Publicidade
APP – cabeçalho

Hotel Dona Carolina celebra Dia Nacional da Cachaça com garrafas de reserva premium

O Hotel Fazenda Dona Carolina, localizado a 110 quilômetros de São Paulo, em Itatiba (SP), traz duas novidades para marcar o Dia Nacional da Cachaça, celebrado hoje (13): o primeiro lote da Reserva Premium, de sua produção própria, e o lançamento de uma cerveja com cachaça, feita em parceria com a cervejaria Mountain Brew. Os dois produtos são vendidos exclusivamente no hotel.

Inaugurada em setembro de 2005, a Cachaçaria Dona Carolina começou a produzir sua própria bebida em junho do ano seguinte, em três padronizações: Reserva Tradicional, com envelhecimento de três anos; Reserva Especial, com cinco anos de envelhecimento; e a Reserva Premium, com 12 anos.

O hotel também oferece em suas diárias o Tour da Cachaça, no qual os hóspedes podem conhecer todo o processo de produção da bebida, da destilação ao envelhecimento, feito em tonéis de carvalhos, importados da Escócia.

Publicidade
Expo Retomada

A produção anual do Dona Carolina chega a 10 mil litros de cachaça em um processo totalmente artesanal. “A colheita da cana-de-açúcar é feita entre junho e outubro. O transporte é imediato, pois moemos a cana em, no máximo, 24 horas, para que não perca o frescor. Em seguida, são 24 horas de fermentação e mais cinco horas de destilação. A cada mil litros de cana, extraímos 180 litros de cachaça”, explica Carlos Alexandre, mestre-cachaceiro do Hotel.

No processo, são eliminados o início e o fim da produção, considerados os mais “fortes” e “fracos”, respectivamente no que tange à densidade do álcool. “Ficamos apenas com o ‘coração’, que é armazenado em Jequitibá Rosa para descanso e, depois, transferido para tonéis de carvalho escocês, onde ganha aroma, cor, maciez e equilíbrio”, conta o especialista em destilação. A bebida foi considerada a segunda melhor cachaça do mundo por três anos consecutivos. “Ganhamos medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition em 2008, 2009 e 2010, além do bronze em 2014”, comenta.

Publicidade
RAP Engenharia