ICH comemora 25 anos com balanço positivo de 2024
Grupo hoteleiro divulga principais números, destaca unidades que melhor performaram e celebra vitória do HSMAI Awards 2024

A ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton e Cityhome by Intercity Hotels) celebra neste ano 25 anos de existência no mercado da hotelaria 25 anos e não faltam motivos para celebrar. Apesar de um período difícil em função da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e, consequentemente, do fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, que prejudicou significativamente a indústria do turismo e eventos na região Sul do Brasil, a rede comemora os resultados e conquistas de 2024.
Os bons números do grupo hoteleiro vão de encontro aos dados divulgados no último mês de outubro pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Segundo o documento, indicadores relativos à taxa de ocupação, diária média do setor e receita por quarto disponível – Revpar – tiveram aumento entre janeiro e agosto de 2024. O levantamento analisou 537 hotéis de redes associadas, responsáveis por 85.589 acomodações pelo país.
ICH cresce em diária média e Revpar
No geral, os quase 50 hotéis do grupo ICH tiveram uma boa performance de ocupação e diária média, contribuindo para o aumento do Revpar, marcando um crescimento de 6,24%. A diária média foi a principal alavanca, alcançando um crescimento de 8,68% em comparação ao ano passado, resultado direto da realização de grandes eventos no Brasil, principalmente no eixo São Paulo – Rio de Janeiro. “O aumento da diária média deve ser sim celebrado, mas requer cautela em sua análise porque apesar do indicador mostrar um número de crescimento expressivo, ainda está aquém da indexação da inflação. A hotelaria sofre muito para subir preços, sempre perdendo margem. Podemos celebrar, mas estamos resgatando nossas margens, e podendo recontratar e investir na manutenção dos ativos”, informa o CEO da ICH, Alexandre Gehlen.
Entre as praças que se destacaram no ano, o Rio de Janeiro com os hotéis Intercity Porto Maravilha e Yoo2 Rio registraram excelentes números de ocupação, com 71,90% e 62,26%, respectivamente, o que corresponde a 19,57% e 36,45% maior em comparação a 2024. Ainda que as duas unidades tenham crescido de forma significativa, o CEO afirma que o Yoo2 teve um ano ímpar, principalmente em virtude das realizações do Rock’n Rio e, recentemente, do G20 – Fórum de Cooperação Econômica Internacional. “Este hotel tem se posicionado de maneira muito interessante no segmento de luxo, com faturamentos recordes, principalmente no último mês de novembro”, comemora Gehlen.
Investimentos
Em 2024, vários hotéis da rede Intercity foram reformados, com investimentos importantes em infraestrutura, entre eles o Intercity Paulista, Intercity Nações Unidas – ambos em São Paulo -, o Intercity Salvador, o Intercity Florianópolis e o Intercity Aeroporto Porto Alegre. Na capital gaúcha, o Intercity Aeroporto ficou um período fechado após as enchentes, passou por uma grande reforma e reabriu totalmente de cara nova em novembro passado. A reforma abrangeu lobby, restaurante e área de eventos, o que lhe conferiu um ar de hotel novo, recém-inaugurado.
Reconhecimentos
E para encerrar o ano com chave de ouro, a campanha institucional ‘Faz bem viajar RS’, lançada no mês de julho para incentivar a retomada do turismo gaúcho, e o projeto de estratégias inovadoras do Intercity BH Expo, cuja distribuição de vendas é realizada pela ICH Administração de Hotéis, enquanto a operação hoteleira é gerida pela Hotel Care, renderam à ICH o 1º lugar do HSMAI Awards 2024, nas categorias Marketing Digital e Revenue Management, respectivamente. A premiação destaca práticas inovadoras e estratégicas de empresas do setor de turismo, incluindo redes hoteleiras, hotéis independentes e empresas de tecnologia.