MatériasOpiniãoÚltimas Notícias

Importância e valorização do agente de viagens

Artigo de Edmilson Romão*

Nós, agentes de viagens, somos descobridores de destinos e conectamos pessoas com o melhor do mundo. Não é por acaso que o Dia do Agente de Viagens (22 de abril) é comemorado na mesma data do descobrimento do Brasil. Somos os responsáveis por apresentar as oportunidades para quem busca experiências com segurança, comodidade, conforto, tranquilidade, atendimento personalizado e melhor relação custo-benefício.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Hoje, nós da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP), na defesa dos interesses da categoria desde 1959, comemoramos o sucesso, as realizações e o progresso do setor. Também compactuamos com a dor de muitos profissionais que não conseguiram se adaptar a mudança do comportamento do consumidor e com a entrada de novos players no nosso mercado. Vamos nos reinventar com capacitação e inovação. O agente de viagens tem de ter convicção e certeza de seu reconhecimento no mercado. Devemos valorizar a categoria e resgatar a nossa autoestima. Somos 26 mil agências regulamentadas no Brasil pela Cadastrur, cadastro dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo. A Abav Nacional estima que as agências correspondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais; 85% dos lugares nos voos internacionais, que saem do Brasil; 75% dos cruzeiros marítimos e fluviais; 90% dos pacotes turísticos; 60% das reservas de hotéis; e 28% das locações de veículos. Ou seja, representam ao todo, 80% das vendas nacionais.

O Turismo é fonte de riqueza e desenvolvimento, encarregado por um a cada dez empregos (diretos e indiretos), beneficiando uma malha de 52 setores sinérgicos que formam a sua rede. O segmento se concretiza com extrema importância para o PIB brasileiro, tendo sido responsável pela injeção de US$ 163 bilhões na economia do País em 2017 e pela geração de mais de sete milhões de empregos. No ano passado, batemos ainda o recorde de estrangeiros no país, ultrapassando 6,6 milhões. Ao todo, o gasto de turistas estrangeiros no Brasil em 2018 chegou a US$ 5,43 bilhões.

Publicidade
Harus

Porém, ainda temos um longo trajeto para alcançar um crescimento nos próximos anos. Mesmo com estatísticas positivas, um País continental como o nosso, precisa melhorar as condições de infraestrutura, segurança e preservação de nossos patrimônios históricos. Será necessário resgatar a nossa memória e valorizar a nossa cultura.  Enfatizo, que só conseguiremos nos desenvolver, se investirmos em treinamento e promoção de nossos destinos. A estrada é longa, mas acreditamos que podemos desembarcar como os nossos clientes: cheios de esperança para desbravar um mundo melhor. Reputamos o valor do agente e queremos fortalecê-lo como consultor qualificado e o mais importante canal de vendas do segmento.

Publicidade
Desbravador

Por tudo isso, compreendo que esta data, além de comemorar os resultados já alcançados, traga a reflexão da luta diária que enfrentamos para conquistar o verdadeiro reconhecimento desta categoria. Agradecemos o empenho e dedicação de todos os agentes de viagens do Brasil, que assim como eu escolheram essa profissão, diante de qualquer desafio ou adversidade.

*Edmilson Romão é Presidente da ABAV/SP – Associação Brasileira de Agência de Viagens de São Paulo

Publicidade
Fispal

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA