HSMAI apresenta relatório sobre retenção de talentos na hotelaria
Lançado este ano, o estudo apresenta os principais insights de retenção de talentos no setor

Para entender como as tendências influenciam o setor hoteleiro, especialmente em Vendas, Marketing e Revenue Management, a Fundação HSMAI, braço educacional e de pesquisa da Hospitality Sales and Marketing Association International, lançou seu estudo inédito “The State of Hotel Sales, Marketing, and Revenue Optimization Talent”.
O estudo revelou que o desenvolvimento e as mudanças no setor estão impactando os talentos na hotelaria, mantendo uma consistência em relação aos anos anteriores. A saúde mental continua sendo uma questão importante e o desenvolvimento de cultura e valores dentro das empresas aparece como crucial para o crescimento individual.
A novidade desta edição do levantamento é a incorporação da Inteligência Artificial como ferramenta capaz de melhorar a vida profissional, auxiliando em tarefas operacionais. A IA também aparece como potencial para redefinir cargos e substituir funções antes feitas por vendas, marketing e gestão de receitas.
Confira alguns insights:
A busca por talentos e a ascensão da economia gig
- A gig economy, caracterizada pela contratação de profissionais qualificados para projetos esporádicos, registou um crescimento de 31% entre 2016 e 2021, com projeções indicando que os trabalhadores contratados nos EUA ultrapassarão os 90 milhões até 2028;
- As abordagens tradicionais de contratação se mostram insuficientes para satisfazer a crescente procura por profissionais qualificados;
- Os empregadores do setor hoteleiro devem adotar uma mentalidade de marketing para atrair e obter efetivamente os melhores talentos;
- A escassez de trabalhadores com competências específicas levou a uma aceitação crescente do modelo de Economia de Projetos, onde os trabalhadores são contratados para projetos especializados em períodos específicos.
- Os trabalhadores gig são essenciais para preencher funções que não podem ser ocupadas adequadamente por funcionários em tempo integral;
- O modelo de vendas fracionadas representa 1/3 do custo de trazer um recurso interno em tempo integral e pode ser uma solução econômica para a hotelaria.
Retenção de talentos para líderes do amanhã
- A chave é reconhecer que cada indivíduo é um ativo único, identificando suas competências e promovendo o seu crescimento dentro da empresa;
- As mudanças tecnológicas ocorrem muito rápido e as organizações devem se adaptar para reter os melhores talentos, fornecendo oportunidades de aprendizagem prática;
- A cada ano, a saúde mental e física se tornam prioridade para os profissionais. Um local de trabalho mais saudável não significa apenas oferecer inscrições em academias e programas de bem-estar, mas nutrir o potencial de cada funcionário por meio do aprendizado e do crescimento contínuos;
- As empresas também precisam fornecer trajetórias de carreira claras para que os membros da equipe atinjam seus objetivos financeiros e pessoais.
Liderança definindo cultura e propósito organizacional
- É papel da liderança articular uma visão clara e inspiradora que define o propósito e os valores da organização, atuando como um farol orientador, garantindo que cada membro da equipe esteja alinhado com a missão e os objetivos da organização;
- É necessário desempenhar um papel fundamental no estabelecimento da cultura organizacional, incorporando os comportamentos e atitudes desejados que geram receita e lucratividade;
- É importante valorizar o bem-estar dos funcionários por meio de demonstrações ativas de cuidado e apoio às equipes;
- A liderança precisa ressaltar a importância do aprendizado e do desenvolvimento contínuos, promovendo uma cultura que valoriza o aprimoramento de habilidades;
- A colaboração incentivada pela comunicação aberta e estabelecimento de expectativas claras para o trabalho em equipe contribui para os resultados.
Trabalho em equipe multifuncional
- Está se tornando um passo necessário para as organizações conseguir expandir o trabalho para equipes multifuncionais, com contato e influência desde o desenvolvimento inicial, marketing e comunicação, tanto interna quanto externamente;
- As empresas precisam ser proativas na formação dos seus colaboradores para que eles trabalhem eficazmente em equipes multifuncionais;
- Se faz necessário promover programas de desenvolvimento individual e de grupo para fornecer as competências necessárias para tornar a colaboração bem sucedida;
- As equipes multifuncionais podem ajudar a resolver a escassez de funcionários qualificados na indústria hoteleira, incentivando a colaboração e o compartilhamento de habilidades.
O relatório completo pode ser acessado pelo link.