Hotéis independentes apostam na arquitetura e design

Em meio a esse cenário, a Michaelis Arquitetos espera encerrar este ano como o melhor de sua história em termos de faturamento.

Os resultados da hotelaria nacional nos últimos meses, a perspectiva ainda mais positiva para 2025 e o volume de novos hotéis – em projeto ou construção – no Brasil vem movimentando e requerendo atenção ainda maior de uma área estratégica: a de arquitetura e design. Dados do relatório Panorama da Hotelaria 2024, produzido pela HotelInvest registrou neste ano 137 hotéis em andamento no País.

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E quando a lupa aumenta para a América Latina, recente relatório da Lodging Econometrics aponta 642 projetos em andamento no terceiro trimestre deste ano. Em meio a esse cenário, a Michaelis Arquitetos, um dos escritórios mais conceituados no setor no Brasil, com mais de 250 projetos hoteleiros desenvolvidos em 40 anos de história, comemora um 2024 positivo com aproximadamente 60 projetos em andamento, mês. A expectativa de encerrar este ano como o melhor de sua história em termos de faturamento.

Segundo o CEO do escritório, Thomas Michaelis, “o avanço é resultado de um conhecimento profundo desse mercado e de estudos constantes do avanço do comportamento do hóspede nacional e internacional. Mas também de um movimento ímpar: pela primeira vez vejo os hotéis independentes se debruçando sobre a matéria arquitetura e design como um ponto estratégico do negócio”.

Michaelis ressalta que cerca de 5% dos projetos desenvolvidos em 2024 foram de hotéis independentes – e na maioria deles familiar. E esse número é reforçado quando se analisa o volume de propostas emitidas para essa faixa do mercado: aproximadamente 15%. “Queremos triplicar a participação dessa fatia do mercado já para 2025”, destaca o CEO. No geral, a Michaelis vem registrando ao longo de 2024 quatro novas propostas emitidas por semana, com taxa média de conversão de 35%. “O fato de hoje sermos um dos escritórios homologados por grandes cadeias hoteleiras internacionais – Accor Hospitality e Hilton Hotels & Resorts – e outras nacionais, como Bourbon Hospitalidade e Intercity Hotels e termos um olhar voltado à arquitetura como propulsora dos negócios hoteleiros nos fez crescer entre os independentes”, destaca Michaelis.

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Hotéis independentes apostam na arquitetura e design
Projeto de hotel independente com arquitetura arrojada projetado por Thomas Michaelis – Foto – Divulgação
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Cenário promissor

Ele lembra que conforme último relatório Hotelaria em Números 2024, produzido pela consultoria JLL, atualmente o Brasil conta com 10650 empreendimentos hoteleiros divididos em: hotéis nacionais (1165), hotéis internacionais (632), hotéis independentes com menos de 20 quartos (3690) e os hotéis independentes com mais de 20 quartos (5163). “Ou seja, isso evidencia o mar de oportunidades para a arquitetura e design especializados em hospitalidade”, sentencia Michaelis.

Com os novos movimentos do mercado hoteleiro e as perspectivas para um futuro próximo, Michaelis é categórico em dizer que “os hotéis precisam repensar seus espaços para atender os novos anseios do hóspede moderno. Para uma operação que precisa ser eficiente financeiramente é preciso criar não só um visual agradável, mas um ambiente funcional”, define Michaelis.

Hotéis independentes apostam na arquitetura e design
O Hotel Monã em Teresina é independente e foi projetado pela Michaelis arquitetos de forma disruptiva – Foto – Divulgação
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Projeto bem estruturado

E nesse sentido, os novos projetos desenvolvidos pela Michaelis Arquitetos vêm se destacando em meio aos últimos lançamentos registrados no Brasil. “Um projeto bem estruturado gera economia antes, durante e depois da entrega do hotel, sem contar com a economia perene para as operações”, destaca. Michaelis exemplifica comentando a importância de projetos em linha com as boas práticas ambientais e um bom entendimento do fluxo de hóspedes e staff.

Com as movimentações de mercado, Michaelis se desafia e já projeta um 2025 ainda melhor com uma movimentação maciça pelo interior do País. “O volume de solicitações vem crescendo mês a mês, de destinos nunca antes considerados. A junção dos hotéis independentes, com o crescimento do segmento de multipropriedades, e ainda com o avanço das STR’s – Short Term Rental (aluguel de curta temporada, na tradução livre), esperamos um 2025 de um volume ainda maior de trabalho”, finalizou Michaelis.

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