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Hotelaria aposta no ineditismo e na criatividade para atrair hóspedes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 15 minutos

Com a retomada da hotelaria, empreendimentos começam a oferecer atrações que fogem do convencional para se posicionarem de forma competitiva no mercado e na preferência pelos hóspedes

Muito se falou durante todo o ano sobre a pandemia do novo coronavírus e como ela obrigou a adoção de um novo estilo de vida em todo o mundo, tanto no âmbito pessoal como no profissional. O turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia, já que a ordem para a não proliferação do vírus foi “se puder, fique em casa”, obedecida pela população mundial, pelo menos no sentido de não viajar, substituindo essa modalidade de lazer por outras, menos arriscadas em períodos como o que estamos atravessando.

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Encontro da hotelaria

Consequentemente, outros setores que integram a cadeia produtiva do turismo, como alimentação fora do lar e hotelaria, também se viram em apuros, justamente em uma fase em que se vislumbrava a luz no fim do túnel após anos de crises econômicas e cenário político instável, que não permitia previsões assertivas sobre o futuro. Depois de meses de suspensão de atividades, a hotelaria voltou a operar (juntamente com outros setores da indústria e do comércio), mas uma questão ainda pairava no ar: quem ocuparia seus quartos e principalmente, por que o fariam, se ainda não existe uma vacina oficial e definitiva? A hotelaria, que sempre se valeu da reinvenção e da criatividade para atrair hóspedes e manter a concorrência, se viu obrigada a não apenas reinventar-se uma vez mais, como também oferecer serviços inéditos e atrativos nunca antes vistos, confirmando a chegada do “o novo normal”. O esforço teve de ser redobrado para garantir, ao mesmo tempo, a certeza da segurança em termos de cuidados em higiene e limpeza e o despertar do desejo por novas experiências nos viajantes, que fora adormecido e amedrontado pela pandemia.

Hotelaria aposta no ineditismo e na criatividade para atrair hóspedes

O Viale Cataratas Hotel e Eventos acaba de lançar serviços que já são considerados diferenciais na região Sul – (Foto: Kiko Sierich)

Novidades no Sul do Brasil

Um bom exemplo é o cenário encontrado em Foz do Iguaçu após mais de seis meses de hotéis fechados e incerteza. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, no Paraná, considerada uma das maiores do Brasil, tem registrado aumento gradativo no número de hóspedes nos últimos feriados prolongados. De acordo com o SINDHOTÉIS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares no feriado de Finados houve um incremento de quase 55% no movimento. O número é animador, mas ainda tímido em relação às marcas alcançadas em anos anteriores. Por isso, muitos hotéis ampliaram as opções de serviço, adaptando-se aos novos pedidos que surgiram durante a pandemia. Permitir o uso de espaços ao ar livre para eventos, criar opções seguras de hospedagem em família e oferecer refeições em ambientes que preservem o distanciamento social estão entre as novidades.

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O Viale Cataratas Hotel e Eventos é um dos empreendimentos que passaram a oferecer serviços especialmente criados para serem verdadeiros diferenciais na região. Como a possibilidade de realização de casamentos em ambiente ao ar livre, anexo ao restaurante do hotel. Ali pode-se reunir a família e os convidados respeitando as recomendações de distanciamento e os protocolos de saúde.

Esse mesmo espaço externo forma o contexto ideal para refeições em família ou em grupos pequenos, tanto para hóspedes quanto para quem não está hospedado. O local tem pergolado, gazebo e flores. É possível almoçar ou jantar escolhendo opções como risotos, massas, carnes nobres e peixes, além de completa carta de vinhos e drinques.

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Procura por espaço para casamentos ao ar livre surgiu com a pandemia e se transformou em novo serviço na rede Viale – (Foto: Michel Garcia) 

Acampamento urbano

O hotel também oferece a possibilidade de acampamento em família sem sair do quarto, onde todos os protocolos de segurança são respeitados. Atestado pelo selo “Turismo Seguro” (Ministério do Turismo), pelo certificado de Responsabilidade Sanitária e pelo Selo de Ambiente Protegido (prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae/PR e Conselho Municipal de Turismo), o Viale Cataratas também elaborou o pacote Viale Kids. Envolvidos por atmosfera de férias, pais e filhos são acolhidos num apartamento tamanho família decorado com cabanas, colchonetes, animais de pelúcia e guloseimas. Para estimular a hospedagem em família, aproveitando os feriados prolongados, na rede Viale, duas crianças de até 11 anos não pagam ao se hospedarem com os pais.

