Publicidade
Coronavirus

Hotel Unique (SP) reduz consumo de energia com retrofit da climatização

Inaugurado em 2003, o Hotel Unique passou recentemente por um retrofit em seu sistema de climatização. O sistema do tipo expansão indireta com dois resfriadores de líquido com condensação a ar estava totalmente obsoleto tanto em sua vida útil, quanto ao rendimento energético.

Além disso, os compressores partiam no sistema estrela triângulo, ou seja, o sistema de geradores não conseguia suportar a corrente de partida dos resfriadores e desarmava. Já o sistema de bombeamento e distribuição de água era composto por bombas horizontais de baixo rendimento e as válvulas de balanceamento eram estáticas. Por fim, o Hotel Unique precisava de um sistema de climatização que operasse com a energia essencial dos geradores existentes em caso de falta de eletricidade da concessionária.

Publicidade
GRI Hotéis

Segundo o Gerente de manutenção, Giovani Nicotra, “Tínhamos uma central de água gelada defasada, gerando altos custos de manutenção corretiva e também diversas reclamações dos clientes devido à sua performance, pois os equipamentos não chegavam na temperatura de conforto”.

Publicidade
Saga System

Para ganhar confiabilidade de operação além de reduzir o consumo de energia, o Hotel Unique investiu na modernização do sistema de climatização. A EPT Engenharia desenvolveu o projeto de retrofit priorizando a exigência do Hotel Unique por manter um sistema de climatização operando ininterruptamente. Assim, o sistema de expansão indireta permaneceu. A instaladora Star Center entrou em ação para buscar o que há de melhor em tecnologia para atender o projeto de retrofit, especialmente a questão da eficiência energética.

Paulo Afonso Julia, Diretor técnico da EPT Engenharia, observa: “A Danfoss foi escolhida para fornecer as válvulas de balanceamento e os conversores de frequência pela confiabilidade e tradição da marca, bem como por proporcionar um controle do fluxo de água independente da pressão do sistema no caso das válvulas”.

Publicidade
Schipper

Para resolver o problema de corrente de partida, bem como melhorar o rendimento energético, ou seja, com melhor COP, o retrofit do sistema de climatização do Hotel Unique consistiu na substituição dos resfriadores de líquido por outros mais modernos com partida controlada por meio do conversor de frequência da Danfoss.

Deste modo, foram instalados resfriadores com condensação a ar e compressores tipo parafuso controlados por conversores de frequência. As bombas foram substituídas por modelos dotados de tecnologia sensorless do tipo Inline controladas por conversores de frequência da Danfoss. Foram instalados ao todo sete equipamentos modelo VLT® HVAC Drive FC 102 P30K, da Danfoss.

As válvulas de controle e balanceamento independentes de pressão AB-QM DN200 com atuador da Danfoss foram instaladas na tubulação de cada resfriador de líquido para regular o fluxo de água independentemente da pressão do sistema de água resfriada, somando duas válvulas. Todo o sistema de controle eletrônico foi modernizado com a implementação de um sistema de controle centralizado.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O sistema de climatização do Hotel Unique foi modernizado sem interferência do fornecimento de água resfriada, ou seja, não houve impacto para os usuários. O retrofit entrou em funcionamento em novembro de 2018 e reduziu em 35% o consumo de energia elétrica da Central de Água Gelada do Hotel Unique, que ganhou também confiabilidade operacional.

 

Giovani Nicotra acrescenta que a redução do consumo de energia foi de 607.748 Kwh de janeiro a dezembro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018. “Visando a questão de sustentabilidade com a economia gerada, o empreendimento deixou de emitir 988 toneladas de CO2 na atmosfera. Em questões financeiras, tivemos um payback de R$ 340 mil em 2019 em relação ao mesmo período de 2018”, finaliza o Gerente de manutenção do Hotel Unique.

Publicidade
Gestão de riscos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image