HotelInvest divulga prévia do Panorama da Hotelaria Brasileira

Dados mostram o desempenho do mercado hoteleiro ao longo do 1º trimestre deste ano

A HotelInvest, com o apoio institucional do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, acaba de divulgar a prévia trimestral do Panorama da Hotelaria Brasileira, através da ferramenta interativa do Power BI. A publicação apresenta um amplo levantamento de dados sobre o desempenho do 1º trimestre de 2024 da hotelaria brasileira.

Publicidade
ABIMAD

Nessa edição, foi estudado o desempenho de 197 hotéis, que somam 35.749 UHs em 10 cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo)

A nível Brasil, a ocupação do 1º trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 teve queda de 5,9% enquanto a diária média cresceu 5,0% em termos reais, o que resultou em uma diminuição de RevPAR de 1,3%. Esses níveis de desempenho rompem com a tendência de crescimento que vinha sendo visto ao longo de 2023 e que foram cruciais para recuperação do mercado hoteleiro pós pandemia.

Publicidade
Desbravador

O lado positivo é que as 10 capitais que são analisadas no estudo conseguiram aplicar aumentos reais em suas tarifas, ainda que de forma mais comedida. Os destaques ficaram para as cidades de Belo Horizonte (12,4%), Recife (11,1%) e Salvador (20,6%). Com relação à ocupação, apenas três cidades tiveram crescimento desse indicador: Manaus (5,7%), Salvador (2,2%) e Recife (13,4%). Já as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte tiveram variação negativa de ocupação (9,2%, 7,2% e 7,2%, respectivamente).

Apesar da hotelaria ter iniciado 2024 com um desempenho comedido, os próximos meses do ano parecem estar mais animados, especialmente ao longo do segundo semestre, uma vez que há previsão de que alguns congressos e shows internacionais importantes acontecerão nesse período.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA