Publicidade
Retomada do turismo

Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza lança selo verde para hotéis sustentáveis

Além de certificar os empreendimentos com o selo verde, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza também oferece consultoria para hotéis que atingem menos requisitos ou que não possuem uma estratégia para se tornarem sustentáveis

O IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, fundado em 1991 e que detém desde 2007 a qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, concedida pelo Ministério da Justiça, acaba de lançar o selo verde e certificação de meios de hospedagem EcoResponsável. O selo é o primeiro direcionado exclusivamente para o setor hoteleiro (Hotéis, Resorts, Pousadas, Lodges…). O selo e certificação de Meio de Hospedagem Eco Responsável, vem sendo desenvolvido desde o início de 2019 e teve seu lançamento na primeira semana 2020, com 10 meios de hospedagem avaliados, aprovados e certificados.

O selo do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (reprodução)

A ideia da Instituição é entregar conhecimento para que os meios de hospedagem possam reduzir ao máximo seus impactos ao meio ambiente, proporcionando ferramentas e instruindo-os dentro de uma metodologia assertiva, já que muitos têm interesse em se tornar mais sustentáveis e no entanto, não sabem qual o caminho correto a seguir.

São seis temas abordados durante as avaliações: Educação Ambiental; Uso responsável de Energia Elétrica; Consumo consciente de água; Descarte correto dos resíduos sólidos; Política Ambiental e Estratégias de redução da “Pegada de Carbono”.

Publicidade
Harus

Dentro de cada tema, existem diversos pontos avaliados e o resultado final é um número validador chamado IBER – Índice Básico de Eco Responsabilidade, que identifica se o meio de hospedagem se enquadra nos requisitos mínimos necessários para o recebimento do selo. De acordo com o nível atingido, o meio de hospedagem é qualificado com três, quatro ou cinco folhas (maior número de folhas = maior número de pré-requisitos atingidos).

Painéis solares do Hotel Cambará, um exemplo de ação sustentável (Foto: divulgação)

Para aqueles meios de hospedagem que não alcançam os requisitos necessários, a equipe do IBDN presta consultoria, informando os caminhos para adequação. E para aqueles que se enquadraram, mas buscam melhorar e chegar em um nível mais elevado, o IBDN ajuda da mesma forma.

Publicidade
RAP Engenharia

É importante ressaltar que a certificação não está voltada somente para meios de hospedagem 100% sustentáveis. A ideia é justamente promover menor impacto ambiental, fazendo com que aqueles que não tenham nenhuma ação ou realizem poucas ações, passem a ter um número maior de quesitos eco responsáveis, assim como ajudar a melhorar ainda mais aqueles que já estão trilhando um caminho avançado e alcançaram um número maior de características sustentáveis. Por isso foi criada a classificação por folhas. O interessante é que, para os hotéis serem certificados, devem possuir um número considerável de quesitos ambientalmente responsáveis para merecerem tal qualificação.

Tanto hotéis urbanos como lodges selvagens, pousadas de praia ou mesmo um mega resort, possuem um caminho para alcançar níveis potencialmente adequados.

O Centro de Reciclagem dos hotéis Campo dos Sonhos (Foto: divulgação)

Um valor simbólico é pago pelos meios de hospedagem para manter as atividades do instituto e da equipe de consultores que prestam a consultoria. No mundo todo, empresas (dentre elas meios de hospedagem) cada dia mais, buscam tornar-se ambientalmente responsáveis. Tais ações, além de gerarem economia financeira (assim como energética – no caso mais básico de painéis solares), atendem as expectativas dos consumidores, que vêm se tornando cada dia mais exigentes e fiscalizadores do tema, dando preferência a empresas que sigam esse direcionamento.

Para se certificar

Através do site www.ibdn.org.br, na aba selos e certificações, o meio de hospedagem efetua a solicitação preenchendo um formulário. Através deste, os técnicos do IBDN iniciam as validações e contatos para a promoção ajustes e melhorias nas rotinas do meio de hospedagem, caso necessário. Para aqueles que já possuem o número mínimo de ações, o instituto inicia as solicitações comprobatórias e efetua a curadoria, dando ainda os caminhos necessários para uma evolução ainda maior.

Confira a lista dos meios de hospedagem já avaliados e validados com o selo e o certificado

Hotéis Fazenda Campo dos Sonhos (rede de hotéis sustentáveis)

Cambará Eco Hotel

Eko Residence Hotel

Hotel & Pousada Favareto

Pousada Vila Kalango

Rancho do Peixe

Hotel Canto das Águas

Pousada Piuval

Rede de Hotéis Fioreze com os: Hotel Fioreze Centro  e Hotel Fioreze Primo

Solar do Oriente Yurt Ecovillage

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA