MatériasOpiniãoÚltimas Notícias

Inteligência competitiva é investimento essencial – Artigo de João Vissirini

Artigo de João Vissirini*

A psiquiatria afirma por meio de estudos científicos que o hábito de seguir pelos mesmo lugares vicia a vista e a percepção, e passamos a ver e a notar apenas aquilo que é novo no cenário antigo, porque nossa mente desconsidera o que já está registrado. Esse fenômeno também acomete hoteleiros de todas as partes do mundo, segmentos e culturas, porque navegamos diuturnamente no mesmo ambiente físico de um hotel.

Com o tempo deixamos de notar falhas, defeitos concretos, necessidades e tendências ainda que abstratas, porque os nossos olhos, mente, percepção e interesse se cansaram do ambiente e da atividade. Isso não é um defeito, mas uma desaceleração natural e previsível; e é quando necessitamos de mudanças. Pequenas alterações na decoração, iluminação, jardinagem, consertos, cores, configuração dos tipos de unidades habitacionais, ou apenas mudar as coisas de lugar transformam ambientes em novos ambientes, velhos hotéis em novos hotéis, alteram a motivação dos funcionários e dos velhos e novos hóspedes como consequência do novo. É inteligência competitiva essencial.

Assim como acontece com o ambiente, acontece também com a concorrência. Depois de um tempo cansamos e deixamos de prestar tanta atenção e nos contentamos em definir máximas e clichês para defini-los; entretanto, a concorrência deve ser revista toda semana. Identificar quais são de fato os seus concorrentes diretos, como são as estruturas em comparação com a sua, como é a precificação em relação à sua, quais as ações, qual o perfil de público, quem está hospedado lá e não aqui é trabalho permanente, especialmente como ser melhor do que eles, como cobrar mais caro e obter diária média melhor do que a deles, como obter taxa de ocupação melhor que a deles, como fazer o consumidor preferir o seu em detrimento do deles é análise e luta diária, não há trégua aos concorrentes para quem busca o sucesso. É inteligência competitiva essencial.

Posicionar-se estrategicamente entre os seus concorrentes, ocupar o seu espaço no mercado, identificar qual é o perfil do seu consumidor hoje, analisar as tendências e os cenários futuros e identificar o perfil do seu consumidor amanhã conquistando-o hoje, são atribuições permanentes dos empresários que sobreviverão a todas essas mudanças radicais da tecnologia, da forma, conteúdo e consumo. É inteligência competitiva essencial.

A VR Hotéis – Visibilidade e Resultados oferece esse serviço como a primeira etapa do trabalho de posicionamento estratégico que definimos como Atualização de Produto, que consiste na análise do empreendimento sob as tendências e cenários presente e futuro, atualização de conteúdo, reconfiguração do empreendimento, unidades habitacionais, posicionamento sobre a concorrência, precificação e posicionamento estratégico. Com a aplicação das quatro etapas previstas atualmente nossa taxa média de crescimento anual de receitas está em 21%. Conheça a VR Hotéis – Visibilidade e Resultados Extremos para Hotéis.  Contato – www.vrhoteis.com.br

* João Vissirini é Diretor da VR Hotéis – Visibilidade e Resultados Extremos para Hotéis

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA