ICH retoma expectativas com números positivos em 2021
A ICH – detentora das marcas Intercity Hotels, Yoo2 e Tru by Hilton – fechou o último ano com crescimento expressivo e aposta em um 2022 promissor
Em mais um ano desafiador para o setor hoteleiro, a ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels/ Yoo2/ Tru by Hilton) encerrou 2021 com bons números e perspectivas positivas para 2022. Para atravessar os altos e baixos do último ano, a empresa implantou estratégias que atenuaram os impactos da segunda onda de COVID-19 e prepararam a rede para a volta das viagens após o início da vacinação. Confiante na retomada, também apresentou ao mercado a entrada em novos negócios no setor de hospedagem. Ao analisar o período de janeiro a dezembro em comparação a 2020, a ICH teve aumento de 51% no faturamento, e um crescimento de 20% na taxa de ocupação.
A fórmula para os números positivos foi apostar no turismo doméstico e manter uma gestão firme de custos e pessoas. Com algumas fronteiras fechadas no último ano e a alta do dólar, a rede observou que os brasileiros estavam dispostos a redescobrir o Brasil. Destinos do Nordeste e do Sul do Brasil apresentaram excelentes performances. A praça de Salvador apresentou ocupação anual de 70%, já a unidade de Intercity Maceió, em Alagoas, operou perto dos 80%.
Apesar de algumas praças ainda apresentarem desafios, a ICH espera um aumento de 21% na taxa de ocupação em 2022 frente a 2021. A expectativa é que o número ainda fique 8% abaixo dos níveis de 2019, período pré-pandemia, visto que o mercado de grandes eventos ainda está no processo inicial de retomada. Para a empresa, este ano pode representar um início saudável de retomada, combinando um fluxo intenso de viagens de lazer e a volta das viagens corporativas. A projeção para 2022 é um crescimento de 36% no faturamento com relação a 2021. Para alcançar esse objetivo, a rede realizará um trabalho contínuo de recuperação da diária média.
Segundo Alexandre Gehlen, Diretor Geral e fundador da ICH, “Com o aparecimento da variante Ômicron eram esperados picos de casos após o Réveillon. Entretanto observamos que, com o País vacinado, a doença perdeu força letal e de internação. A população também está mais preparada para lidar com o aspecto social da pandemia. Com esse cenário, acreditamos que as viagens de lazer e de trabalho devem voltar com força. Será o início da revanche do turismo, com uma recuperação robusta e vigorosa”.
Novos negócios em meio à pandemia
Investindo em uma experiência de hospedagem com demanda crescente no mundo, em fevereiro de 2021, a ICH anunciou ao mercado o seu novo braço operacional, a Cityhome by Intercity Hotels. A marca foi concebida para gerir locações de curta, média e longa temporada de imóveis, aproveitando a expertise da rede hoteleira. Um dos diferenciais será a tecnologia que permitirá ao cliente realizar check-in e check-out e ter acesso ao apartamento sem auxílio presencial humano. As facilidades vão estar embarcadas em um novo aplicativo, que também será o canal de comunicação e suporte durante a permanência no imóvel.
A busca por recursos inovadores na área da tecnologia tem sido um dos pilares da ICH. A Intercity Hotels atua com o app Orange, lançado em 2020 (no início da pandemia). Direcionado para os hóspedes, que podem realizar o check-in e check-out de forma online, entre outras facilidades, a plataforma já firmou 15 mil downloads. Também conta com o Aplicativo Investidor ICH, lançado em novembro de 2021, que otimiza as rotinas administrativas dos seus investidores e facilita o acesso dos executivos às informações tanto da sua unidade como do mercado.
Confiante na retomada do setor e apostando em novas frentes, a empresa também abraça a categoria econômica ao lado da gigante internacional Hilton. A ICH será a administradora no Brasil da Tru by Hilton, a marca econômica do portfólio da Hilton. A estreia no País será com a inauguração do Tru by Hilton Criciúma, em Santa Catarina, em meados de abril de 2022. Com 200 propriedades abertas na América do Norte, Tru é uma marca inovadora que proporciona aos hóspedes uma experiência consistente e divertida a um valor acessível.
Outro projeto que contará com a gestão da ICH, em parceria com a Casa Hotéis, é o Own Time – Home Club Gramado, da incorporadora OnwnerInc., lançado em outubro de 2021, na Serra Gaúcha. O condomínio exclusivo de casas e flats de alto padrão será o primeiro com o conceito de Home Club do Brasil, com infraestrutura completa de lazer e recreação para toda a família. Singular por estar ancorado em uma tendência mundial de propriedade compartilhada com o diferencial da flexibilidade de uso do tempo, o empreendimento contará com serviços e administração hoteleira, aliado à inovação e tecnologia.
Em 2022, a ICH prepara a reabertura dos hotéis Intercity Campina Grande, na Paraíba, e Intercity BH Expo, em Minas Gerais, que tiveram suas atividades suspensas no início da pandemia. No segundo semestre, prevê a inauguração do Intercity Tatuapé, localizado na Zona Leste de São Paulo, e do Intercity Itapema, em Santa Catarina.