Hotéis inteligentes são tema do 2º Innovation Lab
Dando prosseguimento a programação do 2º Innovation Lab da HSMai Brasil, Paulo Salvador, Professor de Inovação no CMH Academy International Hospitality School de Paris e CEO da Modularis Offsite Building, ministrou a palestra: “Inovação e Hotéis Inteligentes: Práticas e Cenários Futuros”.
Paulo Salvador iniciou explicando o seu envolvimento no mundo acadêmico, detalhando o convite da CMH para que desenvolvesse um módulo novo, que unisse inovação e processos de transformação. “É preciso entender que a única certeza que temos no mundo do turismo é que temos muitas incertezas e para isso devemos dividir o pensamento em quatro momentos: forecast, cenário planning, construção de worldmaps e o último elemento, chamado futuro reflexivo, onde o futuro é construído a partir do momento em que acreditamos no seu modelo, errando, avançando e acertando, e nos acertos, aprendendo com a jornada toda. São nos momentos de crise que acontecem as construções de grandes empresas, como a Alibaba, a GM, a Disney, entre outros. Todos eles partiram em direção ao incerto, sabendo que deveriam dar um passo atrás caso as coisas não saíssem como esperavam. Apesar das crises vividas pelo turismo nos últimos setenta anos, brevemente sabemos que o turismo vai voltar com força total em uma grande onda de oportunidades que vai surgir”, explicou.
Hotel do Futuro
Segundo Paulo, a COVID acelerou as adaptações aos novos modelos de operação. “Hoje só temos a opção de trabalhar em casa, mas tudo o que estava sendo discutido antes em transformação de hotéis está sendo acelerado pela chegada da pandemia. O produto hoteleiro, a experiência e a funcionalidade dos colaboradores são os elementos que se transformarão com a pandemia, incorporando componentes tecnológicos que antes eram periféricos a experiência do hóspede e rotina dos colaboradores. A próxima onda será norteada pela sustentabilidade. É preciso tecnologizar a operação e a interação do hóspede com o hotel, mais do que nunca, colocando componentes de tecnologia nesse processo”, observou o executivo.
Oportunidades
As oportunidades continuarão surgindo, segundo Salvador, para aqueles que pensam no que o cliente quer e deseja. “Agora é o hoteleiro quem tem que correr atrás da transformação porque o cliente já mudou. As start-ups são capazes porque sua capacidade de entender onde estão as fissuras entre potencial de mudança e sua implantação. Elas não surgiram no mercado depois da COVID. Mais de 1009 start-ups surgiram nos últimos dez anos, e estão incorporadas dentro de grandes corporações que se sentem incapazes de resolver as fissuras da tecnologia encontradas pelo mercado”.
Neighbours
Paulo Salvador também mostrou cases de novas start-ups e empresas como a Neighbours, a Sonder, entre outras. “O valor que traz essas empresas não está somente na experiência do cliente mas também na economia de fees cobrados ao cliente. Por meio da ‘tecnologização’ de processos, eles conseguem reduzir custos de operação em até 75%”.
Hotéis do Futuro devem ter, segundo o palestrante, tecnologia embarcada, flexibilidade e velocidade. A Offsite Building é uma empresa que age nesse sentido, produzindo todo o mecanismo produtivo de fora de um local de obra, onde o usuário controla todos os setores, no sentido de assegurar que o produto seja entregue na data prevista. “Apenas 15% da carga, do impacto da construção, ocorre no local, proporcionando economia de 50% na rapidez da construção e entrega de um empreendimento. Queremos nos tornar um grande ator, avançando no caminho de uma demanda que exige velocidade na construção”.
Salvador também citou um projeto da Marriott, totalmente modular e que está para ser inaugurado. “Realmente essa tecnologia também traz um processo de sustentabilidade que não deve e não pode ser negligenciado”, comentou.
Depois das seis
O especialista encerrou convidando a audiência para acompanhar o programa “Depois das seis”, apresentado por ele em parceria com a consultora Gabriela Otto na plataforma YouTube.