MatériasOpiniãoÚltimas Notícias

Hotéis brasileiros enfrentam a oportunidade de sua internacionalização na Europa

Artigo de Kim Masas*

Ninguém duvida que o Brasil é uma potência mundial em termos de turismo. No entanto, quando você analisa o número de turistas internacionais você se surpreende ao ver que o País não está entre os 25 primeiros no ranking de chegadas de turistas internacionais. Nós da consultoria Hotelrepresentatives, acreditamos que os hotéis brasileiros têm uma grande oportunidade de crescimento nos próximos anos, especialmente nos mercados europeus.

Segundo o Ministério do Turismo brasileiro, o País recebeu 6.621.376 turistas em 2018, dos quais 1.460.740 vieram da Europa. Estes números têm um potencial de crescimento incrível, de acordo com a empresa de consultoria européia.

Publicidade
Clima ao Vivo

O Brasil precisa projetar em nível internacional o que nós estrangeiros percebemos em suas ruas: há um novo Brasil com uma classe média crescente, dinâmica em ideias, moderna e segura. Acreditamos que os hoteleiros brasileiros que procuram os mercados europeus serão muito beneficiados nos seus resultados financeiros.

Porquê apostar na Europa?

A Europa já está atrás da América do Sul, a região do mundo com o maior número de visitantes ao Brasil. As afinidades entre europeus e brasileiros são muitas:

 Passado histórico.

 Gostos sociais semelhantes (futebol, carnaval).

 Cultura com ênfase na gastronomia.

 Consolidação do mercado LGBT.

 Procure por destinos de sol e praia para férias.

Os hotéis e destinos brasileiros já têm uma porta aberta com a Europa e o aumento de clientes europeus traz benefícios como:

 Aumento do ADR.

 Aumento da RevPAG (especialmente importante para os resorts).

 Aumento das estadias médias.

 Os europeus têm férias em Julho, Agosto e Setembro.

 A Europa é composta por culturas muito diversas, o que permite a segmentação.

Turistas europeus que visitam o Brasil

Quais são as oportunidades que se abrem?

Partimos do fato de, em resultado de eventos mundiais como os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de futebol, o País ter consolidado infraestruturas de qualidade. Isto tem sido acompanhado por um forte investimento hoteleiro e pela criação de uma sólida base profissional.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

A tudo isto, temos agora de acrescentar as seguintes oportunidades:

 Acordo Europa – Mercosul – Excelente decisão que conduzirá a um aumento considerável das viagens de negócios ao País.

 Aumento da frequência de voos Europa – Brasil – a maioria das companhias aéreas europeias que voam para o Brasil planeia aumentar as suas frequências.

 Novas licenças de baixo custo – a Norwegian Air foi iniciada e seguida pela Flybondi. O projeto de atrair mais companhias aéreas de baixo custo usando aeroportos secundários seria uma contribuição crucial para a descentralização do turismo brasileiro.

 Consolidação de eventos mundiais – A recente reincorporação do Rio de Janeiro à Fórmula 1 é a ponta do iceberg da criação anual de um evento mundial. Destaque também para a ideia do “Rock in Rio” de descentralizar o evento através do programa “Turis Rock”.

Publicidade
Harus

Imagem do País

O Brasil mudou nos últimos anos e parece que sua grande fraqueza, a insegurança, também está a caminho de ser resolvida. Até agora, nos primeiros meses de 2019, os homicídios caíram 25% no país.

Real brasileiro – Moedas européias – Tanto o euro, a libra esterlina e o franco suíço têm uma paridade muito favorável com o real brasileiro. Manter as taxas de câmbio entre 3,8 e 4,5 seria o ideal.

Níveis de inflação quase europeus – O Brasil terminou 2018 com uma inflação de 3,4%, basicamente devido a um aumento significativo no preço da habitação. Em 2019, está a evoluir com aumentos intermensuais de 0,2% – 0,4%, o que confere estabilidade aos orçamentos internacionais.

*Kim Masas é Gerente de Vendas de HotelRepresentatives, uma consultoria hoteleira baseada em Barcelona especializada na comercialização de hotéis e resorts na Europa. O conhecimento adquirido nas grandes cadeias hoteleiras espanholas colocadas ao serviço dos seus clientes gerando estratégias vencedoras. Contato pelo site E-mail: k.masas@hotelrepresentatives.org ou pelo site www.hotelrepresentatives.org

Publicidade
Fispal

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA