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Hotéis e resorts reinventam entretenimento para atrair hóspedes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 46 minutos

Na primeira temporada de férias com restrições suavizadas pelo ciclo de vacinas, hotéis, resorts e parques se deparam com um novo desafio: como garantir entretenimento de qualidade e lugar de destaque entre a concorrência?

A chegada das férias trouxe consigo expectativas tanto de parte da indústria como dos consumidores, causadas principalmente pelo fato de que se trata do primeiro período de férias sem o fantasma da pandemia e com restrições suavizadas pelo ciclo de vacinação e hábitos adquiridos que fizeram o índice outrora assustador da COVID-19 desabar. Para algumas famílias, a atenção com os cuidados segue as mesmas regras do início da pandemia, na prevenção de um eventual contágio. Hotéis de lazer e resorts saudaram a chegada das férias com um só pensamento em mente: garantir entretenimento de qualidade a todas as idades, criar memórias inesquecíveis após dois anos de medo e fidelizar as famílias para as próximas temporadas. Atrações disruptivas para os adultos, divertidas, lúdicas e educativas para as crianças. Tarefa simples? Nem tanto. Hoje a concorrência é grande, são muitas as opções que se apresentam a frente do viajante que pesquisa seu próximo destino.

Empreendimentos investem em tendências, brincadeiras, jogos, espaços mais equipados, tecnologia, e em planos de divulgação com fotos e vídeos que enchem os olhos e despertam o interesse das famílias, que por sua vez, estão ávidas por lazer e descanso. Como se destacar em meio a esse cenário?

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Revista Hotéis – Instagram

Um dos hotéis especialistas no tema entretenimento, o Fazzenda Park Hotel, no município de Gaspar, localizado no chamado Vale Europeu de Santa Catarina, encontrou nas apresentações artísticas uma forma de se destacar entre a concorrência regional e garantir uma experiência que pode ser apreciada em família.

Antônio Coradini: “Há um olhar especial do Fazzenda frente às ações de marketing e novas ideias para fortalecer a marca nos grandes centros” (Foto – Divulgação)

Segundo Antônio Coradini, Gerente comercial e de marketing do Fazzenda Park Hotel, “a estratégia é manter a qualidade no atendimento e nos produtos que oferecemos. Esse é o primeiro passo. Queremos que nossos hóspedes se sintam em casa e aproveitem a estadia a todo momento e em todos os cantos. Temos diversas opções de entretenimento. As piscinas, que são uma das principais atrações, as apresentações originais produzidas e interpretadas pelos nossos próprios colaboradores, além das atividades interativas, como as trilhas, arvorismo, passeios de charrete e a cavalo. Então, a qualidade do que oferecemos aos nossos hóspedes é um grande diferencial para nos mantermos sempre entre os mais procurados”. Coradini reforça que “há ainda um olhar especial do Fazzenda frente às ações de marketing e novas ideias para trabalhar o fortalecimento da marca nos grandes centros”.

A maior piscina aquecida da região Sul

Coradini destaca como principais atrações do período de alta temporada que divide os dois semestres do ano, ou seja, férias de julho, a tematização do empreendimento e das apresentações. “Durante os meses de junho e julho tivemos os pacotes de Festa Junina e Férias. O hotel foi decorado com toda a temática junina, com apresentações especiais dos espetáculos apresentados pelos Fazzendásticos, nossa equipe de recreação, e gastronomia típica do período. Além disso, ainda temos as nossas atrações tradicionais já mencionadas, entre tantas outras coisas que o Fazzenda tem a oferecer”.

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Tramontina

O Gerente enfatiza ainda: “O Fazzenda possui a maior piscina aquecida do Sul do País. São 1.502m² de área seca. Com dois geradores de água quente abastecidos com madeira de reflorestamento – um meio mais econômico e eficiente que o gás, energia a lenha – a temperatura pode chegar a 31 graus. A piscina conta ainda com 110 espreguiçadeiras e 348 lugares sentados”.

Hotéis e resorts reinventam entretenimento para atrair hóspedes

Fachada do Fazzenda Park Hotel (Foto – Divulgação)

Segundo o executivo, “as projeções para o restante do ano são muito otimistas. Teremos diversos pacotes temáticos com shows nacionais, alguns deles já com lista de espera. Também teremos semanas exclusivas para os estudantes, cuja ocupação também foi preenchida já no início do ano. Nossa projeção é que tenhamos um crescimento superior a 15% no faturamento, comparando ao mesmo período do ano passado”. E conclui: “O mais importante para nós no sentido de alcançar a excelência no oferecimento de uma experiência ao cliente é qualidade e entretenimento. Prezamos pela ótima experiência do cliente, como já disse, queremos que ele se sinta em casa e aproveite cada momento. E com um ótimo atendimento, seja por parte dos nossos colaboradores ou com nossos produtos, os quais sempre investimos em melhorias quando necessário. Acreditamos que os hóspedes saem felizes e satisfeitos”.

Por dentro dos espetáculos

A arte é parte importante dos momentos de lazer do brasileiro e o Fazzenda Park Hotel investe cada vez mais na cultura na hora de levar entretenimento aos seus hóspedes. A equipe de recreadores ou Fazzendásticos, prepara diversas apresentações e espetáculos que contam histórias carregadas de humor, originalidade e nostalgia. A Gerente de lazer do Fazzenda, Mayara Testoni, conta um pouco da preparação dessas apresentações. “Os espetáculos Fazzenda, que possuem assinatura da equipe Fazzendástica, são produzidos e apresentados pelos colaboradores do resort. O elenco dos teatros e musicais são compostos por vários setores que juntos oferecem ainda mais entretenimento para os hospedes. As narrativas para as peças são pensadas estrategicamente no perfil de público e no período do ano, assim conseguimos trazer enredos mais assertivos para nossos hóspedes. Avaliamos as tendências do momento e os sucessos do passado para criar atrações únicas e originais”.

Atualmente, a equipe conta com três apresentações inéditas: Os Palhaços, um show de humor clássico, voltado para a família, com piadas sadias e esquetes elaboradas para fazer alusão ao universo circense; a Viagem ao Mundo Disney leva ao Fazzenda os personagens mais queridos pelo público em um espetáculo musical; e o Fazzenda Covers mistura o clássico e o contemporâneo com apresentações que envolvem diversos ritmos musicais que conquistaram gerações. Além disso, os Fazzendásticos possuem em seu portfólio peças como Sítio do Pica-Pau Amarelo (que remonta as histórias de Monteiro Lobato e seus famosos personagens), Terra Mágica – um espetáculo que leva os espectadores a uma viagem ao fundo do mar – e uma aventura no faroeste com o Fazzenda Ville.

Apesar de as peças durarem em torno de 30 a 60 minutos, os colaboradores do resort têm muito trabalho antes do produto final chegar ao público. “Além da execução da obra, muitos dos figurinos são produzidos internamente pela equipe do resort. Somando isso, desde a encubação do projeto, os inúmeros ensaios, coreografia até a estreia em grande estilo, vai em torno de uns dois a cinco meses, dependendo o espetáculo e seu nível de complexidade”, explica Mayara.

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Faitec

Com relação aos musicais, ela ainda completa: “Gostamos sempre de fazer nossas criações de forma mais original possível, então optamos na maioria das vezes em criar as trilhas sonoras que darão consistência ao enredo. Assim conseguimos transmitir um pouco da ideologia da história que está sendo contada através de músicas, sem sair fora do contexto. Essas melodias são no geral criadas pela equipe interna e depois passam pelo crivo de um musicista, para chegar ao resultado final”.

Além de entreter e divertir o público, os espetáculos Fazzenda são uma forma de o resort abrir espaço para seus colaboradores mostrarem e aprimorarem seus talentos. “O Fazzenda não só apoia, como investe para que nosso elenco seja ainda mais qualificado, artístico e encantador, tornando assim a experiência dos nossos hóspedes ainda mais especiais”, finaliza Mayara.

Hotéis e resorts reinventam entretenimento para atrair hóspedes

Interior de um dos apartamentos do Santíssimo Resort, em Tiradentes, Minas Gerais (Foto – Divulgação)

Revenue Management é essencial

Um pedaço do paraíso em meio a uma cidade histórica, repleta de histórias e curiosidades. Assim muitos definem o Santíssimo Resort, em Tiradentes, Minas Gerais. A beleza e a riqueza cultural do destino complementa a oferta variada de entretenimento e lazer oferecida pelo empreendimento, que acaba de lançar um novo complexo de lazer com atrações para todas as idades. O Santíssimo Resort está localizado a menos de cinco minutos do Largo das Forras, com vista privilegiada para a Serra de São José. Sua estrutura, a mais completa da região, oferece: Aqua Ventura, Tobogã Ventura, Prainha com areia, piscina aquecida, restaurante Jacarandá, piscina para adultos, Praça das Águas, presença de mascotes, Cine Santíssimo, Fazenda Ventura, ordenha de vaca no ranchinho, academia, Arena Ventura, massagem relaxante e Maria Fumacinha.

O Gerente geral do complexo, Márcio Ferreira, enumera, na sua opinião, como sendo elementos essenciais para o destaque do empreendimento no mercado: “Entender cada vez mais o público, suas necessidades e expectativas. Acreditamos que após a pandemia este olhar precisou estar cada vez mais sistêmico. Como diferencial, os hotéis tiveram que enxergar o real perfil do consumidor e alinhar tecnicamente suas operações para suas expectativas. Sobre competitividade, foi essencial ter bem estruturado o Revenue Management, entendendo bem a forma de distribuição nos canais de venda, o tempo desta venda e o melhor preço. Na outra ponta, não podemos esquecer que as variações do mercado, ocasionada pela inflação, colocou a prova a boa gestão de custos dos hotéis, em termos de negociação na compra de insumo, e em termos de gerenciamento de custo médio de cada unidade. Sem estas duas vertentes, muitos empreendimentos viram suas margens diminuírem”.

Hotéis e resorts reinventam entretenimento para atrair hóspedes

A turma de personagens é responsável por parte do entretenimento dos pequenos no Santíssimo Resort (Foto – Divulgação)

Ferreira destaca também como a localização do empreendimento o torna mais atraente para os viajantes. “Aqui temos um produto diferente. Como poucas opções do País, temos uma estrutura para o cliente passar todo o seu tempo dentro do resort e ao mesmo tempo, nossa localização oferece a ele a possibilidade de passear a pé pelo centro histórico de Tiradentes. Para aqueles que desejam aproveitar toda a nossa estrutura temos um amplo restaurante, o Jacarandá, recentemente inaugurado, com cardápio à la carte, atendendo desde porções, sanduíches, a pratos principais; uma sorveteria com opções de sobremesa e sorvetes; e a novidade mais recente, que é a pizzaria Jatobá. Para o lazer, temos cinco piscinas para os variados públicos, algumas com aquecimento; um playground temático; uma praia com areia; e a Arena Ventura, um novo espaço Kids todo tematizado e conceituado”.

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Pratica

Sobre desempenho, o Santíssimo Resort prova que a retomada do lazer já vem alcançando resultados positivos independente do período de alta temporada. “Recentemente fechamos nosso primeiro semestre e percebemos que acompanhamos o crescimento dos hotéis de lazer. Fechamos nossa receita com um aumento de 20,49%, acima do esperado. Foi um resultado muito expressivo! Esperamos para o próximo semestre manter as nossas projeções e fazer uma receita recorde neste ano”.

A piscina do Santíssimo Resort (Foto – Divulgação)

Para finalizar, Márcio Ferreira compartilha dicas para o alcance da excelência na estada do hóspede: “Não é cair no clichê, mas com certeza a excelência está ligada diretamente a superação da expectativa, o cliente precisa ser entendido, mesmo nos mais diversos perfis. Esse é o caminho inicial para o encantamento acontecer, só se encanta quando se o conhece bem. Se eu não conheço meu cliente e o que ele busca ao me escolher, entregar com excelência será mais complexo, agora se eu o conheço bem, entendo o que ele quer do hotel e alinho a minha operação para atende-lo, com certeza o alicerce para o caminho da excelência estará sendo construído. Desta forma fica mais fácil”, finaliza.

Tendências, imersão e experiência raiz com a natureza

Essa é a proposta do Jaguaribe Lodge & Kite, localizado na Praia de Canto da Barra, em Fortim, no Ceará, em uma área de oito hectares e extensão de praia de 1,5 km, onde o rio se encontra com o mar. O empreendimento possui projeto arquitetônico único, que transformou o turismo da região da Rota das Falésias ou Costa do Sol Nascente, como é conhecida pelos cearenses. São 23 bangalôs exclusivos, construídos sobre palafitas para preservar a vegetação e as dunas. O Jaguaribe Lodge & Kite foi idealizado pelos franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, mesmos fundadores de outro ícone da hospitalidade regional, o Vila Selvagem.

Todo o empreendimento foi construído com madeira reflorestada, com cobertura de folhas de carnaúba, árvore típica da região. Um detalhe interessante é a ausência de aparelhos de TV nos bangalôs, intencional, para que o hóspede permaneça focado e conectado com a natureza local. Alinhado com as tendências, o Jaguaribe Lodge também é conhecido pela estrutura voltada a prática de kitesurf, além de possuir um restaurante com vista para o mar, um bar, um restaurante exclusivo para hóspedes, um spa com salas de massagem e tratamentos diversos, uma piscina semiolímpica com bar e áreas de descanso.

Celian Chaufour: “O Beach Tennis veio a somar em algo que já fazia parte da essência do Jaguaribe Lodge & Kite” (Foto – Divulgação)

Segundo Celian Chaufour, sócio-diretor do Jaguaribe Lodge & Kite, todo o entretenimento é pensado com base nas preferências dos hóspedes. “Nossos hóspedes são nossa melhor referência. As opiniões e sugestões são sempre levadas em consideração pela nossa equipe. O Jaguaribe Lodge sempre teve uma ligação muito forte com o esporte, pela escola de kitesurf com certificação internacional, e nosso público gosta muito de atividades em contato com a natureza. O Beach Tennis veio a somar em algo que já fazia parte da essência do hotel, além de ser um esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o País.

Para gastronomia, a cada ano investimos em novidades. No ano passado, o nosso Luau foi um sucesso e virou parte de nosso calendário. Agora incluímos a feijoada aos sábados com música ao vivo em nosso Jaguaribe Beach Restaurant, e tanto hóspedes como visitantes, estão adorando. Estamos continuamente surpreendendo nossos hóspedes. Parte das novidades que estamos trazendo para esse segundo semestre também está alinhado aos princípios de ESG do hotel. Agregamos às nossas práticas sustentáveis a instalação de painéis solares. Hoje o hotel funciona totalmente com energia do sol que nos acompanha o ano todo”.

 

Impacto do entretenimento nas reservas
Para Chaufour, o entretenimento está diretamente atrelado a divulgação, que quando feita de forma assertiva, gera o famoso boca a boca: “Entramos agora em nossa temporada de ventos, excelente para os esportes náuticos, e aumentamos as aulas incluindo wing foil. Percebemos que acertamos em nossas escolhas, quando hóspedes retornam e indicam a mais pessoas. É nosso melhor termômetro. Acredito que essa alta temporada vai agradar a todos. As novidades que comunicamos em nossas redes sociais, já tem chamado a atenção de nosso time de reservas. Estamos caminhando para um excelente segundo semestre”, observa.

A estratégia para se manter relevante e em destaque entre a concorrência, segundo Chaufour, “é oferecer uma experiência única e que surpreenda. Nosso hotel foi desenvolvido para que as pessoas tenham um contato com a natureza, de maneira livre e segura. Curtir o local por inteiro, esquecendo totalmente a necessidade de TV, e contemplando o que há de melhor. A beleza do mar, a vegetação, a brisa. São experiências que impactam as pessoas. Por mais que o mercado tenha diversas opções de hospedagens, enxergo que cada uma tem sua unicidade. Nenhum hotel é igual ao outro, e por meio das pessoas e estrutura, conseguimos conquistar os hóspedes. Com nossas belezas, a gentileza dos colaboradores, a preocupação em deixar a experiência impecável. É assim que nos destacamos, proporcionando momentos únicos”.

O Jaguaribe Lodge & Kite possui seis quadras para a prática do Beach Tennis – (Foto – Camilo Lincoln)

O executivo também destaca o oferecimento do Beach Tennis, uma novidade do Jaguaribe Lodge & Kite, alinhada a uma tendência nacional. “É uma área de 3.000m² com seis quadras de Beach Tennis, localizadas atrás do kite center entre os hotéis Jaguaríndia Village e Jaguaribe Lodge. Os hotéis oferecem os equipamentos e é possível reservar o horário, inclusive para quem não está hospedado. Nossa ideia é ter campeonatos regionais, e também teremos um grande evento de kitesurf este ano.

Acho importante destacar que as novidades não se restringem ao Jaguaribe Lodge, os outros hotéis do grupo também abrem essa temporada com novas atrações e melhorias na estrutura. No hotel Vila Selvagem, por exemplo, também instalamos painéis solares e uma nova área de spa está sendo construída com produtos de nossa marca própria. E no Jaguaríndia Village, as novidades de gastronomia do JAG Restaurante chegam com novos menus de tapas e coquetéis tradicionais e signature, e o hotel conta com pontos de recarga para veículos elétricos. Fortim está ganhando cada vez mais espaço entre os destinos turísticos do Nordeste brasileiro. Seguimos trabalhando para sempre proporcionar aos nossos hóspedes o melhor em hospitalidade”, conclui.

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Atenção nos detalhes

O Transamerica Resort Comandatuba, no município de Una, em Ilhéus, na Bahia e consolidado como referência em lazer e entretenimento, busca constantemente renovar a sua oferta a fim de manter-se relevante e atraente para hóspedes de primeira viagem e habituais, que sempre encontram novidades a cada temporada. Um dos diferenciais de destaque do empreendimento, segundo o Diretor geral, Rodrigo Galvão, é a oferta gastronômica diversificada e que atende a todos os perfis. “Consolidamos o all-inclusive premium de Comandatuba, diferenciando-se como a melhor experiência do País. Aqui é o cliente quem escolhe a marca de bebida e as opções de gastronomia – onde mesmo no buffet, temos pratos sempre montados na hora. Ouvimos atentamente os feedbacks dos clientes e a partir deles priorizamos os investimentos na operação”.

O Trapézio foi a novidade do Transamerica Resort Comandatuba nas férias de julho (Foto – Divulgação)

A estrutura do resort também passa por constantes melhorias. “Investimos na reforma das nossas dez quadras de tênis, das cinco de Beach Tennis, boia cross náutica, além do trapézio voador e fixo – novidade do mês de julho. A academia também passou por melhorias estruturais e dos equipamentos, além do espaço de crossfit”, conta Galvão.

O Transamerica Comandatuba celebra a boa performance conquistada pela reforma da piscina, entregue no final do mês de junho, com novos bares e banheiros próximos, a fim de aprimorar e facilitar a experiência do hóspede. “Nosso objetivo é alcançar 65% de ocupação anual e estamos em linha com o esperado até aqui. Em paralelo, seguimos buscando retomar a diária média do período pré-pandêmico e a recomposição de margem”, afirma o Diretor.

Para o alcance da excelência na experiência do hóspede, Galvão acredita que é essencial “ter o olho do cliente, ouvir os feedbacks genuinamente e implantar as melhorias necessárias. Além disso, investir em entretenimento 360 graus, não só nos times de lazer, mas em todas as áreas. O resort tem atmosfera descontraída aliado ao padrão de serviços que nos diferencia”.

Entretenimento com valor agregado

A rede portuguesa Vila Galé, que acaba de iniciar as operações do Vila Galé Alagoas, 10ª unidade brasileira com investimento de R$ 150 milhões, também mantém em seu DNA a entrega de entretenimento de qualidade e com ‘algo mais’, conforme explica o Coordenador de entretenimento da rede, André Gamelas: “A Vila Galé investe frequentemente em novas estruturas e atrações, como em tirolesas, parques aquáticos, brinquedos, salas Teens, Atelier Nep. A nossa estratégia de ação visa a entrega de entretenimento com conteúdo que agregue riqueza cultural, social, física, intelectual e ambiental para a experiência do cliente”.

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De acordo com o executivo, os hotéis Vila Galé possuem como lema, proporcionar diversão para todas as idades durante todo o ano, não só nos períodos de alta temporada: “Neste momento, as principais atrações são o karaokê e atividades musicais, festas da espuma nas piscinas, festa das cores, Parada Nep, Dia da Sustentabilidade, Noite da Vila do Forró e Luau da Galé. Além do entretenimento, os resorts contam com piscinas, quadras, sala de jogos e Espaço Galera, voltado aos adolescentes”. Ele destaca como diferencial de destaque o Clube Nep, presente em todos os resorts da rede. “É um espaço inteiramente dedicado as crianças onde são oferecidas diversas atividades para os pequenos com acompanhamento de animadores. Entre as atividades, gincanas, jogos, pintura, dança, música, canto, entre outras. A família de personagens Nep conta com o Neptuno, Rei dos Mares; o golfinho; Naná, a Tartaruga; Tina, a Gaivota; Vera, a Estrela do Mar; Edu, o Caranguejo; a sereia e o temível Capitão Osso”.

André Gamelas: “Nossas equipes de lazer apostam na cultura local e criam atrações que passam pela culinária, pela dança, até os mitos e lendas locais” (Foto – Divulgação)

A retomada do turismo aqueceu a ocupação dos resorts, colocando a rede Vila Galé dentro do movimento de ascensão do lazer. “Devido a retomada, a nossa ocupação neste ano deu uma guinada e está dentro das nossas expectativas. A Vila Galé tem se consolidado como principal destino de férias para as famílias. Para os próximos meses, continuamos otimistas com os indicadores”, observa Gamelas.

O executivo também ressalta a importância da promoção do destino onde cada empreendimento está inserido e suas atrações e belezas. “Para nós é fundamental que o cliente saia da região conhecendo e interpretando turisticamente o destino como um todo. A excelência da jornada passa por uma experiência além do conforto que a Vila Galé oferece. Para isso, temos parceiros credenciados que auxiliam na escolha das melhores atrações locais em cada unidade. As equipes de lazer apostam na cultura local e criam atrações que passam pela culinária, pela dança, até os mitos e lendas locais”.

As crianças têm atenção especial na Vila Galé, com o Atelier Nep e suas atividades (Foto – Divulgação)

Apostando em talentos

André Gamelas explica que, para se conseguir uma posição de destaque em meio a uma concorrência acirrada, deve-se investir em pessoas e seus talentos. “A nossa aposta está na formação dos monitores, na sua grande maioria nativos dos municípios onde estamos. O segredo do encantamento está nas relações humanas, e para isso contamos com colaboradores carismáticos, entusiastas e muito atenciosos, que, mais do que ninguém, ficam felizes por receber convidados em ‘casa’. A soma de atendimento humanizado, estrutura completa em destinos paradisíacos e entretenimento de qualidade garantem momentos inesquecíveis e, consequentemente, a fidelização dos clientes”, finaliza.

Outra novidade da Vila Galé para as crianças, é o lançamento do Nep Bubbles, uma bebida gaseificada, sem álcool e feita com suco de uva. “Somos uma rede de hotéis e resorts familiar e muitas crianças comemoram os seus aniversários conosco.  Então, decidimos oferecer a atmosfera de festa que o espumante proporciona aos adultos. Os pequenos ficam muito felizes ao estourar a rolha da garrafa”, explica o Diretor de operações, José Antônio Bastos. O Nep Bubbles está à venda exclusivamente nos hotéis e resorts da Vila Galé. Este novo produto é inspirado no Neptuno, o Rei dos Mares – mascote infantil dos hotéis Vila Galé e personagem principal dos Clubes Nep.

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Entretenimento no DNA

Outro empreendimento que parece ter descoberto a resposta para as indagações feitas no início dessa matéria é o Le Canton, resort localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Nos três primeiros meses de 2022, o empreendimento registrou aumento de 23% no faturamento. O resultado significa uma receita de R$ 4 milhões a mais em relação ao mesmo período de 2021 e marcou o melhor trimestre da história do complexo. O resort também registrou incremento de 47% de EBITDA neste intervalo de tempo se comparado ao ano anterior. Além de tudo isso, o Le Canton também comemora o incremento no índice de estada média, apesar de as tarifas terem subido 20% no período, em relação a 2021.

Mônica Paixão, Diretora geral do empreendimento, revela: “A estratégia do Le Canton é nos manter sempre em movimento, criando novas atrações, alinhadas com as ideias e sugestões dos nossos clientes e as tendências atuais. Buscamos que os atrativos atendam todas as faixas etárias da família – da criança ao adulto. Além disso, procuramos apresentar novidades que fidelizem o hóspede, para que, a cada retorno, ele tenha a possibilidade de viver experiências diferentes”. Em 2022, o Le Canton investiu fortemente em entretenimento para os hóspedes e visitantes, com shows de Nando Reis e Diogo Nogueira.

Mônica Paixão: “Buscamos que os atrativos atendam todas as faixas etárias da família – da criança ao adulto” (Foto – Divulgação)

De acordo com a Diretora, “Como as inovações em entretenimento são sempre constantes no Le Canton, as novas atrações começaram a ser lançadas ainda no final de 2021. Uma delas foi a criação do Pet Park um espaço de convivência para hóspedes e seus pets. O local conta com uma ampla área verde com diversos brinquedos específicos para pets, como gangorra e rampas com e sem obstáculos, além de um pequeno chuveiro para o hóspede que quiser dar banho no animal. A abertura do Pet Park nasceu da necessidade de aumentar o espaço de circulação dos animais, até então restrita a corredores, ao gramado e a áreas externas do hotel, sempre com uso de coleira. Com isso, o hotel mantém seu compromisso Pet Friendly, assumido em 2016.

Outra grande novidade foi a inauguração do plano inclinado, com um bondinho em estilo suíço que facilita o acesso dos hóspedes ao Castelo Medieval, o cartão-postal do resort. Dentro do Castelo, a abertura do Sport Bar foi mais uma novidade implementada pelo Le Canton. Também no final de 2021, o hotel inaugurou quatro quadras de areia para a prática de Beach Tennis, futevôlei e vôlei de praia. Elas se juntaram às quadras de vôlei, futebol, tênis e mini golf, já disponíveis no Canton Ville.

O novo brinquedo do Parc Magique, no Le Canton (Foto – Divulgação)

Para as férias de julho de 2022, o resort inaugurou mais um brinquedo no Parc Magique, o primeiro parque de diversões coberto funcionando dentro de um resort no País e uma das principais atrações para crianças na região. Trata-se de um dragão gigante, no qual os pequenos sobem e escorregam, saindo pela boca. A nova atração junta-se aos mais de 15 brinquedos e 90 jogos eletrônicos já existentes. Ainda em julho, os hóspedes passaram a contar com uma nova piscina com 230 metros de comprimento e capacidade para até 200 pessoas. E o Bar Léman, próximo à piscina central, foi ampliado e saltou de 55 para 103 lugares. A ideia era criar um ambiente propício aos adultos, com música lounge, aquecedores a gás para as noites frias e menu mais elaborado”. A expectativa do Le Canton é manter o bom desempenho também no restante do ano, fora da alta temporada. “Em julho, esperamos 100% de ocupação todos os dias da segunda quinzena, que é efetivamente o período das férias escolares. Para o segundo semestre, a meta é superar a receita orçada, algo que é bem desafiador em relação ao mesmo período do ano passado”, complementa Mônica.

Equipe comprometida

Para o Le Canton, o período nebuloso da pandemia foi oportunidade de aprimoramento dos colaboradores e de planejamento de novidades. “O mais importante para o alcance da excelência é o atendimento em todas as interações. Uma equipe comprometida faz toda a diferença no resultado final. Por isso, aproveitamos o tempo que o hotel ficou fechado durante a pandemia de COVID-19 e realizamos um programa de reestruturação para funcionários e colaboradores. O objetivo foi investir em capacitação e, assim, manter o padrão de atendimento de excelência que caracteriza o Le Canton. Isso também é uma forma de fidelizar o hóspede e fazer com que ele sempre retorne. Temos famílias que frequentam o Le Canton há muitos anos! O entretenimento é mote principal para atrair nosso cliente e fazê-lo retornar em busca de novas experiências. Trabalhamos constantemente para que o Le Canton seja sempre uma referência de hospedagem para as famílias”, finaliza. 

Investimentos e modernização

Localizado na cidade de São Roque, com 85 apartamentos e 18 lofts, o Hotel Villa Rossa, que completou 30 anos de existência em junho deste ano, celebra novidades no quesito entretenimento com a chegada de um moderno complexo aquático que complementa a variada oferta de atrações do empreendimento. “O Villa Rossa acredita que a qualidade em serviços é o seu maior trunfo. O hotel não mede esforços para prestar um atendimento de qualidade aos seus hóspedes e, para isso, tem uma equipe treinada e comprometida com o bem-estar deles. Este serviço atencioso é fruto do investimento feito em pessoas, que trabalham no local com um sorriso no rosto e muito motivados.

Vista aérea do Hotel Villa Rossa, em São Roque, interior paulista (Foto – Divulgação)

O Villa Rossa é um hotel inserido numa exuberante área preservada de Mata Atlântica, destino de turistas que querem relaxar e ‘respirar’. Não bastasse isso, todos os visitantes desfrutam de experiências e infraestrutura de primeira, criando momentos e lembranças inesquecíveis. A gastronomia é um dos pontos fortes: apesar da modalidade buffet, são registrados muitos feedbacks elogiando a qualidade, frescor e sabor. O Villa Rossa também acaba de inaugurar um conjunto de piscinas aquecidas por biomassa e também oferece estrutura para eventos, além de festas temáticas como a junina, e atividades como observação lunar, noite do fondue, entre outras”, diz o comunicado do empreendimento.

Piscina climatizada do Hotel Villa Rossa (Foto – Divulgação)

Novo complexo aquático

Pensando na importância de uma oferta de entretenimento diversificada e que atenda a todos os perfis e idades, o Villa Rossa inaugurou este ano, um novo complexo aquático, o qual compartilha mais detalhes: “O novo complexo aquático é o maior investimento do Villa Rossa. No ano que completa 30 anos, o empreendimento acaba de entregar um presente para os hóspedes e visitantes, que promete ser a maior atração: um novo espaço de convivência e conexão com a água, num projeto de arquitetura sustentável.

O Hotel Villa Rossa possui piscina de 800m², com toboágua, cachoeira e outras atrações (Foto – Divulgação)

Construído em uma área total de 4200 m² em meio a Mata Atlântica, o novo parque aquático tem uma piscina de 800 m² com toboágua, cachoeira, duchas, percurso, iluminação noturna. O projeto foi pensado para atender todos os públicos, trazendo piscinas pouco profundas onde as crianças podem se divertir em segurança, uma praça molhada para interações com gêiseres saindo do chão e cachoeiras onde é possível sentir toda a força que a água carrega em seu curso. Um dos grandes destaques do projeto, que foi desenvolvido pelo Atelier O’Reilly, é o uso da tecnologia da biomassa para aquecimento dos 1 milhão e meio de litros de água. Como o consumo energético é um dos grandes problemas do planeta, optou-se pelo uso da madeira para aquecer a água e reduzir o impacto ambiental. Todo o paisagismo foi inspirado na Mata Atlântica, utilizando espécies nativas da região; o uso de pedras e cascatas nessa composição foi fundamental para alcançar a ambientação tropical nativa. As formas orgânicas das piscinas e de todos os ambientes que compõem o projeto mimetizam a natureza utilizando areia compactada no seu revestimento, e dão movimento e singularidade ao espaço, tornando-o convidativo para esta descoberta sensorial através de texturas, curvas, jatos, temperaturas e quedas d’água”.

De acordo com o empreendimento, ainda é cedo para mensurar o impacto da nova atração no desempenho em ocupação: “Com relação ao novo complexo aquático ainda não se consegue mensurar porque ele foi inaugurado no último dia 9 de julho, mas a expectativa é grande já que, desde quando foi anunciado o projeto, os hóspedes e seguidores das redes sociais comentam sobre esta iniciativa. Independente disso, o hotel tem sim percebido um crescente aumento desde a retomada do setor turístico, inclusive registrando números bem expressivos na ocupação em comparação ao ano passado. Observa-se também um crescimento no setor de eventos do hotel, que está voltando aos patamares do período antes da pandemia, da ordem de 60%”.

Gestão e artistas de renome

Assim o Jurema Águas Quentes, localizado no município de Iretama, no Paraná, resume os ingredientes para oferecer o melhor em lazer em entretenimento. Wagner Novoli, Diretor-presidente do complexo, detalha a estratégia do Jurema Águas Quentes para obter lugar de destaque entre os maiores do Brasil: “Jurema Águas Quentes é uma empresa familiar, e nosso desejo é que todos os hóspedes se sintam em casa. É dessa forma que nossa equipe trabalha para atender o hóspede. Aqui, prezamos pelo cuidado e carinho com cada um. A excelência em atendimento é parte essencial do encantamento ao cliente e ela não deve acontecer apenas na primeira estada, mas ser recorrente, para que assim ele se torne habitué. Para isso, temos uma gestão próxima com os colaboradores, além de treinamentos constantes. Por aqui chamamos nossos hóspedes pelo nome e essa é uma essência que vem dos fundadores do Complexo.

O investimento em melhorias e inovação também é frequente aqui no complexo. Só no projeto de retrofit dos apartamentos do Lagos de Jurema, o aporte foi de R$ 5 milhões na modernização de mais de 70 acomodações do resort, além de áreas do parque aquático que devem estar finalizadas ainda este ano. E a segunda fase prevê atualizações nos restaurantes do Lagos.

Wagner Novoli: “No Jurema temos uma gestão próxima com os colaboradores, além de treinamentos constantes” (Foto – Divulgação)

Outro ponto que chama a atenção dos hóspedes é que, apesar da dimensão do destino Jurema Águas Quentes, que possui 3,4 milhões de m² de natureza exuberante, sendo 100 mil m² de área construída, todos os espaços dos dois resorts possuem conexão com wi-fi gratuito. Fizemos um grande investimento de infraestrutura em tecnologia, principalmente para atender aquele turista de meio de semana, que está trabalhando, mas os filhos estão de férias, por exemplo. Nosso objetivo é que ele se sinta em conexão com a natureza, mas também online, se precisar.

Além disso, desde 2021, em parcerias com produtoras, temos buscado projetos especiais, como os shows sertanejos. Já recebemos Zezé Di Camargo e Luciano; Marcos e Belutti; Maiara e Maraisa; Edson e Hudson; e Bruno e Marrone. Além de termos recebido um grande evento de harleyros e campeonatos de Beach Tennis”.

Piscina do Jurema Águas Quentes, em Iretama, no Paraná (Foto – Divulgação)

Novoli enumera as atrações oferecidas pelo empreendimento: “Além das águas termais que emergem da fonte a 42°, ofurôs, piscinas ao ar livre e cobertas e piscinas de hidromassagem, há muito mais lazer em Jurema Águas Quentes. Para as crianças são diversas atividades recreativas já inclusas nas diárias, exclusivamente voltadas para elas, com várias brincadeiras preparadas pela recreação de Jurema, esportes, shows com palhaços, dança e gincanas. Há também muita música ao vivo e, claro, a popular costela de chão aos sábados, para toda a família.

No Lagos de Jurema, o hóspede encontra a casa da Jureminha, com brinquedos para os pequenos, sala de jogos para aqueles que não abrem mão dos jogos eletrônicos, campo de futebol, patinetes elétricos e bicicletas. Muita aventura com arvorismo e tirolesa, passeios a cavalo e a encantadora revoada das garças. E o Spa Jurema, um espaço de relaxamento em meio à natureza.

Já o Jardins de Jurema conta com espaço de jogos baby e kids, com brinquedos, mesinhas para desenhar, ambiente colorido e uma equipe de recreadores profissionais, que promove atividades e brincadeiras divertidas. Além de também contar com jogos eletrônicos, quadras de tênis e Beach Tennis, patinetes, bicicletas, minigolfe e foot snooker.

E para complementar tudo isso, os dois resorts estão oferecendo gratuidade de atividades de aventura entre segunda e quinta-feira, como arvorismo, tirolesa, passeios a cavalo e pedalinho. Essa ação é uma novidade e o objetivo é seguir com ela até agosto deste ano”, destaca.

O Diretor conclui destacando como essencial para o sucesso do empreendimento, o engajamento de toda a equipe, que não mede esforços para proporcionar a melhor experiência: “O time Jurema Águas Quentes tem o compromisso com a entrega da satisfação através das experiências vivenciadas em um ambiente de muito calor humano. O sorriso, a cordialidade o prazer em servir são qualidades naturais do nosso time. Relaxar e descansar em família por aqui é algo certo. Para quem quer um pouco de agito, as atividades de lazer e entretenimento junto a uma natureza intocada, em um lugar repleto de piscinas com águas termais, fazem do destino uma experiência exclusiva. Em Jurema Águas Quentes, nosso compromisso é de que a fidelização ocorra através do encantamento e da entrega da qualidade desejada”.

Destaque na “Orlando Brasileira”

Um dos destaques do turismo nacional e talvez destino emergente mais impactante dos últimos anos, Olímpia, no interior paulista e lar do tradicional Thermas dos Laranjais, cresceu e apareceu como oportunidade para novas opções de lazer e entretenimento. Foi o que constatou o Grupo Ferrasa, fundado em fevereiro de 1981 e que ganhou destaque nas áreas de construção civil, hotelaria, empreendimentos imobiliários e vacation ownership. Hoje, o Grupo é um dos maiores empregadores da região – somente com a operação do Hot Beach Parque e Resorts emprega 1 mil colaboradores.

O Hot Beach Parque e Resorts é composto pelo Parque Aquático Hot Beach Olímpia, o 9º mais visitado da América Latina, com praia com piscina de ondas, ampla faixa de areia e coqueiral, e os resorts: Hot Beach Resort (484 apartamentos); Celebration Resort Olímpia (264 apartamentos); Thermas Park Resort & Spa (48 apartamentos); e Hot Beach Suites (442 apartamentos), este último, o primeiro no modelo multipropriedade do Grupo Ferrasa. No início de junho o Grupo lançou o projeto para a construção do Hot Beach You, que será o quinto resort e segundo no modelo multipropriedade, com 800 apartamentos que serão entregues em três fases.

Marcos Bittencourt: “Nossa estratégia está voltada a experiência e a tratativa de lazer e entretenimento durante todo o ano” (Foto – Divulgação)

De acordo com o Diretor geral, Comercial e MICE do Grupo Ferrasa, Marcos Bittencourt, “a estratégia do Hot Beach Parque e Resorts está voltada muito à experiência e a tratativa de lazer e entretenimento. Nossos hóspedes e os nossos visitantes vão ter, não só durante as férias de julho como durante todos os períodos de estadia, nos resorts e no parque aquático, experiências diferenciadas na área de gastronomia, no entretenimento, no lazer, na diversão como um todo, nas instalações e em tudo que pudermos trazer e tornar em alegria para todos, será feito e cada vez mais aprimorado”.

Vista da Vila Guarani, centro de entretenimento do Hot Beach Parque e Resorts (Foto – Divulgação)

Vila Guarani

Um dos destaques do Hot Beach Olímpia para as férias de julho foi a inauguração da Vila Guarani, integrada no perímetro do complexo que abriga o parque, o Hot Beach Suites e o Hot Beach Resort. Trata-se de um espaço de entretenimento, gastronomia e compras projetado para ampliar as opções de lazer dos hóspedes e visitantes. A Vila Guarani funciona das 15h30 às 22h00 e veio para suprir a carência do público por atividades após as 17h00, quando o parque, regularmente, encerra suas operações. O espaço conta com choperia, pizzaria, gelateria, empório de vinhos, loja de sandálias, loja de moda praia e Espaço Saberes e Tradições, para exposições folclóricas e venda de produtos artesanais da cultura olimpiense.

Destaque ainda para a primeira atração seca do complexo, o Viiiixe, circuito interativo suspenso em uma plataforma vertical de 15 metros de altura com passarelas teladas para que o percurso de crianças e adultos transcorra em total segurança. As surpresas ficam por conta de efeitos especiais, como pontos de fumaça e sons simulando a presença de animais, que também garantirão momentos de interação com o público. O espaço também manterá uma programação de shows e apresentações diárias, das 19h30 às 22h00, sempre com música ao vivo, e futuramente um circo.

Bittencourt comenta sobre o novo espaço: “O Hot Beach Parque e Resorts está apostando bastante nessas férias de julho na inauguração da Vila Guarani, um local de entretenimento e lazer, que funciona das 15h30 às 22h00, reunindo gastronomia, cultura, tanto para hóspedes como para visitantes, da própria cidade ou de fora. Além disso, temos a inauguração de uma nova atração no parque aquático, com bangalôs, áreas de lazer, muita água quente, música ao vivo, cascatas, entre outros. É o Oásis, dentro do parque aquático”.

