel Investor Sentiment Survey entrevistou 500 principais investidores ativos na América Latina sobre suas intenções de investimento na região atualmente. A pesquisa mostra que os mais importantes investidores da região estão estrategicamente segurando investimentos, preferindo trabalhar nos mercados sabidamente superofertados, visando obter valor no futuro. Preocupações com a estabilidade econômica e política, além de segurança e violência ressurgiram como os principais entraves para os investidores da região, segundo a pesquisa.

Ricardo Mader, Diretor da JLL Hotels & Hospitality Group afirmou que “globalmente, entre os países emergentes, a Índia vem apresentando o melhor desempenho no setor hoteleiro. Mas, devido à alta complexidade de seu ambiente de negócios, a América Latina torna-se uma opção atraente para interessados em investir em mercados emergentes”.

Publicidade
Desbravador

Brasil e México lideram transações

O volume de transações hoteleiras na América Latina entre 2014 e 2016 foi de US$ 3,5 bilhões, sendo que a liquidez foi liderada pelo México e pelo Brasil, que juntos, foram responsáveis por 45% das transações realizadas na região nesse período.

No Brasil, explica Mader, como o setor de incorporação imobiliária ainda vem sendo negativamente impactado pelo cenário econômico, a perspectiva é de que continuem ocorrendo transações com a participação de fundos de investimentos e outros tipos de investidores institucionais.

A pesquisa da JLL mostra ainda que há um interesse maior dos investidores na aquisição de ativos hoteleiros em cidades secundárias, enquanto no Rio de Janeiro e em São Paulo, os investidores estão mais inclinados a segurar os investimentos. “Essa é a tendência observada nos principais mercados da região, os investidores estão propensos a segurar investimentos nas principais capitais, enquanto mostram apetite para aquisições em cidades secundárias”, analisou Mader.

Publicidade
Ameris

Desempenho dos hotéis

Mesmo que a performance dos hotéis não tenha sido uniforme na América Latina em 2016, a maioria dos países registrou crescimento do RevPAR. Cidade do Panamá, Quito e Santiago registraram queda no índice em relação a 2015.

O Brasil também sofreu, com exceção do Rio de Janeiro, onde o RevPAR aumentou dois dígitos, impulsionado pela realização das Olimpíadas de 2016. A tendência é de que o RevPAR continue aumentando na região este ano, já que o turismo vem apresentando bom desempenho e, de forma geral, espera-se um crescimento moderado do novo estoque.

A Pesquisa JLL Latin America Hotel Investor Sentiment Survey entrevistou 500 principais investidores ativos na América Latina sobre as intenções de investimento na região. Os resultados apresentados são uma média obtida entre todos os respondentes, e não incluem opiniões de analistas ou consultores.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA