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Hotelaria de luxo é debatida na 17ª edição do Encontro da Hotelaria Mineira

Direto de Belo Horizonte (MG) – Q uem fez essa palestra agora a pouco na 17ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, que teve início hoje no Aeroporto de Confins, foi Leila Serra de Menezes – Diretora Executiva da IETUR Treinamento Empresarial. O tema Hotelaria de luxo – Oportunidades e Tendências foi o foco da palestra e ela começou dizendo que antigamente a decoração dos hotéis era baseada no plano estético do mobiliário com ar extremamente sofisticado. Os clássicos utilizavam o estilo rococó, o barroco, com muito dourado, ou no estilo clássico francês com muita suntuosidade. “Mas o mundo mudou e os clientes acompanharam essas mudanças e as novas gerações X e Y levaram os hotéis a pensarem na nova decoração. Hoje os clientes dessa nova geração querem uma decoração mais clean e o luxo deve ser percebido, não propriamente dita de uma decoração conservadora e austera. O cliente dá valor na escolha dos quadros expostos, na quantidade de fios das roupas de cama, na qualidade e tamanho das toalhas de banho, no cardápio de travesseiros ou na qualidade do colchão, assim como existem os clientes veganos ou que não podem com glútem ou lactose e isso deve ser percebido pelos hotéis”, revela Leila.

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Desbravador

Segundo ela, hoje em dia é necessário ter um hotel de luxo dentro de um mesmo hotel com andares e mimos exclusivos para atender os clientes, como cardápio de sabonetes, de músicas de CD´s ou mesmo de água.  “O cliente que consume a hotelaria de luxo contemporânea exige o que há de melhor, o que é bom não cabe em sua satisfação. Os cientes hoje apreciam os detalhes como a lareira, os quadros, o mini bar silencioso e até mesmo as gavetas deslizantes dos armários. E ainda existe os clientes com uma forte preocupação sustentável que antes de fazer a reserva de hospedagem querem saber a origem dos papeis de impressão utilizados no escritório, os informativos e se eles são reciclados. Esses novos cliente querem saber como é feita a coleta seletiva de lixo, se o hotel participa de alguma campanha sustentável, como a Save the Planet ou mesmo a preocupação das águas de chuva, o ar condicionado e as águas da lavanderia. Material de limpeza menos tóxico na limpeza do hotel, se ele tem coletores de painéis solares, campanha de proteção ambiental e até mesmo a qualidade da água para banho. Esse cliente existe e não são poucos, por isso todo cuidado é pouco”, revela Leila.

Leila apresentou esse slide de um hotel na Ásia em que o banheiro é um verdadeiro Quarto de Banho
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Os detalhes fazem a diferença

E ela fez um alerta. “Os clientes que consomem a hotelaria de luxo atualmente percebem os serviços prestados nos mínimos detalhes, como um simples café servido. O cliente observa até mesmo como é feito o corte na carne servida, na tábua de queijo que deve ter um formato diferente de marcas. Se ele observa que esse serviço não está a contento, em vez dele pedir a carta de vinho e escolher o vinho mais caro, ele prefere uma água”, observa Leila.

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E finalizando sua palestra, Leila deu algumas dicas de como preparar sucos naturais, sanduiches leves ou mesmo um simples chá que pode fazer toda a diferença, se for servido na porcelana e temperatura correta. “Ninguém quer ser tratado como todo mundo. O cliente de hotel de luxo exige exclusividade, prefere um número de suítes reduzidos num hotel para ter serviços mais diferenciados. O ciente deve perceber que serviços personalizados foram feitos para atendê-lo, pois o que é intangível não pode ser repetido e experiências inovadoras não tem preço”, deixou essa dica Leila citando os chef´s table, jantar de degustação e harmonizado que alguns hotéis tem preparados para os clientes.

Sapatos engraxados e impecavelmente limpos servidos por um mordomo numa bandeja é um serviço diferenciado de um hotel de luxo

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Belo Horizonte e se hospeda no Confins Suítes Hotel a convite da FBHA.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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