Com foco em atender moradores de Foz do Iguaçu e região que preferem não viajar para longe neste momento de pandemia, o hotel implantou o serviço Day Off, em que o hóspede faz check-in às 08h00 e pode ficar no hotel até às 22h00, desfrutando de toda infraestrutura. Para os casais que não puderam viajar em lua-de-mel, os Hotéis Viale desenvolveram o Pacote Romântico em quarto decorado. Outra ação que merece destaque é a que moradores de Foz que apresentarem comprovante de residência ganham 30% de desconto em alimentos, bebidas e serviços de Spa em qualquer um dos pacotes. “Há meses estamos adotando todas as medidas recomendadas. Isso já virou rotina na nossa operação e facilitou a criação de novos serviços,” atestou o Gerente, Lee Chih Li.

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O uso do estacionamento do hotel por hóspedes que precisam embarcar para outros locais e retornar também passou a integrar um novo pacote batizado de Viale Parking. Como o Viale Cataratas Hotel e Eventos está localizado na única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao aeroporto, o pacote oferece três diárias de estacionamento a cada dia de hospedagem. Em outra linha, a rede Viale – que tem dois hotéis em operação e mais dois em construção em Foz do Iguaçu – lançou o serviço de seguro de viagem, em que os hóspedes podem comprar essa assistência diretamente pelo site da rede. Na busca pelo equilíbrio entre as necessidades que se apresentam e a retomada da utilização integral das possibilidades da rede hoteleira, a criatividade, o empreendedorismo e a gestão otimizada se mostram verdadeiramente essenciais.

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O Tivoli Mofarrej São Paulo criou o projeto Wellness Moment e Fitness Room (Foto: Divulgação)

Luxo com algo mais

Em São Paulo, a hotelaria também começa a vislumbrar o “day after” da quarentena. Tal como o final de uma tempestade, ou tsunami, quando o sol se levanta e permite a avaliação mais precisa dos danos deixados pelo fenômeno, assim a hotelaria começa a retomada, trazendo no entanto, novas ideias e novos produtos, muitos criados durante esse hiato forçado do setor. O segmento de luxo também precisou se reinventar. Um exemplo é o Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

Priorizando o conforto, bem-estar e sempre oferecendo uma experiência única e exemplar para seus visitantes, o Tivoli Mofarrej São Paulo criou um projeto inovador, o “Wellness Moment e Fitness Room” que consiste em pacotes para o hóspede praticar meditação, yoga e exercícios físicos na comodidade do seu apartamento através de aula online. Além da hospedagem, os pacotes incluem café da manhã servido no apartamento.

Para o Diretor Geral do Tivoli Mofarrej São Paulo, João Corte-Real, o projeto garante uma proteção e comodidade para o hóspede. “Estamos apresentando algo inédito na rede hoteleira, nossos hóspedes podem desfrutar de atividades físicas e relaxantes no máximo conforto das suas acomodações, com toda segurança e privacidade” comenta. 

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Wellness Moment

A prática de exercícios é fundamental para manter uma boa saúde física, emocional e mental. Nesse cenário, a yoga e meditação estão se tornando cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, oferecendo um momento de relaxamento e desconexão com os problemas. Para que o hóspede possa apreciar a vivência sem sair do quarto, o Wellness Moment é um pacote que inclui uma aula online de yoga de 75 minutos com professores do My Yoga, que apresenta os ensinamentos tradicionais do yoga voltados para a saúde integral e vitalidade. É constituída de posturas corporais, permanência, alinhamento, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Para ter uma experiência ainda mais completa, o pacote ainda conta uma massagem relaxante de 60 minutos do Anantara Spa, que através de técnicas tailandesas proporciona uma imersão de profundo relaxamento.

Fitness Room

Para aqueles que buscam uma atividade mais intensa e agitada, o Fitness Room é um pacote para o hóspede que busca se exercitar na privacidade do seu quarto com bike indoor e acessórios fitness. O pacote conta com aulas do Instituto Cau Saad, onde o hóspede pode optar pelo Cau Saad Express (um treino online de 60 minutos que associa diversos estímulos de maneira global e integrada), Baile da Cau (aula de dança de 60 minutos com ritmos que fizeram sucesso dos anos 60 até a atualidade) ou Conecte-se (aula de 60 minutos focada em alongamento, mobilidades articulares e descanso da mente). Todas as opções acontecem em tempo real com um professor especializado do famoso Instituto Cau Saad, pioneiros em inovação de treinamentos.

Vale ressaltar que o empreendimento disponibiliza bike indoor e acessórios fitness como Latex Band (nível fácil, médio e difícil de intensidade) + Latex Mini Band (nível fácil, médio e difícil de intensidade) + Arco Flexível + colchonete devidamente higienizado de acordo com as normas sanitárias para o uso durante a prática.

Hotelaria aposta no ineditismo e na criatividade para atrair hóspedes

O Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior paulista, criou o programa Viva Royal (Foto: Divulgação)

Ineditismo e cuidados

No interior paulista, em Campinas, o ineditismo e os cuidados com rigorosos protocolos de higiene foram o foco do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, com a reabertura do Royal Palm Plaza, que trouxe consigo um programa “inovador na hotelaria brasileira”. Com o anúncio da flexibilização da quarentena na região de Campinas e, em conformidade com todos os protocolos de segurança, o Royal Palm Plaza reabriu suas portas com o “Programa Viva Royal”, – uma experiência segura que segue todas as medidas de prevenção e higiene para estimular que as pessoas retornem os hábitos que foram deixados de lado durante o confinamento.

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De acordo o Diretor Executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Antônio Dias, os clientes podem esperar uma experiência nova, diferente, com todo cuidado e atenção. “Queremos instigar que as pessoas voltem às suas rotinas e lançamos esse programa para que elas possam ficar mais tempo aqui. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a restabelecer os hábitos deixados de lado nesse período. Por isso, lançamos um programa de longa estada, que permite que o hóspede tenha tempo para organizar o trabalho e os estudos das crianças, por exemplo. Todos falam em um novo normal, nós queremos torná-lo melhor que o normal, usando a estrutura e o conforto do nosso resort, que é um dos mais incríveis do Brasil”, explicou Dias.

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Antônio Dias: “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a restabelecer os hábitos deixados de lado nesse período” (Foto: Divulgação)

Programa Viva Royal

Ele foi pensado para o atual momento, onde as pessoas estão reclusas há mais de 120 dias tentando conciliar a nova rotina que envolve não só o trabalho, mas também o cuidado com a casa, a educação dos filhos e as novas rotinas da família. “As pessoas, de forma geral, estavam gostando de fazer home office nas primeiras semanas de confinamento. Depois tudo foi ficando mais complexo e mais difícil. A produção no trabalho foi caindo, a alimentação caseira foi perdendo espaço para o delivery, e as crianças mais estressadas de não poderem sair e brincar com os amigos. Por isso, nosso programa é tão especial, pois oferece uma flexibilidade necessária e merecida mudança de ambiente neste momento”, explana Priscila Domit, Diretora de Marketing e Vendas.

O Viva Royal contempla alimentação personalizada com nutricionista, que pode ser feito tanto no restaurante quanto no quarto com flexibilização de horário, exercícios físicos e treinos exclusivos com acompanhamento de personal e internet de alta velocidade para home office e homeschooling; programação de lazer para adultos e de entretenimento infantil e até descanso no spa entre uma reunião e outra.

De acordo com Priscila, “A falta de rotina provocada pelo isolamento social fez com que muitos hóspedes não consigam trabalhar, malhar, comer de uma forma balanceada e até fazer suas reuniões de trabalho. Aqui, vamos possibilitar uma rotina mais saudável e organizada com o suporte de um time de experts, além de muito conforto, saúde e segurança”.

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Melhor que o normal

Os hóspedes podem fazer atividades esportivas como futsal, basquete, vôlei, handball, badminton, slackline, arco e flecha, tênis e tênis de mesa; alongamento, caminhada, corrida, musculação, natação e aulas de GAP, abdômen, ginástica localizada e circuito (com acompanhamento de instrutores) e fitness center. O Aflora Spa é o espaço do resort para relaxar. Tem piscinas climatizadas e jacuzzi ao ar livre. No programa “Viva Royal”, os clientes ganham uma massagem relaxante por apartamento a cada cinco diárias. Além de internet de alta velocidade no hotel, o Royal montou ambientes para home office e homeschooling com silêncio, privacidade e tranquilidade. Para as crianças, há uma equipe de recreação pronta para entreter as crianças a partir de cinco anos de idade com atividades ao ar livre e em grupos menores, tudo com os cuidados necessários.

