Publicidade
Leceres

Ibict e UneDestinos se reúnem para criação de observatório

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

O Ibict – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia recebeu na última segunda-feira (27) a visita de Toni Sando e Cláudia Maldonado Lopes, respectivamente Presidente e Vice-presidente da UneDestinos. A reunião teve por objetivo oficializar a parceria e intenções no projeto de pesquisa “Observatório de informação para o setor de turismo de eventos”. De acordo com Cecília Leite, Diretora do Ibict, trata-se de um projeto de pesquisa para construção de uma plataforma e de observatórios em relação à questão do turismo, não apenas no Brasil, mas que tenha também uma relação com o que já existe fora. Toni Sando ressalta que a proposta é dar início ao plano de trabalho já elaborado e implantá-lo com um plano de ação envolvendo todos os conventions.

Publicidade
Clima ao Vivo

Ibict e UneDestinos se reúnem para criação de observatório

Toni Sando: “A proposta é dar início ao plano de trabalho já elaborado e implantá-lo com um plano de ação envolvendo todos os conventions – (Foto – André Stefano)

Marcel Garcia, Coordenador da Cotea – Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, acrescenta que esta pesquisa vai promover a criação do observatório de dados relacionados ao turismo de captação de evento. “Formalizamos um convite para que a UneDestinos e os conventions bureaus, representados por Cláudia Maldonado Lopes, participem desta parceria, uma vez que são referências no tema. Vamos juntar a expertise do Ibict na gestão da informação e na construção de observatórios com a área técnica do turismo. É uma área nova para o Ibict e temos certeza que a pesquisa  vai gerar bons resultados no final”. O objetivo geral do projeto é desenvolver um observatório para atendimento à pesquisa e à cadeia produtiva do turismo de eventos. A expectativa é que o Observatório seja um ponto de convergência das informações sobre o setor de eventos no Brasil, concentrando tanto dados relativos às estruturas e serviços para eventos disponíveis nas localidades, quanto dos eventos que nelas ocorrem – e que poderão ocorrer – incluindo estudos, relatórios e indicadores para monitoramento de movimentação econômica e social provocadas pelos mesmos.

Publicidade
Harus 1

Embora existam observatórios de turismo instalados em diferentes estados e municípios, a maior parte deles está focada em turismo de lazer. Entretanto, poucos são aqueles que observam pessoas que viajam por motivações profissionais e que, portanto, possuem comportamentos, prioridades e locais de circulação diferentes. Nesse sentido, acredita-se que um Observatório do Turismo de Eventos, promoverá planejamento mais estratégico da agenda de captação de eventos, possibilitando avaliação mais assertiva das oportunidades de negócios criadas pelos eventos – tanto fixos, quanto itinerantes; ampliação das ofertas de destinos para pré e pós agenda; novas ações de sensibilização de promotores de eventos; aumento da permanência e elevação do gasto turístico dos viajantes; e maior impacto econômico nas cidades que sediam eventos.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA