Publicidade
Pikolin

Hotéis renovam cardápio com a chegada do inverno

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 9 minutos

As apostas vão desde sopas, canjas, caldos, pratos japoneses, italianos, grelhados ou mesmo pratos mais sofisticados como medalhão de lagosta, pois o que vale é nutrir o organismo e espantar o frio

 

A chegada do inverno provoca uma radical mudança no apetite das pessoas, pois o organismo necessita de gordura para se manter aquecido, então, no frio, o apetite aumenta e as pessoas passam a comer mais, pois o paladar fica mais aguçado e os pratos calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo até porque são fontes ricas de energia. Por isto, vários restaurantes de hotéis do Brasil entram no clima da estação e costumam reformular nesta época seus cardápios e criar o Menu de Inverno que apresenta pratos cada vez mais variados, com toques internacionais e de diferentes origens. Uma fórmula que muitos hotéis utilizam nesta estação e é um chamariz para alavancar as vendas são os festivais de inverno, seja de sopas, canjas, caldos, pratos japoneses, italianos, grelhados ou mesmo pratos mais sofisticados como medalhão de lagosta, pois o que vale é nutrir o organismo e espantar o frio.
O Bourbon Londrina Bussines Hotel nem bem esperou a entrada oficial da estação mais fria do ano e apresentou a segunda edição do Festival de Massas, com um cardápio diferente nos dias 12, 17 e 24 de junho. Houve a apresentação de vários cardápios como prato principal, entre eles tortelli di zucca, ravioli de mozarella de búfala e tomate seco e lasagna ao ragu de cogumelos. Como sobremesas foram servidos torta de chocolate trufado com maracujá de sobremesa, bolo de nozes com chocolate e hortelã e ravióli de cacau e chocolate branco. Todos os antepastos, grelhados, saladas, molhos e sobremesas foram elaborados no Hotel, sob a supervisão do Chef Augusto Carvalho e as massas foram assinadas pela Massaria Artigianale, do Chef Alexandre Gimenes.

 

Menu com produtos típicos da estação
O Restaurante Canvas do Hotel Hilton São Paulo Morumbi preparou um cardápio especial para os meses de inverno. Baseado em produtos típicos da estação, o menu traz entre seus destaques a La Burrata de Búfala de entrada, seguida por Risoto de Alcachofra como prato principal. Outros destaques de pratos principais são os grelhados, todos acompanhados por produtos orgânicos, como o inhame e a ervilha torta, como o linguado grelhado, com banana da terra, espinafre e ragout de arroz negro. A sugestão para a sobremesa é a seleção de queijos nacionais elaborada pelo Maître Fromager Jair Jorge Leandro. “Este menu foi incrementando com alimentos diferenciados que encontramos mais facilmente durante o inverno, como o baby alcachofra, um item muitas vezes esquecidos pela população, e a burrata, proveniente da mussarela de búfala, item que possui produção limitada e é difícil de ser encontrado. Como os processos de cozimento para esta estação são mais longos, também iniciamos o processo de conservação dos alimentos com antecedência, garatindo a qualidade da pancetta e da codorna, por exemplo”, afirma o Chef Erik Fois, responsável pelo novo cardápio. Erik também ressalta que o menu segue a filosofia sustentável do hotel, ao ser criado com base em ingredientes produzidos por agricultores locais, quando é possível, do Estado de São Paulo.

E para acompanhar o jantar no inverno, nada como um bom vinho. Para isso, o Canvas renovou sua carta de vinhos e incluiu 15 novos rótulos em sua lista, todos eles brasileiros. Os destaques entre os tintos são o Tannat e o Reserva Merlot do pequeno produtor Vallontano e o Don Guerino Reserva Merlot.
O Café Deville, restaurante internacional do São Paulo Airport Marriott Hotel, lançou a sua tradicional “Estação de Sopas” para aquecer os seus clientes. Diariamente, até o final deste mês de julho, está sendo disponibilizado um bufê especial com um tipo de canja e três sopas, caldos ou cremes, durante o jantar, sendo que no almoço também há opção de um tipo de sopa. A cada dia da semana um cardápio diferente, que pode ser harmonizado com os vinhos oferecidos pela adega recém-inaugurada do restaurante e que conta com rótulos de diversos países. O chef André Silva desenvolveu um cardápio com os melhores sabores, que inclui cremes Saint Germain, Parmentier, champignon e mandioquinha, sopas de milho e legumes e caldo verde, além das tradicionais sopas de feijão, cremes de milho, couve-flor e cebola. Destaque também para a deliciosa sopa de massas.

 

Sopa para esquentar do frio
O Alta Reggia Plaza Hotel, localizado em Curitiba (PR) lançou neste mês de julho o Festival de Sopas para incrementar o cardápio neste inverno e esquentar os dias frios desta estação. Ao todo são 16 pratos com um toque único, que serão servidos todas as terças, quartas e quintas, a partir das 19h30. A cada dia são servidos quatro sabores de sopa diferentes e, ainda, uma massa especial. A sopa de Pinhão, tipicamente paranaense, não ficou de fora, sendo preparada com carne seca e conta, ainda, com o toque todo especial. O buffet ainda traz acompanhamentos especialmente selecionados como pães, especiarias e sobremesas.
Outro hotel curitibano que aposta no menu de sopa para esquentar o frio típico da cidade é o Mabu Royal & Premium Hotel que lançou a Seleção de Sopas & Cremes do Restaurante Brasserie Portinari, servida de terça a quinta-feira, das 19h00 às 22h30. Esta seleção é composta por cinco opções de sopa: Caldo de Piranha, Creme de Palmito ou Aspargos, Canja e outros dois sabores que variam conforme o dia. Destaque para o Caldo de Piranha, uma iguaria preparada pelo chef Jorge Marçal muito apreciada pelos frequentadores do restaurante. O buffet contempla, ainda, pães de queijo, bruschettas, dois tipos de pães, quentão especial e pinhão. Como sobremesa, a casa oferece também bolo de fubá, bolo de aipim e pudim.
Outra aposta em sopas é do Novotel São Bento do Sul, em Santa Catarina. O Chef Rick Sandri da Silva Roza, lançou o Festival de Sopas em que elabora a cada terça-feira do mês de julho um cardápio diferenciado de três sopas, sendo uma servida fria e três cremes acompanhados de pães diversos, patês, frios, saladas e torradas. Dentre as opções, estão as sopas de frutos do mar, capelete in brodo, pinhão – em abundância na região durante esse período, e eslava de carne com batatas páprica- bem alemã. Entre os cremes destacam-se o de salmão, camarão e palmito e nas sopas frias, os sabores de alho poró gelado e o de suco de tomate complementam o cardápio. Além de um buffet de doces onde são servidos: torta mousse de chocolate, pavê de frutas, cheesecake de goiabada.

 

Menu oriental para enfrentar o inverno
Durante todo o mês de julho, no jantar, o restaurante japonês Kinu, do Grand Hyatt São Paulo, apresenta o Festival de Noodles e Sukiyaki.  Aproveitando as noites frias de inverno, o sous chef Kazuo Harada, atualmente no comando do Kinu, prepara para os clientes versões requintadas dos tradicionais pratos japoneses: noodles e sukiyaki. O Sukiyaki tem origem camponesa e é feito em panela de ferro com legumes, carnes, molhos e outros ingredientes. É muito consumido em datas festivas, onde as pessoas se servem da mesma panela, daí o valor ritual típico adquirido ao longo do tempo pela iguaria, de reafirmar laços familiares, afetivos e de amizade, resguardando a cultura e a tradição japonesa. Já os Noodles são pratos muito consumidos em toda a Ásia e podem ser preparados com diferentes tipos massas. Os noodles escolhidos por Kazuo para este menu de inverno são os Lámen, macarrão ondulado à base de trigo.
A aposta do restaurante Skylab do Rio Othon Palace, em Copacabana, é um menu de inverno inspirado na cozinha da região de Savoie, leste da França, onde o chef Jean Yves Poirey cresceu. O Festival de Inverno en Savoie que está sendo apresentado entre os dias 21 a 31 de julho, traz em sua terceira edição muitas novidades. Foram montadas diversas estações compostas por terrines frias (entre elas a de lombo de porco com ameixas e a de salmão com espinafre), quiches quentes (três opções por dia, entre elas brócolis, a de alho poró e a clássica Lorraine), quatro tipos de saladas por dia, frios e queijos especiais, pães e duas opções de sopa a cada dia (entre elas bisque de lagostim, ervilhas croutons e creme de cebola). 
Além de todas as opções do bufê, são servidos à la carte, e também incluídos no valor do festival: fondue de queijo e de chocolate e variedades de tartines com diversos sabores, como o de champignons, savoyarde (presunto cru, tomate e gruyère) e berger (raclete, vinho branco e ovo). Quem promete ser a estrela do evento é um prato extremamente popular da região de Savoie, chamado tartiflette – refogado de cebolas, batatas e bacon, coberto com queijo reblochon, típico dos Alpes Franceses. É servido como prato principal, com saladas. Para adoçar os paladares mais requintados, há, também, uma estação de crepes suzette flambados. Tudo sob o comando do chef Jean Yves Poirey, que sempre surpreende com suas criações.

 

Menu a la Francesa
Quem também faz uma aposta em pratos requintados no menu de inverno é o Restaurante Araucária, localizado dentro do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac que apresenta até o dia 8 de agosto seu novo menu. Ele faz parte da Temporada Gastronômica de Inverno 2010, em que 26 restaurantes associados ao grupo Cozinha da Montanha prepararam receitas incríveis, das clássicas às contemporâneas, fiéis às suas especialidades, remetendo a uma viagem gourmet por países já respeitados e idolatrados por sua cozinha. O Araucária preparou uma receita especial para os amantes da boa gastronomia que estiverem na cidade: Medalhão de lagosta com purê de batata ao açafrão e creme bisque ao pastis. O prato, elaborado pelo chefe Alexandre Righetti, foi inspirado em Cota D’ Azur, uma região mediterrânea no sul da França, que oferece aos turistas uma sensação única de sabores. Além do serviço à la carte, os clientes podem optar pelo Menu Desgustação, que reúne as receitas especiais elaboradas pelo chefe.  Seja qual for a escolha, o hotel proporciona aos clientes a oportunidade de harmonizar os pratos com rótulos especialmente selecionados na carta de vinho do Grande Hotel.

 

Menu para o inverno carioca
Mesmo estando na cidade do Rio de Janeiro, que não sofre muito os rigores da estação mais fria do ano, o restaurante Aquarela, no hotel InterContinental Rio, renovou o menu do brunch servido aos domingos para adequá-lo ao inverno carioca. O chef Fernando Lima concentrou as mudanças nos pratos quentes e nas sobremesas, e incrementou a estação de risotos do bufê e de pizzas quadradas, saídas do forno à lenha. O cliente pode personalizar o seu prato com 15 guarnições ou seguir uma de suas sugestões, como o risoto de sete grãos com amêndoas laminadas e azeite de trufas; o de cevadinha com camarão e azeite de cebolinha francesa; ou o risoto de vitelo com vinho do Porto. Já entre as pizzas, o chef recomenda a de burrata com crocante de presunto de Parma e pizza bianca, sequinha, sem molho de tomate.
Entre as novidades nas opções de pratos quentes estão o carré de cordeiro com molho de chocolate; o cassoulet de abóbora com frutos do mar; a coxa de pato com purê de mandioquinha e molho de café; o strudel de azeitonas pretas e frango laqueado; a rabada desossada com purê de inhame; o filet mignon com crosta de amendoim e queijo coalho; e o purê de canjiquinha com costela cozida no suco de salsão com sal grosso. No bufê frio são oferecidas cerca de 20 pratos, entre os quais peixes marinados, como o linguado marinado com lima da Pérsia; couscouz de camarão e leite de coco ; mousse de salmão defumado e caviar; sopa de tomate com laranja;  carpaccio de cenoura com molho de laranja e vinagrete de menta. Há também saladas como a de figos com presunto Parma e a de bacalhau com feijão verde, além de um cuidadosa seleção de queijos e pães variados.
As novas sobremesas são verdadeiras tentações: risoto de chocolate branco com mirtilos; telha de chocolate com bavaroise de cural de milho; pavê de banana passa com creme de favo de baunilha; sopa de chocolate com pimenta; mousse de amendoim e creme de queijo Minas; e torta de aveia e mel de Jataí do Norte. Para os mais comedidos, opções light, como as frutas frescas fatiadas.

Publicidade
Altenburg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA