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ICV Brasil lança selo que garante limpeza e segurança de ambientes

A ICV Brasil, uma das principais empresas da área de inspeção, certificação e vistoria, acaba de lançar o Selo ALS (Ambiente Limpo e Seguro), que garante o cumprimento dos protocolos de limpeza e a higienização de ambientes empresariais e comerciais. O selo foi desenvolvido em molde semelhante ao do Clean & Safe, do Ministério de Saúde de Portugal -, de acordo com os procedimentos de segurança necessários para o público e os colaboradores das empresas de diferentes setores, no momento de flexibilização da pandemia.

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O Selo ALS atende a todos os tipos de negócios que estão retomando suas atividades, incluindo escritórios, shopping centers, bares, restaurantes e lanchonetes, cinemas, escolas e faculdades/cursos, lojas e boutiques (em shoppings e de rua), laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e outros em geral, academias e estúdios, áreas comuns de condomínios, além de operações de grande complexidade de aeroportos, construtoras e indústrias.

Suzete Suzuki, Diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil, afirma que: “Reunimos todos os requisitos necessários, em uma plataforma própria, para a realização de auditorias que verifiquem a conformidade dos ambientes de empresas e comércios e sua adequação aos mais rígidos protocolos de segurança e limpeza”.

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Entradas, saídas, cozinhas, lavatórios, banheiros, áreas de lazer, refeitórios, corredores, escritórios, recepções e demais salas são os ambientes propensos e receber o selo. Esta certificação atesta o comprometimento das organizações e estabelecimentos com o controle de entradas e saídas; a disponibilidade de álcool em gel 70%; o controle de temperatura de clientes e colaboradores; a redução da capacidade de público para evitar aglomeração; o distanciamento das pessoas em filas; e os sistemas de ventilação e climatização limpos, entre outros pontos.

Outros aspectos considerados são as comunicações por meio de avisos, para lembrar sobre a necessidade de lavar as mãos e o número máximo de pessoas permitido, bem como as demonstrações de demarcação, identificação e limpeza dos ambientes. As empresas e organizações ainda precisam promover o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), além de manter as equipes atualizadas e bem informadas sobre as questões envolvendo a COVID-19.

Documentos são enviados digitalmente, dentro do modelo de certificação 4.0 (Foto: geralt/ Pixabay)

Certificação 4.0

A auditoria do selo, por parte da ICV, é feita de forma digital, com ferramenta própria para tal finalidade, para captura e envio das imagens de toda a instalação do estabelecimento ou empresa. Todos os documentos são enviados digitalmente, dentro do modelo de certificação 4.0, que teve grande impulso em âmbito global por conta da pandemia. “Com a pandemia, as certificadoras se viram em uma situação de quase obrigatoriedade de entrar em uma nova era de uso de ferramentas e tecnologias, para atender as atuais demandas de mercado”, observa Suzete, destacando que a certificação 4.0 promove ainda a redução de custos de logística e deslocamentos, ao mesmo tempo em que cobre, com maior exatidão e controle, as evidências da auditoria.

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Mensalmente, são solicitadas fotos ou vídeos para comprovação de atendimento aos requisitos. “Todo material disponibilizado passa por auditoria e caso o auditor encontre inconsistências, pode solicitar ao cliente uma auditoria remota ou o envio de ações e evidências de atendimento”, explica ela.

Uma outra forma de fiscalização se dá por intermédio do próprio cliente ou colaborador, através de um QR Code, que deve ser obrigatoriamente disponibilizado em displays, banners e folders nos ambientes, e também pode ter sua validade conferida pelo site Ambiente Limpo e Seguro. Dessa forma, o usuário do local pode fazer uma denúncia de irregularidade, que a ICV Brasil encaminhará aos responsáveis da empresa ou do estabelecimento comercial, dando um prazo de 24 horas para resposta.

A fiscalização por parte do cliente ou do colaborador é uma novidade. A ICV BRASIL vem analisando tendências de mercado e verificou que o melhor fiscal é o próprio usuário, que pode registrar e denunciar a não conformidade com rapidez e agilidade via dispositivo móvel.

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