O Diretor também ressalta a programação elaborada para o período: “A programação está repleta de muita música, de muitas brincadeiras, a turma da recreação com os personagens, está presente em todas as áreas do parque. Para atender todos os gostos, temos DJ de música eletrônica, grupos de pagode, de samba, sertanejo, enfim, muitas atrações durante todo o período de férias e além, tanto no parque aquático, como nos resorts”. E finaliza: “Esse incremento no entretenimento, na boa experiência e cada vez inovando mais, gera fidelidade. Queremos que o nosso hóspede e visitante que retorna a um dos resorts ou parque aquático sempre encontre uma experiência diferente, mas que traga na lembrança algo que ele já vivenciou conosco e que marcou sua estadia”.

Brunno Teodoro: “O Hot Beach Olímpia prevê um desempenho 30% superior ao de 2021 em número de clientes” (Foto – Divulgação)

Para Brunno Teodoro, Gerente geral do parque aquático Hot Beach Olímpia, “O mais importante é oferecer uma experiência de entretenimento diferenciada e que englobe todos os momentos da jornada do cliente, que busca vivenciar algo genuíno. Para que isso ocorra, é necessário desenvolver atividades que criem interação e conexão com a marca, personalizando os serviços e garantindo a satisfação e a fidelização. Com a temporada de julho ainda em andamento e com boas perspectivas para o segundo semestre, o Hot Beach Olímpia prevê um desempenho 30% superior ao de 2021 em número de clientes”.

De acordo com o Gerente, a tecnologia é uma importante aliada para o alcance da excelência na experiência do hóspede e na eficiência da operação. “O uso de tecnologia facilita e melhora a experiência do cliente. O nosso parque aquático inaugurou, em 2017, um moderno sistema de pagamento com a tecnologia NFC, em que todos os visitantes recebem uma pulseira com chip na modalidade pós pago, única forma de consumo interno. No término da visita, havendo consumo, o visitante deverá procurar o check-out ou auto atendimento para realizar o pagamento do consumo. Vale ressaltar que fomos pioneiros com essa tecnologia em parques aquáticos no Brasil, e na locação de armários inteligentes via pulseira NFC e vending machine”, observa.

Fachada do Hot Beach Resort Olímpia (Foto – Divulgação)

Teodoro destaca ainda outros pontos interessantes no uso da tecnologia de ponta no complexo: “Hoje a maneira mais prática de solicitar serviços e uma série de tarefas do dia a dia é pela tela do celular. E pensando nisso desde 2020, o Hot Beach Parque & Resorts conta com conceito de chat experience com inteligência artificial, que tem a assistente virtual Mel como complemento ao atendimento oferecido pela equipe humana e pelos demais canais de comunicação. A assistente virtual interage de forma natural, assertiva e atende em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esclarece dúvidas diversas sobre Olímpia, sobre o parque aquático, sobre os resorts, sobre nossos produtos e faz agendamentos. Buscando elevar ainda mais a experiencia dos nossos clientes, O Hot Beach Olimpia agrega mais uma funcionalidade a sua plataforma de atendimento virtual, o check-out express. A ferramenta possibilita a realização do check-out e pagamento de consumos internos via WhatsApp, sendo o primeiro parque aquático a ter essa funcionalidade, e dando um passo à frente na transformação digital do Hot Beach”.

Assistência resulta em fidelização

Ainda no tema tecnologias disponíveis para o setor de hotelaria e lazer, a Guide121 (que mostra a eficiência de suas soluções no próprio Hot Beach Olímpia, inclusive), é uma startup que atua no ramo dos assistentes virtuais com know-how em hotelaria. A empresa desenvolveu uma plataforma de comunicação que oferece a jornada completa para os hotéis atuarem de forma automatizada no atendimento aos clientes, na venda de acomodações, serviços extras e clube de férias.

Ana Elisa Ribeiro: “Em agosto lançaremos a nova plataforma Guide121” (Foto – Divulgação)

Segundo Ana Elisa Ribeiro, co-founder e COO da Guide121, “Com as assistentes, é possível estar presente todos os dias, a toda hora para ninguém ficar sem resposta e as empresas não perderem oportunidades. Elas acompanham os clientes em cada micro momento, desde a compra da hospedagem, saída de casa, viagem, passando pela experiência dentro do hotel, até a volta para casa com direito à pesquisa de satisfação. E em primeira mão, temos a honra de informar que em agosto será lançada a nova plataforma da Guide121, com grandes novidades que envolvem o poder de atuação com o que há de mais novo no WhatsApp, como fluxo dinâmico com botões, funcionalidade de disparos de notificações com filtros e recorrência, e outras evoluções. Também teremos uma plataforma robusta de atendimento humano, com várias funcionalidades para oferecer o melhor atendimento. Vale lembrar que em maio deste ano, lançamos, em primeira mão para o mercado a possibilidade de realizar check-out via WhatsApp”.

A Guide121 acredita que a tecnologia complementa a experiência de entretenimento do hóspede, já que, quanto maior a agilidade de resposta nas solicitações e dúvidas, mais a experiência se torna leve e prazeirosa para o cliente. “Por meio de nossa tecnologia, oferecemos a possibilidade do hóspede se comunicar com o hotel aonde quer que esteja. É possível pedir um serviço de manutenção em meio ao café da manhã, uma bebida gelada de dentro da piscina, ou até mesmo encontrar os óculos perdidos estando em um passeio fora do hotel. Tudo isso por meio do atendimento automático com Inteligência Artificial via WhatsApp. Alguns hotéis, inclusive, atuam com sistema de agendamento de serviços onde a assistente virtual consulta a disponibilidade e agenda em horários livres sem que seja necessário o auxílio de uma pessoa do hotel. São inúmeras possibilidades”, ressalta Ana Elisa.

Para ela, a tecnologia deve ganhar ainda mais peso na hora da escolha da hospedagem pelo viajante, tornando essencial aos empreendimentos, a modernização dos serviços com soluções como as que a Guide121 oferece. A executiva esclarece: “Principalmente no pós-pandemia, houve uma antecipação das tendências que envolvem tecnologia e digitalização de processos que antes eram feitos manualmente ou por papel. Estamos vivenciando a era da assistência, onde existe uma exigência cada vez maior por um atendimento rápido e eficaz. E a tecnologia tem ajudado a dar maior agilidade a processos, como a realização de check-in e check-out de forma mais automatizada, realização de compras e solicitações sem demandar horas de espera. Quanto mais ágeis são os processos, menor o tempo gasto e mais tempo o cliente tem para aproveitar a hospedagem”. E conclui: “A assistência é o fator chave para a fidelização, portanto, oferecer um atendimento eficaz, cordial e de qualidade certamente encantará o cliente e levará o atendimento à excelência desejada”.

Acessibilidade e Entretenimento

Hotéis e resorts inovam sua oferta de entretenimento e lazer em parte graças a uma indústria, que em velocidade constante, cria soluções e produtos disruptivos para tornar tudo isso realidade. Uma dessas empresas é a Refresh Brazil, fundada em 2008 pelo empresário Armando Fantini, atual CEO da companhia. O negócio da Refresh Brazil baseia-se no desenvolvimento de soluções inteligentes que provoquem sensações e momentos inesquecíveis para PCD’s (Pessoas com Deficiência) e PCMR’s (Pessoas com Mobilidade Reduzida).

A missão da empresa, segundo Fantini, sempre foi “causar alegria, prazer, diversão, união da família e amigos nos banhos no mar, represas, lagos e rios, assim como nos passeios nas praias e nas trilhas da mata. Tudo com 100% de conforto e segurança”. Assim, o primeiro produto apresentado ao mercado foi a Ducha Ecológica de Praia Pit Stop, que proporciona um banho refrescante e hidratante na praia, com água captada do mar e pré-dessanilizada, filtrada e clorada, economizando bilhões de litros de água potável da cidade.

Armando Fantini: “O Brasil ainda está engatinhando no mercado de inclusão social com acessibilidade” (Foto – Divulgação)

Em razão desse trabalho, surgiu a ideia de trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência em passeios e banhos de mar, criando em 2014, a Mareia, uma cadeira de rodas anfíbia flex. É um equipamento dois em um que proporciona condições de acolhimento para as PCD’s E PCMR’s, tanto nas praias como em trilhas em parques ecológicos e aquáticos. O nome ‘Mareia’ é a junção das palavras mar e areia.

