Hotelaria paulista dá sinais de aquecimento em outubro

52ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo apresenta alta moderada. Show do cantor Bruno Mars elevou a taxa de ocupação na capital

A Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo chega à 52ª edição e apresenta os indicadores de outubro/24 (Veja íntegra da pesquisa). Foi um mês de alta moderada nos três indicadores básicos – Diária Média, Taxa de Ocupação e RevPar.

Publicidade
Ameris

Responderam à pesquisa 13 MRTs, uma a mais que no mês anterior. Planalto Paulista, Noroeste e Nordeste Paulista novamente não apresentaram representantes nas respostas da pesquisa. Das MRTS que responderam à pesquisa, cinco apresentaram queda na TO, cinco também recuaram na DM e outras cinco no RevPar. A alta mais expressiva ficou por conta da MRT Sudoeste. Já a maior baixa foi registrada na MRT Vale do Ribeira. As MRTs com apelo corporativo confirmaram a demanda aquecida, enquanto as de lazer continuam no período sazonal de baixa, sem feriados prolongados, que ajudam a aumentar os índices.

Hotelaria paulista dá sinais de aquecimento em outubro
MRT Sudoeste teve alta expressiva em outubro – Divulgação/ABIH SP

Na análise da relação funcionários X Uhs, outubro/24 apresentou índice 0,51, mantendo-se inalterado pelo terceiro mês seguido. Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada é de 0,09 pontos (-15,00%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo, no 33º mês.

Publicidade
Clima ao Vivo

Os resultados da pesquisa sobre a oferta de Uhs adaptadas para portadores de mobilidade reduzida foram mantidos para fixação da informação. Ou seja: mostraram-se satisfatórios com relação ao que ao teor do decreto 11303 sobre o tema. A ABIH-SP recomenda atenção à adaptação de unidades e adequação à lei. Nesta edição, ABIH-SP repetiu as informações sobre a pesquisa do registro Cadastur das propriedades. Da mesma forma, é importante que as propriedades estejam regulamentadas. O Cadastur é obrigatório, de acordo com alei 11.771, válido por dois anos e muito simples de ser adquirido.

A ABIH-SP apresenta, também, os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções). Ambos com altas e baixas, de acordo com as respostas tabuladas.

Publicidade
Heimtextil 2025

Neste mês, sobre os indicadores de relação despesas X receita, os resultados exibiram melhora significativa. A faixa compreendida até 50% apresentou os maiores índices, indicando equilíbrio. Apesar de a faixa entre 80% e 90% ter apresentado alta, aquela acima de 91% mostrou a maior queda. Neste mês, a ‘média’ das despesas ficou em 62,83%, aumentando a rentabilidade estimada de 37,13% na média das propriedades.

Hotelaria paulista dá sinais de aquecimento em outubro
Rentabilidade teve melhora significativa – Divulgação/ABIH SP

Outubro, assim como setembro, é um mês de alta para o corporativo e os indicadores foram sustentados muito por conta destas MRTs. As MRTs com apelo lazer continuam no período sazonal de baixa. Apesar de a MRT Litoral Norte ter apresentado bons indicadores, as demais de lazer continuam com média baixa, muito pela ausência de feriados prolongados. O mês de novembro terá característica de boa demanda do corporativo e eventos. Além disso, inicia-se a retomada do lazer, com feriados previstos, shows e outros eventos no Estado de São Paulo.

Sondagem ABIH-SP no período de Natal e Réveillon

A ABIH-SP realizou a sondagem de previsão de ocupação dos hotéis para os períodos do Natal e Réveillon com uma única expectativa para a semana. Ou seja: de 23/12/24 a 02/01/25. Em 2023, houve a divisão da ocupação entre ‘Semana do Natal’ e ‘Semana do Réveillon’. Resultados: TO do Natal – 59,50%. TO do Réveillon – 79,50.

Destaques positivos do Natal/23: Circuito das Águas e Estâncias Climáticas; Entradas e Bandeiras (Polo Corporativo); e Litoral Norte. Destaques positivos do Réveillon/23: Circuito das Águas e Estâncias Climáticas; Entradas e Bandeiras (Polo Corporativo); Coração Paulista; Alta Mogiana; Noroeste Paulista; Vale do Paraíba – Serras; Litoral Norte; Capital Paulista.

Publicidade
Desbravador

ABIH-SP é presidida por Ricardo Roman Jr. O desenvolvimento do projeto da presente pesquisa e a edição do conteúdo são de Roberto Gracioso, que integra o Conselho Fiscal da entidade. A gerente operacional Gláucia Sangiovanni é a responsável pela coleta, tratamento e administração de dados.

Publicidade
Ambiente 2025

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA