Hotéis de Jurerê promovem 8ª edição de limpeza da praia
Projeto ambiental do Grupo Habitasul destaca a importância da correta separação de resíduos, reciclagem e transformação em novos produtos
O Projeto Dazum Banho, do Grupo Habitasul, já faz parte do calendário ambiental de Florianópolis, e promoverá a 8ª edição de limpeza da praia de Jurerê. O evento será neste sábado (24), das 9h às 11h, e tem entre os promotores os dois hotéis do grupo: o IL Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village. A ênfase será novamente na educação ambiental, que transforma os participantes em multiplicadores das práticas de preservação da natureza.
A programação começa com as boas-vindas, seguida de um alongamento. Às 9h30 é hora do bate-papo sobre meio ambiente e, logo depois, inicia a limpeza da praia. Às 10h15 será feita a triagem e pesagem dos resíduos, seguidas de confraternização entre os voluntários.
A coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira, explica que nesta edição o foco será a correta separação de resíduos. “O objetivo é reforçar a importância desse processo, pois quando o descarte é feito de maneira certa, o material pode ser reciclado e transformado em novos produtos, ao mesmo tempo em que se evita a contaminação do solo e da água”, explica. Ela ressalta que a Habitasul e também os dois hotéis do Grupo, estão bastante envolvidos com essa e diversas outras ações de sustentabilidade e iniciativas em prol da preservação do meio ambiente. “Somos signatários do ODS 14 – Vida na Água, atuamos no Projeto Resíduo Tem Valor e buscamos a Bandeira Azul na nossa praia, com a gestão qualificada da orla no que diz respeito aos resíduos e conscientização”, destaca.
A separação dos resíduos não é apenas uma questão ambiental, mas também social. Resíduos como bitucas de cigarro, tampinhas de plástico e lacres, que são encontrados em grandes quantidades nas praias, podem ter um impacto social positivo quando separados e destinados a ONGs e outras iniciativas.
Esta edição do Dazum Banho terá como parceiros e apoiadores: R3 Animal, Projeto Tamar, Founder House, Prefeitura de Florianópolis, Jurerê OPEN e Sistema de Água e Esgoto (SAE). A realização é da Oakberry, Grupo Habitasul, Jurerê in_ e Voluntariado Habitasul.
A importância dos resíduos
Os resíduos, embora frequentemente considerados como lixo, possuem um valor significativo no ciclo de vida dos materiais. Quando gerenciados corretamente, podem ser reciclados e reutilizados, reduzindo a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza, economizando energia e diminuindo a poluição ambiental. A gestão inadequada, por outro lado, pode causar impactos graves, especialmente em ecossistemas vulneráveis como os oceanos, onde resíduos como plásticos e metais podem persistir por séculos, prejudicando a vida marinha e poluindo as praias.
Como fazer a separação correta
Recicláveis mistos – Papel, papelão, plásticos (como garrafas e embalagens), latas de alumínio.
Forma correta de descarte: Lave os materiais para remover resíduos de alimentos ou líquidos. Separe os recicláveis mistos em um recipiente específico para materiais recicláveis. Não misture com lixo orgânico ou rejeitos.
Vidros – Frascos de alimentos e bebidas, garrafas, potes de vidro.
Forma correta de descarte: Lave os vidros para remover resíduos de alimentos e líquidos. Separe por cor, se possível, e coloque em um contêiner específico para vidro reciclável. Não misture com outros materiais recicláveis, isso pode levar a acidentes.
Orgânicos – Restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, borra de café, aparas de jardim, canudos de papel, palitos de dente e hashi.
Forma correta de descarte: Coloque os resíduos orgânicos em um composteiro doméstico ou em um recipiente específico para resíduos orgânicos. Evite adicionar materiais não biodegradáveis, como plásticos e metais.
Rejeitos – Resíduos que não podem ser reciclados nem compostados, como fraldas usadas, resíduos sanitários ou materiais contaminados que não podem ser higienizados.
Forma correta de descarte: Coloque os rejeitos em sacos específicos e descarte-os no recipiente destinado a resíduos não recicláveis.
Perigosos – Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos, produtos químicos, medicamentos vencidos.
Forma correta de descarte: Leve esses materiais a pontos de coleta especializados ou centros de descarte de resíduos perigosos. Não jogue produtos perigosos no lixo comum, pois eles podem causar danos ao meio ambiente e à saúde pública.