Hotelaria de Salvador recupera nível de ocupação pré-pandemia
Essa informação acaba de ser divulgada pela ABIH/BA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia. Mostra que a hotelaria de Salvador apresentou taxa de ocupação de 56,79%, ligeiramente superior à verificada no período pré-pandemia (53,18%, em 2019) e muito superior à de abril de 2021 (20,33%) – um dos momentos mais difíceis em decorrência da segunda onda da Covid-19. Os picos de ocupação ocorreram durante os feriados, conforme previsto, e voltaram a ser observadas taxas de ocupação superiores nos finais de semana. O clima favorável na capital baiana durante boa parte do mês, em contraste com o observado nas regiões Sudeste e Sul do Estado – principais mercados emissores -, foi outro fator que contribuiu para o aumento no fluxo de visitantes que ajudaram a impulsionar o destino.
A Diária Média de abril (R$ 410,08) também apresentou evolução se comparada com abril do ano anterior (R$ 319,44). Excluindo da amostra os hotéis de luxo, a Diária Média de abril ficou em R$ 313,49, semelhante à do mês anterior e bem acima à do mesmo período de 2021 (R$ 223,30). De acordo com Luciano Lopes, Presidente da ABIH/BA, o desempenho hoteleiro está evoluindo gradativamente e de forma otimista, já que a pandemia está se mostrando cada vez mais sob controle. “Já estamos com uma Taxa de Ocupação semelhante à de 2019, permitindo aos hotéis voltarem a contratar profissionais em diversas áreas do setor. Além disso, a retomada dos eventos no Centro de Convenções de Salvador vem resgatando o turismo de negócio, movimentando hotéis corporativos e de lazer. Uma novidade que vai contribuir com o incremento de turistas na capital baiana nos próximos meses, são as novas opções de voos domésticos semanais, vindos de Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Montes Claros (MG)”, revela Lopes.
Outra ação que a ABIH-BA está realizando, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e que está impactando na recuperação da hotelaria de Salvador, é o ciclo de Road Shows Salvador de 2022. A iniciativa tem como objetivo promover a capital baiana em mais de dez cidades do Brasil e da América do Sul, capacitando operadores e agentes de viagens para atrair turistas. Ainda este mês a ação será realizada em outras cinco cidades: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP).