Hotelaria se reinventa para retomada da demanda
Os efeitos devastadores da pandemia Covid-19, ainda em curso, atingiram em cheio o trade da hotelaria. As restrições sanitárias impostas, somadas ao medo generalizado de sair de casa e a insegurança provocada pelo desconhecido travaram as operações hoteleiras.
De acordo com a ABIH-SP, o setor de turismo paulista representa cerca de 40% da movimentação de todo o país. São 3,5 mil empreendimentos hoteleiros e 191 mil unidades habitacionais. Isso significa a geração de 112 mil postos de trabalho. Só na cidade de São Paulo, há 455 hotéis, responsáveis por 39,6 mil empregos.
A pandemia provocou o cancelamento de 95% a 100% dos eventos corporativos e sociais programados para acontecer em hotéis no Estado de São Paulo. Os cálculos feitos pela ABIH-SP deram conta de que a paralisação por 60 dias implicou em perda de R$ 52,5 bilhões para a economia. Números projetados para 90 dias chegam a R$ 88,0 bilhões; e para 120 dias, alcançam R$129,1 bilhões de perdas para a economia paulista.
A despeito dos números e do cenário adverso, a comunidade hoteleira tem procurado meios para a retomada, mesmo que parcial, dentro dos parâmetros de segurança e observância dos protocolos dedicados à sanidade. O fato de o governo de São Paulo haver incluído a hotelaria como atividade essencial, no decreto que normatizou a quarentena, foi fundamental para se reinventar o modo de flexibilizar.
Iniciativa cooperada
Na região de Ribeirão Preto (SP), com inclusão de Araxá e Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma ampla rede de empreendedores se mobilizou para garantir a oferta de serviços especiais na comemoração do ‘Dia dos Namorados’. Com a adoção de todos os cuidados definidos nos protocolos sanitários, foi lançada uma plataforma digital unificada para paulistas e mineiros não se privarem dos encantos dessa data tão romântica e esperada. Basta acessar www.namorados.checkinn.com.br, para se montar uma programação intimista sob medida, para cada perfil de casal.
Marcos Dias acrescenta que restaurantes de renome, sediados nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos, no estado de São Paulo, e Araxá e Uberaba, em Minas, estão integrados à iniciativa promocional.