A partir de 2015 a Refresh passou a lançar outros produtos destinados as necessidades desse público que segundo a ONU, representa 15% da população mundial. A Passarela Acessível Bamboo Way, que facilita o acesso de cadeiras na areia da praia; a ducha Pit Stop, com adaptação flex e adição de mangueira flexível para cadeirantes; o jogo inclusivo Expert Brazil; a plataforma No Limits, que permite ao cadeirante, mesmo com patologia mais severa, subir com a sua própria cadeira para passeios; a poltrona aquática Acqua, confortável para piscinas, lagos, represas e rios; o kit adaptado Havai 1.0, para montagem em caiaques, entre outros.

Armando Fantini, sócio-fundador da Refresh e atual CEO, explica: “O Brasil ainda está engatinhando neste mercado de inclusão social com acessibilidade. A Refresh Brasil especializou-se nas necessidades relacionadas a água, seja mar, represa, lagos e rios, extensível a faixa não litorânea também em alguns casos, como o caso do Jogo Inclusivo “Expert Brazil”, utilizável em outros espaços ao ar livre ou em ambientes fechados, como também na rede hoteleira, seja na faixa litorânea ou no interior dos estados. Um caso é a Cadeira Anfíbia flex, que tem dupla funcionalidade, praia e trilha, do tipo dois em um, usada em trilhas planas em parques aquáticos e ecológicos, como por exemplo, no Parque Aquático Magic Gardens em Ribeirão Preto/SP, como também no Guarujá/SP, onde a Cia Surf em parceria com o Sofitel Guarujá Jequitimar, disponibiliza a seus clientes e hóspedes a Cadeira Anfíbia, a Ducha Ecológica e a Passarela Acessível, para uso sem nenhum custo adicional. Em razão da atuação “in loco” no mercado e sentindo as necessidades, criamos o Projeto Lazer Inclusivo, no qual reunimos todos os produtos e demais acessórios, que realmente contemplam o que chamamos de Inclusão Social 100%. Como diz a sabedoria popular: ‘Inclusão não é só convidar para a festa, é tirar para dançar’”.

Fantini destaca como se deu a consolidação da empresa como referência no segmento e pioneira na proposta: “A Refresh Brazil ainda não possui representação, os contatos são diretamente com a fábrica. O posicionamento é o melhor possível, sendo líder no segmento. Podemos dizer que atualmente nosso produto é o ‘objeto de desejo’ dos usuários PCD’s e das PCMR’s, em função do atendimento, vantagens técnicas, formas de pagamento disponíveis (Consórcio Nacional e Linha Especial de Crédito), além dos benefícios e da qualidade reconhecida pelos usuários”.

A Cadeira de Rodas Anfíbia Mareia Flex proporciona praticidade para o portador de deficiência no acesso a praias e trilhas (Foto – Divulgação)

O CEO comenta sobre a cadeira Mareia: “A Cadeira de Rodas Anfíbia Mareia Flex tem tecnologia assistiva, com estrutura em alumínio, pintura eletrostática, desmontável, leve, de fácil condução e manobrabilidade. Nossos diferenciais exclusivos e inéditos em relação ao mercado chegam a 23 itens. Enumeramos alguns para exemplo: o Laudo do IMREA emitido por engenheiros do Laboratório de Bioengenharia do Instituto de Medicina Física e Reabilitaçáo da Faculdade de Medicina da Santa Casa (USP); Atestado de Produtor e Fornecedor Exclusivo da Cadeira Anfíbia, emitido pelo CNI (Confederaçao Nacional da Indústria); cadeira de rodas 100%  flutuante, ou seja, realmente ‘anfíbia’; única flex, dois em um, com dupla funcionalidade, para praia e trilha; roda dianteira giratória (garante facilidade de condução em manobras); flutuadores multi funcionais (flutuadores, estabilizadores e apoio de braços); quebra ondas dianteiro; cinto de segurança peitoral em X (tipo borboleta); espaldar alto (evita lesões no pescoço); empunhadura traseira dupla função; porta objetos traseiro; cores personalizadas; guidões laterais para mãos; tecido arejado (higiênico e anti escaras); mini guarda sol, dentre outros itens. Uma das características marcantes do nosso produto é que pode ser conduzido na água por apenas uma pessoa adulta, com facilidade e segurança”.

Armando Fantini conclui: “A inovação e melhoria nos processos é uma constante na Refresh Brazil, em função das necessidades do mercado. Nosso objetivo é sempre estar à frente, com soluções que atendam cada vez mais as necessidades direcionadas ao lazer e entretenimento nas praias. Temos como exemplo o desenvolvimento de um equipamento híbrido, que reúne a ‘Acqua’ (poltrona aquática), tipo ‘2 em 1’ (dupla funcionalidade). Outro produto ainda em estudos adiantados é uma Cadeira de Rodas Subaquática, além de outros que ainda estão guardados a sete chaves, aguardando oportunidades”.

Divertimento é o lema

E a Blue Wave o segue a risca. A empresa especializada em projetos de toboáguas, slides, tobogãs, piscina com ondas, playgrounds aquáticos, entre outros equipamentos, começou sua trajetória em 1976, fazendo reparos em fibra de vidro, passando em seguida para a fabricação de móveis para jardim, banheiras, contêineres para sub-estações de TV e telecomunicações e piscinas. Daí para a fabricação dos primeiros toboáguas e de outras atrações infantis, foi um processo natural. Hoje a Blue Wave é referência no segmento, tendo participado do projeto e instalação de equipamentos em importantes empreendimentos de lazer no País.

Segundo seu Diretor, Divino Edinei Ribeiro da Silva, atualmente o mercado de lazer vivencia um período de grandes oportunidades: “A pandemia gerou uma demanda reprimida muito grande. Com o fim das restrições o público, ávido por lazer, proporcionou uma corrida para recuperação do tempo perdido. Então, podemos assegurar que parques, hotéis, resorts, pousadas e demais empreendimentos afins já vislumbram ótimos resultados. No futuro, é muito importante salientar isso, podemos contar com a expansão natural do segmento, devido à crescente necessidade do lazer e ao amadurecimento da cultura em frequentar os parques de diversões, tanto aquáticos, temáticos e outros”.

A Blue Wave participou de importantes projetos de resorts e parques aquáticos como o do Rio Quente Resorts (Foto – Divulgação)

Case de sucesso com a marca Blue Wave

Entre os muitos projetos de resorts e parques aquáticos que levam a marca Blue Wave, Silva destaca o case do Rio Quente Resorts: “É sabido por todos que esse empreendimento é agraciado pela natureza, como um dos mais belos locais naturais, além da maior riqueza que os beneficia: água quente natural, que contabiliza mais de seis milhões de litros/hora, jorradas naturalmente, a mais de 32 °C. Um complexo composto pelo antigo Hotel Pousada e o Hotel Turismo, que abrigava clientes à procura de paz, natureza. Um local fantástico, procurado pelos nubentes e, na maioria, por pessoas da melhor idade, fugindo dos grandes centros. Mas isso era muito pouco em números e levou os empreendedores a tomarem uma decisão: ‘Precisamos de mais público’. Então, no início da década de 1990, a convite do arquiteto Carlos Mauad, membro da Diretoria e com quem tivemos o prazer e honra de trabalhar por alguns anos, participamos de vários projetos do Hot Park.

Iniciamos com a implantação do Lazy River, junto ao Pier Point, inaugurado em 1997. Foi um grande sucesso, que motivou a Diretoria a fazer novos investimentos, com a instalação da bateria dos primeiros seis toboáguas, com pistas para bóias e body slide, por volta do ano de 2001. Mais adrenalina, mais jovens carentes de emoções, somados às filas de visitantes. Paralelamente algumas ações foram tomadas na melhoria do Parque; mas outro salto positivo foi a instalação do Half Pipe em 2005, que, como atração, foi um divisor de águas. Com os números aquecidos veio o estímulo e a ousadia de implantar a Praia do Cerrado, no ano de 2008, que se consolidou como um grande marco na história do empreendimento.

É claro que toda uma estrutura foi implantada para suportar o acréscimo: novos hotéis, apoio de alimentação e outras ações. Todo o entorno ‘agradeceu’, com a valorização imobiliária e oportunidades de novos negócios. O que podemos concluir? Será que aquele local de natureza exuberante, água quente e de visitantes à procura de sossego, por si só, teria “mudado” a história de forma tão expressiva? Acreditamos que não. Somados à grande riqueza natural, e sem molestá-la, a diferença foi feita com a implantação de uma sequência de âncoras, em forma de diferentes atrações que mesclam um público completo: a família. Então, âncoras, em forma de atrações são imprescindíveis para alavancar empreendimentos de lazer. Basta verificarem como o Rio Quente Resorts galga altos patamares no ranking, no Brasil e no mundo! Foi muito gratificante participar, literalmente, dessas etapas, na companhia de competente equipe de colaboradores do Rio Quente Resorts”.

O Diretor reafirma a consolidação da marca neste mercado: “Podemos afirmar, com segurança, que estamos bem, pois nesses anos de existência tivemos a honra e a satisfação em participar de quase todos os maiores empreendimentos do País, com projetos que contribuíram para mudar a sua história”. A empresa participa de todo o processo, desde a gênese do projeto, até a instalação. “Os diferentes modelos de toboáguas e outros equipamentos são por nós projetados, fabricados e instalados, bem como a elaboração de projetos para implantação dos mesmos, em novos empreendimentos ou na revitalização de parques existentes”, explica Divino.

Para ele, as atrações de lazer, sobretudo os parques aquáticos, são importantes peças para o desenvolvimento do potencial turístico de qualquer destino. “Os parques aquáticos são âncoras em qualquer empreendimento de qualquer destino, desde que bem planejados e dimensionados corretamente para atender às necessidades de cada um. Neste sentido, a Blue Wave sempre estará desenvolvendo novos e interessantes produtos”, finaliza.

Entretenimento e lifestyle outdoor

O entretenimento também é a influência dos hotéis com proposta urbana e sofisticada. A criação do ambiente ideal para um encontro romântico, um happy hour com amigos ou eventos sociais e familiares é um esforço encontrado em todos os empreendimentos, desde o projeto, até o momento da necessidade de um retrofit ou reposicionamento no mercado. A Eco Flame Garden é uma marca 100% brasileira que, em menos de dois anos, se tornou referência no segmento lifestyle outdoor. Com o objetivo de inovar, a marca traz em sua essência conceitos base como conforto, sofisticação e modernidade. O foco no trabalho da Eco Flame Garden é o oferecimento de ambientes perfeitos para a criação de momentos especiais com a família e amigos. Os sócios-proprietários da marca, Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, detalham a seguir, a missão da empresa, seus produtos e atuação no segmento hoteleiro.

Rubens Stuque: “A Eco Flame Garden é referência no segmento de experiência outdoor” (Foto – Divulgação)

De acordo com Stuque, “A Eco Flame Garden nasceu do entendimento que tivemos em relação a uma necessidade do mercado com relação a experiência outdoor. No começo, vendíamos apenas o Tacho Corten e suas variações de tamanho, e foi por causa dele que começamos. No entanto, com o passar do tempo fomos percebendo que as pessoas procuravam algo a mais, aquilo que faltava para completar os ambientes onde o Tacho estava inserido, e a partir disso passamos a desenvolver os pufes. O restante dos produtos da nossa linha foi surgindo naturalmente conforme íamos percebendo a demanda e a necessidade dos nossos clientes. Em questão de novidade, hoje podemos falar que a Eco Flame Garden virou referência dentro do segmento, pois além de trazermos um conceito muito diferente, também inovamos na forma de produzir nossos produtos, de nos comunicarmos e, principalmente, na forma como atendemos, pois diferente das outras empresas do ramo, temos tudo a pronta entrega e nossa logística trabalha com entregas em um espaço de tempo curtíssimo”.

A Eco Flame Garden hoje já uma marca consolidada no mercado, atuando em diferentes segmentos, incluindo sofisticados hotéis-boutique e da categoria luxo, conforme explica Mateus Ferrareto: “Falar em um número especifico é um pouco complicado, pois a cada dia que passa nosso alcance aumenta e nossas frentes de atuação se expandem, mas podemos garantir que o segmento de hotelaria ocupa um espaço bastante considerável dentro da nossa carteira de clientes, pois já trabalhamos com muitos hotéis, inclusive, hotéis renomados como Carmel Taíba Exclusive Resort, Villas Taturé e Six Senses. E sim, com toda a certeza é um nicho extremamente importante para nós com o qual temos uma relação excelente que pretendemos expandir cada vez mais”.

Reaproximando pessoas

Para Rubens, parte da missão da Eco Flame Garden está na garantia de experiências memoráveis. “No nosso dia a dia a preocupação com a experiência é algo primordial. Tudo que fazemos sempre prioriza, acima de tudo, a experiência. Portanto, entendemos o quão ela é importante e como ela faz a diferença. Além do conforto, da sofisticação e da modernidade que a Eco Flame Garden agrega aos hotéis e seus hóspedes, podemos dizer que nossa contribuição tem ido um pouco além, favorecendo o contato humano, pois temos observado e recebido relatos de que nossos lounges têm reaproximado os hóspedes nos hotéis promovendo a interação entre as pessoas após um período de distanciamento e preocupação devido a pandemia”.

Mateus Ferrareto: “O entretenimento está ligado ao ambiente. O poder de um ambiente bem montado influencia diretamente na experiência” (Foto – Divulgação)

Segundo Mateus, dentro desse contexto de promover uma reaproximação segura das pessoas, o entretenimento e o ambiente se complementam: “Com toda a certeza, o entretenimento está atrelado e diretamente ligado ao ambiente. Na verdade, acredito que o ambiente seja o principal, pois sem ele nem o melhor dos entretenimentos consegue de fato entreter. O poder de um ambiente bem montado e que proporciona a sensação exata que ele se propõe a oferecer, é algo muito forte e faz absolutamente toda a diferença. Um ambiente que oferece conforto, aconchego, tranquilidade e intimismo, influencia diretamente na experiência e na forma como a pessoa conseguirá aproveitar aquilo e de fato poder desfrutar de forma completa seu momento de lazer e descanso”.

 Conforto com sustentabilidade

Alinhada a uma tendência mundial da qual cada vez mais empresas tomam parte, a Eco Flame Garden mantém ações sustentáveis, detalhadas por Rubens Stuque: “Sustentabilidade e consciência ecológica fazem parte da cultura da nossa empresa. São várias as ações sustentáveis em que trabalhamos, mas acho que de forma direta, além de ser uma empresa Carbon Free e estarmos neutralizando nossa emissão de carbono, podemos destacar o fato de que todas as nossas embalagens são 100% provenientes de materiais reciclados. Agora de forma indireta, vale destacar o trabalho incrível que temos realizado e que ainda vamos realizar com ONGs e instituições importantíssimas como o Projeto Tamar, a Carbon Free e o S.O.S. Amazônia”.

Para ambos, o estreitamento de laços com o segmento hoteleiro é um movimento natural e alinhado com a missão e os valores da Eco Flame Garden: “Poder trabalhar com o setor hoteleiro é um prazer enorme. Somos muito satisfeitos com os trabalhos e parcerias realizadas com os hotéis que contam com os nossos produtos e que tem ambientes montados por nós. Respeitamos muito esse segmento e entendemos sua enorme importância tanto para o mercado, quanto para o turismo, lazer e entretenimento. A Eco Flame Garden estará sempre pronta a colaborar e trabalhar junto dos hotéis, oferecendo o que há de melhor em termos de experiência outdoor aos hóspedes que por eles passarem”, finalizam.

Recreação com tecnologia de última geração

Pensando em agregar tecnologia de última geração à experiência de lazer dos hóspedes, a LG criou o painel LED Signage GSCA. Com design fino e robusto, a série LED Signage GSCA pode ser instalada em diversos ambientes externos, ideal para atender a necessidade dos hóspedes. O brilho da tela capta a atenção dos clientes mesmo sob a luz solar forte e direta, sem nenhuma interferência. A qualidade e desempenho estável da tela – faça chuva ou faça sol – é atestada pela certificação IP65.

O LED Signage GSCA da LG proporciona uma experiência única de imagem e entretenimento (Foto – Divulgação)

A série LED Signage GSCA possui um método simples de fixação de bloqueio que não requer ferramentas adicionais, facilitando a substituição de módulos de LED ou unidade de energia/dados. É a melhor forma de economizar custo e tempo de manutenção.

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