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pela COVID-19. “O setor é responsável por 8,6% do PIB com mais de quatro milhões de empregos gerados. A pandemia foi arrasadora com a economia e devastadora com o turismo. Torço para que o mercado dê a volta por cima muito em breve e, que este programa inovador, nos possibilite um fôlego novo para nossos negócios”, diz Dias.

Em 2019 a receita do Grupo chegou a R$ 183 milhões. “Importante ressaltar que nos três primeiros meses de 2020, estávamos com 95% da meta atingida e tínhamos um cenário favorável no segundo semestre, muito pela extensa agenda de eventos corporativos e grandes congressos que estavam fechados em nossos espaços. Teremos anos de leves recuperações até chegarmos nas receitas dos últimos exercícios”, lamenta a Diretora de Marketing e Vendas.

O Resort Royal Palm tem maior fatia do seu marketshare no setor de eventos e corporativo. A expectativa agora é de que o segmento de lazer cresça. “Nosso foco agora é o turismo rodoviário e viagens por proximidade. Estamos acreditando muito no turismo interno. Inicialmente, o empreendimento vai disponibilizar 50% dos apartamentos e acompanhar o andamento da pandemia para que a ocupação possa ser adequada de acordo com a situação atual. O objetivo é de incremento 25% de ocupação, média projetada de julho a dezembro de 2020 e, com isso, esperamos crescer 27% com o lançamento desta novidade no segundo semestre”, explica Priscila.

A ideia é que os hóspedes que aderirem ao programa tenham estadas de cinco a 30 dias de permanência. Dessa forma, as tarifas foram flexibilizadas para estimular longos períodos, mantendo a qualidade dos serviços Royal Palm Plaza. 

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Monitoração do vírus

O Royal Palm criou um comitê multifuncional desde o primeiro dia da pandemia para monitorar diariamente o avanço da propagação do vírus e comunicar aos hotéis e investidores as medidas que estão sendo tomadas para garantir a rápida execução de procedimentos adequados para mitigar o impacto da pandemia. Coordenada pela área de Recursos Humanos, a iniciativa reuniu outras áreas do Grupo e está em ação há mais de quatro meses. Todos permanecem em regime de alerta e cumprindo todas as normas de prevenção e os planos de contingências em conformidade com as legislações municipal, estadual e nacional.

As rotinas de limpeza e higienização foram intensificadas e todos os colaboradores foram treinados para inúmeros novos procedimentos. Os ambientes foram revisados para obedecer às recomendações de distanciamento. A ocupação será bem reduzida e somente 50% dos quartos estarão disponíveis neste novo formato. O grupo investiu em treinamentos para todos os colaboradores com as novas condutas e teve que mudar os espaços físicos para reabrir as portas e colocar o programa em funcionamento. Entre as mudanças, estão rígidos protocolos de limpeza, procedimentos de segurança, ajustes na disposição das áreas comuns e alterações na programação de lazer.

Todos os restaurantes foram adaptados para obedecer às recomendações de distanciamento e as equipes capacitadas para intensificar a rotina de higienização. Os bares, restaurantes e salões de eventos trabalham com 50% da capacidade habitual e o café da manhã, por exemplo, tem fluxo reduzido e estão sendo incentivados os serviços nos quartos. Algumas práticas foram redefinidas e alguns serviços e atividades só funcionarão por agendamento. Outras iniciativas foram implementadas como check-in com horário determinado, uso de máscaras obrigatórias em áreas comuns e aferição de temperatura na entrada.

Todos colaboradores do grupo foram treinados e continuamente recebem reforços sobre os cuidados gerais (lavagem correta das mãos, etiqueta respiratória, prevenção de contato e cumprimentos) bem como a importância do uso de EPI (equipamentos de proteção individual). O álcool em gel está disponível em todos lugares de circulação de clientes e colaboradores. Os cuidados em criar barreiras à contaminação vão desde a retirada dos livros, revistas, diretórios, cardápios (papéis em geral) até a higienização de canetas (a cada uso de hóspede) e troca de todos amenities de apartamentos a cada estada, mantendo o foco total na contaminação cruzada. Nas áreas sociais os hotéis mantêm um distanciamento maior dos mobiliários, e há constante orientação para os hóspedes ficarem próximos apenas de seus acompanhantes e familiares.

Educação dentro do resort

Outro empreendimento que se destacou no oferecimento não só de espaço de trabalho, como também do inovador “home-schooling” para crianças, é o Le Canton, na região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a Diretora geral, Mônica Paixão, “Nosso principal diferencial foi criar uma estrutura para o trabalho e aulas remotas dos hóspedes. Com o Le Canton Escolar, disponibilizamos um espaço com internet de qualidade, mesas e cadeiras, material de papelaria, como lápis e papéis, lanche e o suporte de uma pedagoga. Assim, as crianças do ensino fundamental tinham um espaço adequado para assistir suas aulas enquanto os pais descansam, trabalham e curtem o hotel”.

Hotelaria aposta no ineditismo e na criatividade para atrair hóspedes

Mônica Paixão: “Estamos com altos índices de ocupação durante a semana, já que adaptamos o nosso produto para receber famílias em situação de trabalho e estudo remoto” (Foto: Divulgação)

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Mônica explicou também como o Le Canton enxerga o período de retomada das atividades. “Desde o início do isolamento até a reabertura, procuramos estar próximos dos nossos hóspedes, através de conteúdo em nossas redes sociais com atividades características do hotel para serem feitas em casa. Neste período, investimos nos mais modernos protocolos sanitários e adaptamos nossas atividades para a reabertura. A resposta do público tem sido excelente. Estamos fechando todos os finais de semana com ocupação de 100% (dentro da capacidade permitida, que atualmente é de 70% dos quartos) e com altos índices de ocupação mesmo durante a semana, já que adaptamos o nosso produto para receber famílias em situação de trabalho ou estudo remoto. A alta ocupação durante a semana nos rendeu desempenho recorde no último trimestre”.

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O Castelo do Le Canton, onde acontecem diversas atividades para as crianças (Foto: Divulgação)

Mônica Paixão revelou que a pandemia deixou uma lição: “É preciso se reinventar sempre, além de conhecer a fundo o seu público. Entendemos que com criatividade e muito esforço das nossas equipes de vendas e marketing, foi possível rapidamente nos adaptarmos às novas demandas que surgiram com a pandemia e continuarmos a encantar nosso público”, pontuou a executiva. “Aos poucos já estamos recuperando – e até mesmo superando – a média de ocupação de 2019. Para 2021, esperamos manter esse público de estadia mais longa, oferecendo toda a infraestrutura para eles se sentirem seguros em nossas instalações. E não temos dúvidas de que o verão promete, então estamos preparando uma programação que tem tudo para ser inesquecível, com atrações sazonais e um novo show no castelo”, concluiu.

Tendência que se espalha

O chamado Resort Office, assim como o Room Office, que transformou quartos de hotéis urbanos em espaços de trabalho e se espalhou rapidamente como tendência, também já é uma realidade como opção de serviços e alternativa para o incremento das receitas dos empreendimentos.

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O Hotel Villa Rossa também está entre os empreendimentos que oferecem o serviço Resort Office (Foto: Divulgação/Villa Rossa)

A agência Líder Corp, focada nos segmentos corporativo, lazer e eventos, aposta na modalidade Resort Office para famílias que querem trabalhar, estudar e se divertir fora de casa durante a pandemia e já representa um número expressivo de hotéis brasileiros. Entre eles, no Estado de São Paulo estão Mavsa Resort, em Cesário Lange; Bourbon Resort e Tauá Hotel, ambos em Atibaia; Sofitel Jequitimar, no Guarujá; Eco Resort Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã; Villa Rossa, de São Roque; Blue Tree Thermas de Lins; Hotel Resort Recanto do Teixeira, em Nazaré Paulista; Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista; Hotel Fazenda Mazzaropi, de Taubaté, e Hotel Vila Inglesa, localizado em Campos do Jordão. Já em Minas Gerais está disponível outro hotel da rede Tauá, o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá.

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