Imagem do turismo no Brasil é debatida no Travel & Lifestyle Summit 2019
Quem moderou esse painel que terminou agora a pouco foi a jornalista Adriana Moreira, Editora do caderno de viagens do Estadão e contou com a participação de Bruno Giovanni Reis, Diretor presidente Emprotur – Empresa de Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte; Marcos Swarowsky, Sênior diretor de Market Managemente do Expedia Group; Greetje de Hann – Chief Operating Officer da Allpoints Hotel Rewards e Eduardo Fleury, líder de operações do kayak.
Bruno Giovanni Reis começou o debate destacando que o Rio Grande do Norte cerca de 2 milhões de turistas por ano, mas quando tomou posse recentemente constatou que o Estado não possuía ainda um site de promoção do destino e essa foi uma prioridade em sua gestão. “Lançamos no último sábado um site com estratégia digital focando nas redes digitais e comunicando sobre os novos voos. Queremos lançar um prêmio em parceria com o TripAdvisor em 2020, assim como criar várias ações diferenciadas para promover o nosso destino”, revelou Reis.
Segundo ele, uma das primeiras atitudes que fez ao assumir a pasta foi articular com o Estado o regime que proporcionou novos voos e incremento aéreos nos destinos, com ênfase de reservas oriundas da Argentina e Chile. Ações de relacionamento junto as operadoras também foram citadas por ele como a Rota do Por do Sol, assim como a Mostra de Cinema em São Miguel do Gostoso.
Swarowsky lembrou que a Expedia foi fundada em 1998 na Microsoft pela insistência de uma brasileira que acreditava no potencial da internet. “Ela criou um cd room e burlando a segurança do Bill Gates entrou na sala dele e colocou o CD room em cima da mesa e seis meses depois ela foi contratada para desenvolver um trabalho e assim nasceu a Expedia”, disse Swarowsky.
Entre as ferramentas que a Expedia possui está uma câmera que observa os usuários que entram no site, ela analisa as reações das pessoas ao planejarem a viagem. A ferramenta é capaz de ver se as pessoas estão frustradas, felizes e as funcionalidades são exploradas com mais profundidade”, assegurou Swarowsky.
Eduardo Fleury, líder de operações do kayak disse que a empresa não vende, mas compara preços e apresenta aos usuários como estratégia de intenção de compras. “Observar o comportamento dos usuários no site, o que ele procura e como uma atração movimenta um destino. Com isso, criamos muitos dados de comportamento das buscas de nossos usuários e identificamos as estratégia de destinos competitivos”.
Segundo ele, 50% hoje das reserva são mobile e as pessoas tem comportamento dos millenions e por isso é necessário entender melhor o comportamento dos viajantes. “Tem muitas pessoas que querem dar uma escapada para a cidade de São Paulo, mesmo morando na cidade”, lembrou Fleury.
Greetje destacou que quando chegou para trabalhar no turismo no Brasil ouviu muito que não iria dar certo, pois as grandes OTA´s dominavam o setor e não havia espaço para crescimento. “Mas a Allpoints Hotel Rewards rompeu essas barreiras, pois é uma moeda de viagem para fazer as pessoas buscarem as melhores ofertas, assim como incrementar toda a cadeia produtiva do setor. Os pontos acumulados são trocados por diárias grátis em mais de 550.000 hotéis no mundo”.